Elevador de escadas, elevador doméstico ou plataforma elevatória?

O que preciso saber para fazer a escolha certa!

imagem de um casal feliz
Quando o corpo move a nossa profissão
4 Outubro, 2018
casal a folhear um catálogo

Se as escadas começaram a ser um problema para si ou para um familiar/amigo próximo, provavelmente já pensou em procurar uma solução para resolver esta situação. Acertamos?

No entanto, também já deve ter entendido que existem várias soluções de elevação que responder eficazmente ao desafio diário de subir/descer escadas. Então, chegada esta etapa surge a seguinte questão: Qual é a escolha certa? Um elevador de escadas? Um elevador residencial? Uma plataforma elevatória? Não se preocupe, estamos aqui para orientá-lo!

Embora qualquer uma das 3 opções possa ajudar a resolver as dificuldades de subir/descer escadas, recuperando a sua ou a liberdade de um familiar/amigo querido, existem algumas diferenças entre estes equipamentos, fulcrais para definir qual a solução mais adequada para os seus objetivos e necessidades de uso.

A mobilidade do utilizador e o espaço para instalar uma solução de elevação são, por exemplo, alguns dos fatores chave a considerar. Vejamos, ao longo do artigo, as principais características de cada uma destas soluções, com o objetivo de ajudá-lo a ficar mais informado para tomar ou ajudar a tomar uma decisão certa.

Elevador de escadas

O que é um elevador de escadas?

Um elevador de escadas é um equipamento de mobilidade projetado para que pessoas com mobilidade reduzida ou idosos possam subir/descer escadas, em segurança e com o maior conforto desejado.

Considerada uma solução cómoda e económica (muito mais barato que mudar de casa), a sua instalação não requer obras e acontece em menos de 1 dia (o equipamento é instalado nos próprios degraus, seguindo a configuração das escadas); não carece de licenciamento camarário ou projetos de estruturas; não necessita de contratos de manutenção, o que significa que o valor que pagar por este equipamento é o valor real, sem surpresas futuras.

Quem pode utilizar um elevador de escadas?

Praticamente qualquer pessoa que necessite de um apoio extra para subir/descer as escadas. Os elevadores de escadas são muito fáceis de manobrar, mesmo para pessoas com mobilidade reduzida nos membros superiores. Os comandos remotos colocam o elevador no piso onde se encontra e a cadeira elevatória pode rodar automaticamente para permitir o acesso fácil e seguro. Uma vez sentado, pode manobrar o elevador de forma fácil através do comando incorporado no braço da cadeira, podendo escolher se os prefere à direita ou à esquerda.

Para pessoas com dificuldades em dobrar os joelhos, existe também uma solução, o Stannah Sadler. Este elevador permite que se desloque em posição quase em pé: o assento do Sadler é inclinado e sustenta o peso do utilizador enquanto este se desloca, tirando a pressão dos joelhos. Quando termina a viagem, o assento do Sadler inclina gentilmente, ajudando o utilizador a sair do elevador.

Onde posso instalar um elevador de escadas?

Fabricados à medida de cada projeto, adaptam-se a praticamente qualquer tipo de escadas, retas ou curvas, ou piso (madeira, cimento, mármore, cerâmica ou betão) e podem ser instalados tanto em exteriores como em interiores.

Por existirem vários modelos e diferentes cores, permitem a sua personalização de acordo com as necessidades e preferências de cada utilizador, sem descurar da decoração do espaço onde será instalado. Além disso, tanto o assento como o apoio de pés e braços rebatem, reduzindo o espaço ocupado pelo elevador quando não está em uso. Assim, mantém o espaço desimpedido permitindo uma fácil circulação para todos.

O que tenho que considerar antes de comprar um elevador?

Os elevadores de escadas são feitos à medida das necessidades do utilizador e das suas escadas, por isso, a solução certa depende de uma avaliação das suas prioridades e das suas escadas.

Identificamos alguns aspetos que deverá ter em conta:

  • Tipo de escadas onde pretende fazer a instalação do elevador (São retas? São curvas e/ou com patamares? Onde deverá ficar o elevador estacionado?)
  • Utilização do elevador? No interior ou no exterior da sua casa? (existem aspetos que diferem os elevadores para escadas exteriores dos interiores, por exemplo, os modelos exteriores são resistentes às condições climatéricas adversas (materiais e impermeabilização das cablagens)
  • Definição do trajeto que elevador de escadas irá percorrer. Por exemplo, pretende que seja do lado do corrimão ou do lado contrário, deixando este desimpedido para outras pessoas que preferem subir as escadas a pé o possam usar? Onde gostaria vai parquear a cadeira?
  • Quais as caraterísticas dos elevadores que mais se adaptam às minhas necessidades?

Já está de papel e caneta na mão para responder a todas a estas questões? Espere! Apesar de mencionarmos anteriormente alguns aspetos importantes, a visita de um especialista ao local é a forma mais segura e eficaz de garantir o sucesso de uma instalação. Além de avaliar a mobilidade do(s) futur(os) utilizador(es), procede ao o rigoroso estudo de viabilidade evita que hajam instalações inexequíveis, elevadores mal produzidos e, consequentemente, mal instalados e propensos a problemas de manutenção.

Elevador residencial

O que é um elevador residencial?

Os elevadores residenciais são uma mais-valia no que toca a facilitar o acesso vertical, possibilitando a deslocação de várias pessoas em simultâneo, inclusive pessoas que se deslocam em cadeira de rodas ou cargas.

Capazes de responder à necessidade de transporte vertical em contextos públicos ou privados, destacando-se por melhorarem a mobilidade, conforto e segurança do(s) utilizador(es).

diferentes modelos de elevadores residenciais Stannah

Graças ao sistema de funcionamento hidráulico, são extremamente económicos: recorrem a energia monofásica apenas nas subidas e, por isso, destacam-se pelo baixo consumo energético, além de que podem ser ligados a uma tomada convencional. Os sistemas de elevação hidráulica têm uma esperança média de utilização quase uma década superior a de outros sistemas, tipicamente utilizados em elevadores tradicionais. Pela natureza dos sistemas hidráulicos, este tipo de elevador é muito mais resistente ao desgaste e raramente solicita a substituição de peças. Como tal, a Lei reconhece que, os elevadores para casas não estão obrigados à manutenção mensal, permitindo assim poupar nos onerosos contratos de manutenção.

Quem pode utilizar um elevador residencial? Onde posso instalar um elevador residencial

Qualquer pessoa pode utilizar um elevador residencial. Por existirem em diferentes modelos, podem responder às diferentes necessidades de utilização. No entanto, é igualmente importante definir alguns aspetos que vão ajudar a escolher o melhor elevador residencial. Ajudamos na identificação de alguns:

  • O elevador servirá para transportar quantas pessoas?
  • Para quantos andares?
  • Preciso de um elevador com espaço para transportar uma cadeira de rodas?
  • Preciso de portas automáticas?
  • De um assento integrado para tornar ainda mais cómodas as deslocações?
  • Onde pretendo instalar o meu elevador para residência?
  • Quais as alterações necessárias para instalar um elevador residencial?
  • Qual é o espaço que o elevador vai ocupar? Cabe na minha sala de estar? Na minha cozinha?

Não se preocupe em responder a todas a estar questão sozinho. Provavelmente, precisará de ajuda de profissionais especializados para descobrir o que é melhor/ factível para o espaço onde pretende instalar o elevador residencial.

Plataforma elevatória

O que é uma plataforma elevatória?

As plataformas elevatórias são soluções de elevação capazes de vencer desníveis inclinados ou verticais, com ou sem escadas, providenciando, assim, o livre acesso a outros pisos, tanto a pessoas de pé como em cadeira de rodas, inclusive alguns modelos são possíveis de transportar cargas variadas.

Quem pode utilizar uma plataforma elevatória?

Qualquer pessoa pode utilizar uma plataforma elevatória. Projetadas para otimizar o espaço interno útil, são confortavelmente espaçosas para transportar uma pessoa sentada (assento integrado) ou em cadeira de rodas.

diferentes modelos de plataformas elevatórias Stannah

Um benefício adicional de uma plataforma elevatória é a sua capacidade de transportar cargas pesadas, o que significa que pode obter uma solução fácil para transportar mercadorias pesadas, sem se colocar em perigo.

Onde posso instalar a plataforma elevatória?

Em praticamente qualquer espaço, com ou sem escadas. Compactas e projetadas para otimizar o perímetro de implementação e espaço interno útil, podem ser instaladas em praticamente qualquer área, mesmo aquelas de menor dimensão onde não é/foi possível instalar um equipamento de mobilidade como estes.

São muito fáceis de manobrar, mesmo para pessoas com mobilidade reduzida nos membros superiores, permitindo uma utilização independente. Controladas por um comando incorporado diretamente na plataforma e muito simples de ser usado, pode facilmente indicar a direção para a qual pretende que a plataforma elevatória se desloque. Dispõe também de barras de segurança e rampas de acesso preparadas para garantir o posicionamento do utilizador dentro do perímetro de segurança da base.

As plataformas elevatórias adaptam-se a qualquer tipo de escadas (retas ou curvas, com ou sem patamares), podem ser utilizadas em espaços públicos ou privados, no interior ou exterior. Além disso, ocupam pouquíssimo espaço, garantindo não só a obstrução mínima da sua escadaria, mas também a adaptação a escadas mais estreitas.

casal a usar um tablet

Elevador de escadas Elevador residencial Plataforma elevatória
O que é? Uma cadeira que sobe e desce escadas Um elevador instalado no interior de uma casa ou edifício Uma plataforma que transporta passageiros entre andares
Transporta pessoas em cadeira de rodas? Não Sim Sim
Quantas pessoas pode transportar? 1 Até 5 pessoas, dependendo do modelo 1
Pode levar-me a vários andares? Sim Sim Sim
Precisa de alterações estruturais significativas Não Não Não
Posso escolher o sitio o local da instalação Pode escolher de que lado das escadas pretende instalar o elevador de escadas Sim (dependendo do modelo) Pode escolher de que lado das escadas pretende instalar a plataforma elevatória
Pode ser instalado no interior e exterior? Sim Dependendo do modelo Sim
Quanto tempo demora a instalação? Menos de 1 dia Varia. Pode ser instalado em simplesmente 3 dias ou até no prazo máximo de duas semanas Menos de 1 dia

Sabemos que a aquisição de uma solução de elevação deve ser um ato bem refletido e delineado. Como tal, e porque queremos que se sinta satisfeito com a comprar que fez, a Stannah desloca-se à sua casa e executa todo o trabalho de aconselhamento, gratuitamente e sem compromisso, no conforto do seu lar.

Stannah
Stannah
Editor da Stannah

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

O seu endereço de email não será publicado.