Renove a sua Casa de Banho com estas 5 Dicas Essenciais de Segurança

Escrito por Stannah

Dicas de segurança no banho para idosos

O banho é um momento essencial de cuidado pessoal, uma pausa necessária para relaxar e cuidar de si. Por isso, garantir a segurança no banho é fundamental para poder desfrutar deste momento como merece.

Neste artigo, exploramos as 5 dicas mais relevantes para adaptar a sua casa de banho e garantir que pode usufruir deste espaço com total segurança e conforto. 

Junte-se a nós enquanto exploramos como transformar uma casa de banho num espaço de tranquilidade e bem-estar.

Casas de banho adaptadas: como tornar o seu banho mais seguro

O segredo para transformar a sua casa de banho num espaço seguro e funcional está em criar um ambiente livre de obstáculos, onde os utensílios essenciais, como a banheira, lavatório e sanita, são adaptados para responder às suas necessidades. 

Para isso, existem algumas modificações que pode considerar fazer na casa de banho e que incluem diferentes soluções de banho e utensílios adaptados. Vamos explorar algumas destas opções de seguida!

1. Banheiras com porta – Uma experiência relaxante e segura

Banheiras com porta para maior segurança no banho

Imagine-se a desfrutar de um banho quente de imersão, que alivia as dores musculares, diminui a pressão arterial e melhora a qualidade geral do seu sono. Seria incrível, não é verdade? A boa notícia é que não precisa abrir mão desse conforto.

As banheiras com porta são uma excelente solução para quem prefere um banho de imersão relaxante e, principalmente, se entrar e sair de uma banheira convencional é algo desafiador. 

Normalmente, as banheiras com porta possuem uma porta de baixo limiar, o que facilita a entrada e saída da banheira e elimina o esforço adicional sobre os joelhos. 

Nos modelos mais altos das banheiras com porta, as próprias paredes da banheira servem como apoio, sendo especialmente úteis para quem precisa de mais apoio para se sentar e levantar. Além disso, pode optar por um design similar ao das banheiras tradicionais, com ou sem uma cadeira elevatória.

E as opções disponíveis não param por aqui! Se a sua casa de banho for mais pequena, existem banheiras com porta frontal e design exterior compacto que se ajustam na perfeição a espaços mais pequenos. 

Dada a diversidade de opções, é importante falar com um especialista que o possa ajudar a escolher o modelo que melhor se adequa às suas necessidades. 

Na Stannah, todas as nossas banheiras com porta possuem base antiderrapante e apoios integrados para que seja mais fácil movimentar-se dentro da banheira. 

Nos modelos mais altos, as nossas banheiras com porta incluem um assento de banheira integrado, eliminando a necessidade de outros apoios. 

Tal permite-lhe tomar banho numa posição muito confortável e segura, permitindo fácil acesso aos pés e pernas, garantindo assim uma higiene completa do corpo.

2. Lavatório adaptado – Mais acessibilidade

A escolha do lavatório certo faz toda a diferença. Para as casas de banho adaptadas, é recomendado um lavatório um pouco mais amplo e situado a uma altura de aproximadamente 70 centímetros.

Pensando na facilidade de uso, escolher a torneira certa é também fundamental. Por isso, procure torneiras de monocomando que permitam abrir e fechar a torneira com o mínimo esforço.

Normalmente, as torneiras de monocomando destacam-se por ter uma alavanca mais alongada do que outras torneiras, o que facilita a sua utilização e permite inclusive a sua ativação com o antebraço, se necessário.

Para quem procura a máxima comodidade, as torneiras com sensores são uma solução a ter em conta. Ao eliminar a necessidade de toque, estas torneiras ativam-se automaticamente assim que detectam a sua presença. 

E, quando não há movimento, desligam-se automaticamente, garantindo eficiência e evitando qualquer desperdício de água.

Além de trazer segurança ao seu dia a dia, a escolha do lavatório certo adaptado pode também contribuir para uma gestão mais consciente dos recursos, com potencial para reduzir o consumo de água na sua casa. Isso significa mais conforto para si, aliado a um impacto positivo no ambiente.

3.Poliban para idosos – Tranquilidade e mobilidade no banho

Poliban para idosos

Para quem prefere cabines de duche ao invés de banheiras, há uma variedade de opções disponíveis que podem atender às suas necessidades e oferecer-lhe maior conforto. 

As cabines de duche oferecem uma alternativa moderna e acessível, proporcionando um espaço seguro e funcional para o seu banho diário. 

A cabine de duche Aqualuxe da Stannah é uma excelente alternativa para substituir a sua antiga banheira ou base de duche, sem a necessidade de obras complexas ou alterações nas cerâmicas e canalizações.

Desde a porta larga sem calha inferior, para que possa entrar e sair sem qualquer esforço, até à base de duche antiderrapante, todos os elementos deste poliban para idosos foram desenhados para lhe oferecer a tranquilidade e segurança que merece no momento do banho.

Além disso, o nosso poliban inclui barras de apoio estrategicamente posicionadas e um chuveiro de qualidade hospitalar, reforçando ainda mais a sua segurança. 

E não paramos por aqui: a nossa Cabine de duche inclui uma cadeira de banho para idosos. Assim, quer esteja a desfrutar de um banho independente ou assistido, poderá fazê-lo com todo o conforto.

4. Sanita adaptada – Mais conforto nas suas rotinas

Para quem valoriza a sua independência, é importante considerar a adaptação da sanita. Problemas de mobilidade podem trazer desafios para se sentar e levantar, mas há soluções que proporcionam maior comodidade.

A altura adequada da sanita é um elemento fundamental. Por isso, a sanita deve estar a cerca de 45 cm do chão de forma a tornar a sua utilização mais acessível. Além disso, a inclusão de barras de apoio pode facilitar ainda mais o ato de se sentar e levantar, garantindo maior tranquilidade durante a sua rotina.

O conforto também é uma prioridade. Certificar-se de que o assento da sanita é confortável e está bem fixado é essencial.

Outra inovação que pode trazer maior conveniência ao seu dia a dia é a utilização de placas de ativação. Essas placas permitem a ativação da descarga com um simples gesto, ao passar a mão em frente a um sensor que deve estar ao alcance de qualquer pessoa.

5. Barras de apoio – Segurança ao seu alcance

Para quem enfrenta desafios de mobilidade, as barras de apoio são um elemento importante a considerar na casa de banho.

Com uma variedade de modelos e tamanhos disponíveis, as barras de apoio proporcionam o apoio necessário para que se possa movimentar com total segurança. A textura antiderrapante garante uma boa aderência, enquanto a escolha de cores garante visibilidade e estilo.

Uma boa posição para colocar as barras de apoio é ao lado da sanita, do poliban ou dentro da sua cabine de duche. 

Por exemplo, a nossa cabine de duche com porta inclui barras de apoio em latão cromado, posicionadas estrategicamente para responder às suas necessidades de mobilidade. Com estas barras, terá a assistência necessária para se baixar e levantar com total segurança.

Mais vale prevenir do que remediar 

Mesmo ao adotar todas as precauções possíveis, é vital reconhecer que nenhum sistema é infalível e que incidentes podem sempre acontecer. 

No entanto, há formas inteligentes de aumentar ainda mais a sua segurança e tranquilidade, especialmente para quem enfrenta desafios significativos de mobilidade.

Nestes casos, os sistemas de alerta, incluindo alarmes, campainhas e botões de emergência, desempenham um papel fundamental, proporcionando uma ferramenta valiosa para pedir ajuda diante de qualquer eventualidade.

Uma dica importante é colocar o dispositivo de alerta num local de fácil alcance, idealmente próximo ao chão. Esta estratégia assegura que o sistema possa ser ativado mesmo quando a possibilidade de se levantar é limitada.

Estamos ao seu lado

Pequenas adaptações podem fazer uma grande diferença na sua qualidade de vida. 

Por isso, é essencial olhar para a sua casa de banho e ver que alterações poderá fazer para melhorar as condições de acessibilidade e eliminar as diferentes barreiras arquitetónicas. Assim, poderá finalmente desfrutar do seu banho como merece.

Na Stannah, dispomos de uma vasta gama de soluções de mobilidade pensadas para se adaptarem às suas necessidades. 

Oferecemos-lhe ainda um aconselhamento especializado para se possa encontrar a solução de banho que melhor se adequa ao espaço disponível na sua casa de banho.

Vamos até si, retiramos a sua banheira antiga e instalamos a solução de banho que escolheu. No final do dia, limpamos todo o espaço antes de sair para que possa desfrutar da sua nova solução de banho sem demoras. 

Entre em contacto connosco e um dos nossos especialistas de mobilidade terá todo o gasto em lhe oferecer um aconselhamento personalizado, gratuito e sem compromisso. 

Não deixe que os desafios de mobilidade sejam um obstáculo para a sua independência e bem-estar. Descubra as soluções de banho da Stannah e transforme o seu banho numa experiência confortável e segura.

Artigos relacionados