Quer comprar um elevador de escadas ou uma plataforma elevatória? Conheça as ajudas que pode procurar!

Saiba quais os apoios a que pode recorrer para o auxiliar neste investimento

imagem de um casal de avós com o neto
Férias dos mais pequenos? Com os avós, com certeza!
7 Agosto, 2018
equilibrio metafora com pedras
Problemas de equilíbrio: tudo o que precisa saber
13 Agosto, 2018
mulher numa plataforma elevatória Stannah

Se chegou a este artigo é porque já ponderou adquirir uma solução de mobilidade para a sua casa ou tem um familiar/amigo próximo com dificuldades de mobilidade que necessitar de um equipamento destes. Pois bem, o primeiro passo está dado. O seguinte é conhecer quais os apoios disponíveis em Portugal a que pode recorrer para o auxiliar neste investimento.

A boa notícia é que existem ajudas nacionais de apoio à compra de um elevador de escadas ou de uma plataforma elevatória. A outra boa notícia é que a Stannah também dá uma contribuição na compra de um equipamento de mobilidade. Saiba tudo ao longo deste artigo.

Comprar um elevador de escadas ou plataforma elevatória: quais os apoios que tenho?

Para pessoas com dificuldades de mobilidade as escadas são o maior obstáculo para desfrutar de todas os andares de casa, em segurança e com o conforto devido. Felizmente, já existem soluções para ajudar a resolver este desafio diário como os elevadores de escadas ou as plataformas elevatórias.

Mulher a subir uma cadeira elevatóriaAtentos a estas dificuldades, algumas entidades nacionais e a Stannah criaram ajudas para apoiar a compra de um elevador de escadas ou uma plataforma elevatória.

Segurança Social: Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA)

Uma ajuda que poderá solicitar para adquirir um elevador de escadas ou plataforma elevatória é a da Segurança Social. Este organismo disponibiliza verbas de apoio à aquisição de ajudas técnicas a portadores de deficiência ou mobilidade condicionada.

Os elevadores de escadas ou plataformas elevatórias são considerados equipamentos destinados a prevenir, compensar, atenuar ou neutralizar limitações na atividade ou as restrições na participação das pessoas com dificuldades de mobilidade. Este apoio pode acumular com outros apoios já existentes e para obtê-lo deverá dirigir-se aos serviços de atendimento presencial da Segurança Social da sua área de residência e solicitar informação sobre o financiamento de produtos de apoio.

IVA com taxa reduzida de 6%

Ao adquirir uma plataforma elevatória ou uma cadeira elevatória, ao invés dos 23% de IVA que, de acordo com o governo dificulta a aquisição dos mesmos, irá beneficiar de uma taxa reduzida de IVA de 6%.

Subsidio médico Stannah

O subsídio médico Stannah é um subsídio excecional criado para ajudar pessoas com mobilidade reduzida por condição médica que restrinja os movimentos. A Stannah dará um contributo de 200 euros, descontado diretamente no valor do elevador de escadas ou da plataforma elevatória. E como forma de acelerar o processo, não necessitará de atestado médico como comprovativo. A avaliação de mobilidade por parte de um dos nossos especialistas é a única garantia que precisamos para lhe atribuirmos este subsídio.

Planos de financiamento ajustados

Da mesma forma que a Stannah defende o direito ao livre e independente acesso, acredita também que este direito deve estar ao alcance financeiro de todos os cidadãos. Como tal, a Stannah trabalha com entidades financeiras com o objetivo de encontrar o plano de pagamentos mais adequado ao futuro utilizador do elevador de escadas ou plataforma elevatória.

A Stannah reúne a documentação necessária e intermedeia o processo, por forma a que o cliente não se preocupe com nada. Atualmente, a Stannah trabalha com a Cofidis, BBVA e Popular Serfin, permitindo planos de pagamento até 60 meses.

Gostava de saber mais sobre os nossos equipamentos de mobilidade ou sobre os apoios a que pode recorrer para comprar um elevador de escadas ou uma plataforma elevatória Stannah? Entre em contacto connosco! Teremos todo o gosto em auxiliá-lo nesta etapa tão importante da sua vida, a aquisição de um equipamento de mobilidade que vai ajudá-lo a melhorar a sua qualidade de vida e bem-estar.

Stannah
Stannah
Editor da Stannah

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

O seu endereço de email não será publicado.