Elevadores de escadas: a solução perfeita para vencer as escadas

Conheça alguns dos benefícios dos elevadores de escadas Stannah e saiba como este equipamento de mobilidade pode ajudar a recuperar a vida ativa em casa

Escrito por: Stannah

Quando compramos uma casa para viver, por vezes, não nos lembramos que com o passar dos anos ela possa não estar devidamente equipada para habitarmos lá para sempre. Infelizmente, a maior parte das casas não foram construídas a pensar nas exigências de mobilidade que vão crescendo ao mesmo tempo que a nossa idade aumenta.

Quer se trata de uma banheira alta e impossível de subir, um piso de madeira mais escorregadio ou até mesmo um número elevado de degraus de escadas, existem diversas formas de contornar estes desafios e continuar a preservar a sua segurança pessoal e a sua independência.

Exemplo disso são os elevadores de escadas da Stannah. Com este equipamento de mobilidade é possível recuperar a vida ativa dentro de casa, tendo acesso a todas as divisões da moradia, mesmo os pisos superiores. Tudo isto sem dores, sem dificuldades e sem depender de terceiros.

Conheça as vantagens de optar por um elevador de escadas Stannah.

Menu

Independência: mantenha-se sempre ativo dentro de casa

Uma das principais razões que leva os idosos ou pessoas com mobilidade reduzida a abandonarem as suas casas prende-se com a falta de segurança que sentem nos seus lares. Isto acontece porque, à medida que a nossa idade avança ou por motivos de doença, a nossa “força nas pernas” começa a diminuir, os olhos começam a pedir óculos e os ouvidos a pedir para repetir – os ouvidos são o principal órgão responsável pelo equilíbrio do corpo humano – e quando estas faculdades estão comprometidas, a sensação de segurança começa a desvanecer.

Esta falta de segurança ganha maior força quando se trata de subir e descer as escadas. Para a grande maioria das pessoas com dificuldades de mobilidade, subir e descer escadas traduz-se numa experiência assustadora, pois, têm receio de desequilibrar-se e cair. A grande maioria só consegue utilizar as escadas com ajuda de um familiar ou cuidador, tornando-se assim muito dependentes de terceiros.

Em casos extremos – e não tão pouco comuns, pois, a maioria das famílias não pode dispensar do trabalho para tratar de um familiar – estas pessoas poderão até ver-se retidas num dos pisos, acabando por passar boa parte do dia confinado à mesma divisão, muitas vezes na cama ou no sofá. Existem ainda casos em que as pessoas se vêm obrigadas a improvisar quartos nas divisões dos pisos inferiores para evitar a utilização das escadas. Além da desorganização do lar, estas pessoas ficam privadas do merecido conforto e privacidade.

Mas será esta a melhor e mais adequada solução? Felizmente, não. E os elevadores de escadas são a prova disso. Os elevadores de escadas são muito simples de usar, mesmo para pessoas com mobilidade reduzida. Os comandos remotos colocam o elevador no piso onde se encontra e a cadeira elevatória pode rodar automaticamente para permitir o acesso fácil e seguro. Uma vez sentado, pode manobrar o elevador de forma fácil através do comando incorporado no braço da cadeira, podendo escolher se os prefere à direita ou à esquerda.

cinto de segurança elevadores de escadas stannah

Todos os elevadores Stannah estão equipados com cinto de segurança.

Os elevadores de escadas estão ainda equipados com sensores de segurança que param automaticamente o elevador, caso algum objeto se coloque no percurso do elevador. Estes sensores são altamente eficazes e irão detetar qualquer obstáculo em torno do apoio para os pés que possa representar um perigo para a sua utilização. A marcha do elevador é interrompida automaticamente na aproximação ao obstáculo, evitando que quaisquer incidentes desnecessários aconteçam.

Por outro lado, estão equipados com um cinto de segurança, idêntico aos instalados nos carros. Quando não está em uso, o cinto de segurança retrai automaticamente. O arranque e paragem são suaves. Esta característica não é essencial para todos, mas é particularmente importante para pessoas que sofram com problemas nas costas. É uma funcionalidade que elimina quaisquer solavancos no início e no final de cada utilização, eliminando o risco de lesões por movimentos.

Segurança: praticamente elimina o risco de quedas

A queda nas escadas é apontada com uma das principais causas de mazelas graves nos idosos ou pessoas com mobilidade reduzida. Aliás, é fácil pensar que tal seja possível. É normal descontrairmos no nosso próprio lar, pois consideramos este local seguro. No entanto, devemos atentar que, caso a nossa casa não esteja devidamente preparada para garantir a máxima segurança, acidentes graves podem acontecer.

Elevadores que eliminam o risco de cair

Os elevadores de escadas Stannah eliminam o risco de cair nas escadas

A prevenção assume-se então como palavra-chave quando queremos garantir a nossa segurança dentro de casa. Podemos tomar várias precauções para evitar a queda nas escadas, mas, geralmente, a obtenção de um elevador de escadas é a melhor opção. E é, sem dúvida, a mais segura, permitindo que pessoas com mobilidade reduzida, idosos ou não, se mantenham nas suas casas, com qualidade de vida e bem-estar.

Muito seguros, estão munidos com vários sistemas de segurança, desde sensores de paragem automática que evitam a colisão com algum obstáculo nas escadas, cinto de segurança e a rotação automática da cadeira no fim dos cursos. Estão ainda equipados com baterias, que carregam automaticamente quando a cadeira está parada no ponto de recarga. Em caso de falha de energia, as baterias substituem a corrente elétrica, assegurando o funcionamento do elevador por um determinado número de viagens.

Económicos e práticos: a opção mais acessível

A maior parte das casas não foram construídas a pensar no envelhecimento e nas suas maleitas, nomeadamente na fragilização da mobilidade. Vários estudos comprovam que é no conforto do lar, nomeadamente nas escadas de casa, que acidentes graves acontecem, sendo as pessoas com mais de 65 anos as mais afetadas.

Nestes casos, começam a desenhar-se duas soluções para desagrado dos visados:

    • Vender a casa de tantos anos e mudar para uma casa sem escadas
    •  Abandonar a casa e ir viver para um lar

No entanto, segundo um estudo realizado pela AARP, cerca de 90% das pessoas com mais de 65 anos desejam ficar na sua própria casa, por tanto tempo quanto possível e 80% acredita que a sua residência atual é onde vão viver para sempre.

Face a este cenário, o que fazer? Optar por um elevador de escadas torna-se, assim a solução mais prática para que os idosos ou pessoas com mobilidade reduzida possam manter-se na casa de tantos anos, recuperando a acesso a todos os pisos da sua moradia, sem dores e em segurança.

Se optar por um elevador de escadas Stannah ao invés de mudar de casa saiba que:

  • Esta solução é muito mais económica que mudar de casa e permite-lhe permanecer no conforto do seu lar, usufruindo em pleno de todos os andares da sua residência;
  • A instalação de uma cadeira elevatória não carece de licenciamento camarário ou projetos de estruturas;
  • As cadeiras elevatórias não necessitam de contratos de manutenção, o que significa que o valor que pagar por este equipamento é o valor real, sem surpresas futuras;
  • A instalação é feita em menos de um dia, sem atrasos, transtornos ou sujidades;
  • Não requerem alterações estruturais da moradia ou do edifício, eliminando o transtorno de efetuar obras;
  • Conseguem adaptar-se a quase todas as configurações, através dos mecanismos opcionais (como por exemplo o carril retrátil para desimpedir o acesso a uma porta);
  • Esta solução é instalada nos próprios degraus, seguindo a configuração das escadas e pode ser instalado nos diversos tipos de piso (madeira, cimento, mármore, cerâmica ou betão);

Para instalar uma cadeira elevador na sua casa, não necessita de efetuar obras nas suas escadas – o equipamento é instalado nos próprios degraus, seguindo a configuração das escadas e pode ser instalado nos diversos tipos de piso (madeira, cimento, mármore, cerâmica ou betão). É uma solução bastante segura e sem transtornos no momento da instalação.

Elevadores de escadas Stannah: adaptam-se a qualquer tipo de escadas

Os elevadores de escadas Stannah foram desenvolvidos para qualquer tipo de escadas: retas, curvas, em caracol, com patamares, interiores ou exteriores. Além disso, podem ser instalados em qualquer lado da escada (esquerdo ou direito), consoante a necessidade do utilizador, e por serem rebatíveis mantêm o espaço desimpedido, permitindo uma fácil circulação para todos.

elevadores de escadas stannah

Os elevadores Stannah podem ser instalados em escadas retas, curvas e até em exteriores.

Os nossos elevadores para casas são desenhados a pensar na integração com os corrimãos  e decoração do espaço onde pretende instalar o elevador residencial. Além de serem compactos e discretos, existem em diferentes cores (cadeira e calha), enquadrando-se assim às diferentes tipologias habitacionais.

O design contemporâneo e minimalista dos elevadores para moradias permite o enquadramento perfeito e discreto com o meio envolvente. Podem ser personalizados consoante as prioridades do(s) utilizador(es); podem ser ajustados a qualquer tipo de casa e piso e não necessita de fazer obras para instalar um elevador de escadas, eliminado assim os transtornos associados a esta etapa como, por exemplo, atrasos, sujidades ou impossibilidade de usar as escadas durante um período de tempo indeterminado.

Além disso, caso o(s) utilizador(es) ainda assegurar o parqueamento da cadeira totalmente fora da escada, através da extensão da calha (dobrando até esquinas de parede se for necessário). Existem também calhas retráteis, especialmente úteis quando existe uma porta contígua à escadaria.

Total apoio e esclarecimento pré e pós venda

A Stannah é o único parceiro de mobilidade no país que presta todo o esclarecimento pré-venda ao domicílio, sem qualquer encargo ou compromisso para os nossos clientes.

Sobretudo nos dias de hoje, qualquer compra requer ponderação. Estamos disponíveis para o apoiar e orientar na decisão, da forma que necessitar, em qualquer parte do país. Sem pressões de compra, mas com a função de garantir que recebeu toda a informação necessária e fundamental para tomar decisão mais acertada.

Todos os elevadores de escadas Stannah cumprem com as normas de qualidade e segurança do Certificado Europeu CE e beneficiam de 3 anos de garantia (2 exigidos por Lei e 1 cedido voluntariamente pela Stannah). Além disso, um dos benefícios em escolher os elevadores de escadas Stannah é o serviço e assistência técnica que prestamos. Na eventualidade de necessitar de assistência, temos uma equipa de profissionais altamente especializados e capazes de o ajudar por telefone ou em casa – caso não seja possível resolver a situação por telefone.

Optar pela Stannah é optar por um parceiro de confiança com as melhores condições de garantia e apoio pós-venda – a nossa reputação e posição de liderança deve-se muito à nossa resposta atempada e à disponibilidade diária dos nossos serviços.


Se as escadas da sua casa representam um desafio diário para si ou para algum familiar seu, poderá aconselhar-se com a Stannah. O serviço de aconselhamento personalizado é gratuito e sem qualquer custo para si. Fale connosco. Teremos todo o gosto em ajudá-lo.