Segurança no banho: 5 dicas para os nossos idosos

Grande parte dos acidentes domésticos ocorrem na casa de banho. Conheça as melhores dicas para aumentar a segurança no banho e transforme este espaço numa divisão “à prova” de acidentes domésticos.

Imagem de Christa Grover

O quarto de banho é, provavelmente, a divisão mais subvalorizada das nossas casas. Talvez por fazer parte da nossa rotina diária, acabamos por não lhe dar muita importância até que algo nos impeça de o usar em segurança. Exceto se estivermos a pensar de um bom banho de imersão para relaxar e afastar o pensamento das pressões do dia-a-dia. Acertámos? Acreditamos que sim.

Ora, tudo isto são pensamentos comuns para quem goza de mobilidade plena. No entanto, à medida que a idade avança ou por motivos de doença, a “força nas pernas” começa a diminuir, os olhos começam a pedir óculos e os ouvidos a pedir para repetir e falar mais alto. É precisamente quando estas faculdades começam a ser afetadas que o nosso sentido de equilíbrio diminuiu e a sensação de segurança começa a desaparecer. Para pessoas com mobilidade reduzida, fazer uso do quarto de banho pode tornar-se até algo bastante perigoso. Basta imaginar o piso escorregadio, os azulejos molhados e como tudo conjugado pode resultar numa uma queda desastrosa. O próprio ato de tomar banho, que devia algo sentido como um momento de prazer, passa a ser um motivo de grande preocupação e, muitas vezes, tonar-se num verdadeiro constrangimento.

Na análise do último relatório publicado pelo Observatório Nacional de Saúde, a grande maioria dos acidentes ocorre em casa (> 65%), nas escadas e no quarto de banho, e o principal mecanismo da lesão foi a queda, apresentando uma frequência de 76% entre os 65-74 anos e de 90% no grupo etário com mais de 75 anos.

Muitas pessoas com mobilidade reduzida vêm-se, então, obrigadas pedir ajuda a um familiar para conseguir usar o quarto de banho em segurança, sujeitando-se à perda de privacidade; mas outras, mais reservadas, consideram esse recurso um ataque à sua dignidade e privacidade, preferindo sujeitar-se à possibilidade de escorregar e sofrer uma queda. Podemos julgar estas pessoas? Em boa consciência, nunca o faríamos; basta colocarmo-nos no lugar destas pessoas, por um momento que seja, e é fácil ver como também não gostaríamos de viver dependentes de alguém para algo tão básico, como tomar um banho.

Felizmente, hoje em dia já existem muitas formas de combater a insegurança no quarto de banho. Com apenas algumas pequenas modificações é possível devolver a um idoso ou uma pessoa com mobilidade reduzida a autonomia e sensação de segurança para poder fazer uso pleno do quarto de banho.

Dicas de segurança no banho

Dada as características dos materiais usados numa casa de banho (superfícies bastante escorregadias), a probabilidade de ocorrência de uma queda é bastante grande. Para pessoas com mobilidade reduzida, a situação torna-se ainda mais crítica; ao usar o lavatório, a sanita ou até a entrar e sair da banheira, um idoso ou uma pessoa com mobilidade reduzida pode facilmente desequilibrar-se e cair. Instintivamente, tentamos agarrar-nos a uma parede, aos suportes de toalhas ou às cortinas que possam existir na divisão.

Mas depois do banho, as paredes tornam-se húmidas e escorregadias devido à condensação; os apoios das toalhas, na maior parte das vezes, não suportam o nosso peso e podem partir ou descolar-se dos seus encaixes com facilidade e as cortinas cedem facilmente ao nosso peso. E como se tal não fosse suficiente, o próprio movimento de entrar e sair da banheira pode provocar um desequilíbrio. No final de tudo, sabe o que é que todos estes cenários têm comum? A bastante real e grave possibilidade de poder vir a sofrer uma queda.

Mas nem tudo são más notícias. E deixar de fazer uso do quarto de banho não é, obviamente, uma solução. Por isso, é por mãos à obra e pensar em soluções que podem tornar a utilização do quarto de banho algo mais seguro. Pode, por exemplo, considerar as seguintes sugestões:

Barras de apoio

Considere colocar barras de apoio na sua casa de banho. Estas são indispensáveis para a segurança na casa de banho, pois providenciam a assistência necessária para se baixar e levantar, em segurança e sem risco de cair. Além disso, na impossibilidade de evitar a queda, uma barra de apoio pode ajudá-lo a levantar-se.

Pessoa a utilizar barra de apoio para casa de banho

Existem diversos modelos e tamanhos, que podem ser aplicados na vertical ou horizontal, estilo corrimão. Todas as barras de apoio para WC devem ser antiderrapantes, a cor deve contrastar com a parede para maior visibilidade e deve ainda assegurar que a sua fixação é feita com os materiais indicados pelos fabricantes para suporte e resistência adequados.

Uma alternativa às barras de apoio que tem ganho popularidade entre os idosos e pessoas com dificuldade de mobilidade é a barra de apoio Stander, que se destaca pelo seu caráter multiusos. Graças às suas medidas ajustáveis, é possível colocar este apoio em qualquer divisão da casa e, porque não necessita de ser aparafusada ou pregada a uma parede, pode movê-la com a frequência que necessitar. Poderá encontrar mais informação sobre este acessório aqui: https://goo.gl/kYpu9Y

Banheiras com porta

Sabia que um banho quente de imersão ajuda a aumentar a circulação sanguínea, a relaxar os músculos, a aliviar dores, a baixar a pressão arterial, a libertar toxinas e a melhorar a qualidade do sono? Desfrutar de um banho quente pode trazer-lhe imensos benefícios e, por isso, é perfeitamente compreensível que não queira abrir mão deste.

Solicite um catálogo gratuito

Catálogo

Quer saber mais sobre as soluções de banho Stannah?

Porém, algo tão necessário e reconfortante como tomar um banho de imersão pode rapidamente revelar-se um problema. Entrar e sair de uma banheira convencional torna-se uma missão arriscada e, por vezes dolorosa, principalmente quando o sentido de equilíbrio está comprometido e a força já não é o que era.

Banheiras com porta alta

Banheiras altas com porta

Cada vez mais procuradas, as banheiras com porta surgiram como solução para quem, por razões de saúde ou gosto pessoal, preferem um banho ao duche. Por terem uma porta de baixo limiar, estas banheiras permitem entrar e sair da banheira sem esforço para os joelhos; no caso dos modelos altos, as próprias paredes das banheiras funcionam como apoio, sobretudo útil para quem sofre de desequilíbrio. Também é possível ter uma banheira com porta de design similar às das banheiras convencionais. Nestes casos, pode optar por uma banheira com ou sem cadeira elevatória.

Mas as possibilidades de opção não se esgotam por aqui. Para casas de banhos com áreas menores, existem banheiras com porta frontal e design exterior compacto, com medidas perfeitamente ajustáveis a espaços mais pequenos. E se o que pretende é uma banheira que facilite as transferências, poderá optar por uma banheira alta com porta mais larga e desenhada a pensar, não só no utilizador comum, mas também nos utilizadores que necessitem de auxílio no momento de entrar e sair da banheira.

Banheira com porta de perfil baixo

Banheira com porta.

Com este tipo de equipamento é possível fazer a higiene diária, em segurança e sem dores, usufruindo do conforto de um banho relaxante.

Em todo o caso, a escolha por determinado modelo deve assentar em vários aspetos, atendendo primeiramente, à segurança do seu utilizador. Um especialista em mobilidade Stannah pode ajudar no aconselhamento.

De salientar que, todas as banheiras com porta Stannah têm base antiderrapante, apoios integrados para facilitar o movimento no interior da banheira e, no caso dos modelos altos, assento de banheira integrado, dispensando a utilização de outro tipo de auxílios, resultando numa posição segura e confortável, que lhe permite chegar facilmente aos pés e pernas, promovendo a higiene completa do corpo.

Poliban para idosos


Se procura substituir a sua banheira ou base de duche antigo por outra solução de banho para melhorar a sua mobilidade e acessibilidade na hora do banho, poderá optar por instalar um poliban para idosos da Stannah.

Este equipamento destaca-se por ser uma solução muito completa, capaz de responder a diferentes necessidades – ideal tanto para um banho independente como para um banho assistido ou de cadeira de rodas.

Fabricada à medida das dimensões da sua antiga banheira (não necessita de obras ou de alterar as cerâmicas/canalizações), o poliban para idosos integra-se perfeitamente em qualquer casa de banho. Cada elemento – porta larga sem calha inferior, base de duche antiderrapante e de limiar baixo, cadeira ortopédica, apoios de segurança, chuveiro de gama hospitalar – é pensado para garantir uma total segurança para que se movimente no duche com inestimável tranquilidade.

A nossa solução cabine de duche

Pavimento seguro, remoção de obstáculos e colocação de toalhas

A segurança no banho pode ser melhorada se escolher material antiderrapante para o chão do quarto de banho. Outra dica igualmente importante é a remoção de objetos que podem aumentar o risco de queda. Certifique-se ainda que todos os produtos de higiene são fáceis de alcançar, coloque as toalhas num sítio ao qual tenha fácil acesso, o chão sempre seco e, caso seja possível, retire os tapetes do quarto do banho. Se preferir mantê-los por uma questão de decoração, escolha tapetes antiderrapantes.

Barras de apoio de sanita

As barras de apoio de sanita são desenhadas para proporcionar um elevado grau de conforto e independência, permitindo que se levante e se sente mais facilmente. Existem vários, alguns ajustáveis em altura, outros com assento elevado. A instalação deste tipo de equipamentos é fácil e rápida, sem necessidade de recorrer a ferramentas, e permite-lhe manter a autonomia na casa de banho.

Barras de apoio de sanita

A Stannah ajuda-o!

É importante certeza sobre qual será a melhor solução de banho para si. Por existir um leque variado de equipamentos, é preciso escolher com cuidado qual se adapta melhor às suas necessidades e à sua casa de banho. Será necessário verificar as condições atuais da casa de banho e identificar qual a solução indicada para voltar a usufruir de um banho despreocupado.

Para a adaptação do seu quarto de banho, a Stannah efetua uma avaliação de mobilidade do utilizador e do próprio espaço para apresentar a banheira ou o poliban de idosos mais eficaz, devidamente orçamentada na hora, sem qualquer custo ou compromisso para si.

Trataremos de tudo para uma instalação célere e sem inconvenientes para o cliente: num dia só, terá a sua casa de banho limpa, sem surpresas de última hora e com todas as intervenções necessárias, desde a canalização aos acabamentos. Retiramos a sua banheira antiga, instalamos a solução de banho pretendida, limpamos ao final do dia antes de sair.

A Stannah garante um serviço único onde o cliente nunca terá de se preocupar com prazos, obras ou coordenação de serviços.

Escrito por: Stannah a 14-06-2017