5 prendas de natal feitas por si

São baratas, bonitas e podem ser feitas em família. Divirta-se com as sugestões!

Escrito por: Stannah

prendas de natal feitas a mao

O natal está quase a chegar, mas ainda não sabe o que oferecer aos seus familiares e amigos? Gostava de oferecer uma prenda de natal original, mas está sem ideias? Então, em vez de comprar, faça você mesmo, adotando o conceito do DIY, que em português significa “Faça você mesmo”. Além da originalidade do presente, pois, não haverá nenhuma prenda igual, poderá ainda aproveitar a ocasião e convidar os miúdos e graúdos a participar. Divirta-se com as nossas sugestões de prendas de natal feitas à mão.

Bolachas caseiras

No natal ninguém fica indiferente a umas bolachas acabadas de sair do forno, acompanhadas com uma chávena de chá ou um chocolate quente. Por isso, sugerimos que faça você mesmo as bolachas, coloque-as num bonito frasco personalizado por si e faça dos gulosos da sua lista, os mais felizes!

uma ideia de prendas de natal originais

A receita é simples e fácil de confecionar, além de ser saudável. Sugerimos bolachas de gengibre e aveia. Vista o avental, prepare a cozinha e dê inicio ao “MasterChef” em sua casa. Estamos certos que ficará delicioso à primeira.

Como fazer

  • 220g de farinha de aveia
  • 150g de tâmaras
  • 60g de amêndoas
  • 2 colheres de sopa de margarina magra sem sal (ou 45 ml de óleo de coco)
  • 100 ml de leite magro (ou bebida vegetal de amêndoa sem adição de açúcar)
  • 2 colheres de chá de gengibre em pó
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • Canela

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque todos os ingredientes numa trituradora de alimentos. Coloque a massa obtida entre duas folhas de papel vegetal e estique com um rolo. Use cortadores para obter bolachas de diferentes formas. Leve ao forno cerca de 15-20 minutos, ou até ficarem douradas. Tire do forno, coloque-as no frasco personalizado e ofereça um um presente delicioso.

 Aquecedor de mãos

Esta é uma ótima ideia de presentes criativos feitos à mão. Toda a gente gosta de aquecer as mãos nos dias mais frios e receber um aquecedor de mãos pode não fazer parte da nossa lista de prendas, mas com certeza será útil quando o frio chegar.

Além de original, também é muito prático. A pessoa a quem oferecer este presente personalizado poderá levá-lo para todo o lado, pois, não ocupam muito espaço.

Faça você mesmo os presentes que vai oferecer

Como fazer?

O processo de confeção é simples e fácil. Precisa apenas de alguns retalhos de tecido (escolha algo relacionado com o natal), tesoura, linha, agulha e arroz.

Corte o tecido de natal, consoante o tamanho que pretende. Se quiser optar por um aquecedor fácil de transportar, opte pela medida 7x7cm. Para cada aquecedor de mão, precisará de 2 quadrados iguais.

Una os dois quadrados, cosendo à volta de 3 dos 4 lados. Se tiver uma máquina de costura, será mais prático. Não tem, utilize a agulha e linha. Deixe um dos lados abertos e coloque ¾ de arroz dentro do invólucro.

Depois, feche o saquinho, cosendo o lado que falta. Mais uma prenda fácil de fazer e que vai não só aquecer as mãos da pessoa que receber, mas também o coração, pois, estará a oferecer algo único e original, feito à mão por si.

Não se esqueças de avisar a feliz comtemplada com este presente que deverá colocar no micro-ondas durante cerca de 20 segundo (ou mais dependendo da potência) para aquecer.

Velas personalizadas

Mais uma prenda de natal económica e original. Na maior parte das vezes temos chávenas de chá em casa que não pertencem a um conjunto, mas são muito bonitas. Podemos, então, dar uma nova vida a estas chávenas, transformando-as numa vela personalizada.

Como fazer uma vela DIY?

  • Escolha uma chávena de chá ao seu gosto e de acordo com a pessoa a quem vai oferecer;
  • Cera em blocos ou reutilize uma vela que já não usa, mas que está em perfeitas condições para ser novamente usada;
  • Pavio para vela;
  • Um lápis ou um palito comprido;
  • Panela para derreter a cera;
  • Tigela de vidro;
  • Óleo de fragrância (se optar por uma vela perfumada);
  • Fita adesiva

velas personalizadas

Instruções

  1. Comece por derreter a cera numa panela com a água a ferver e retire do lume quando os blocos de cera estiverem totalmente derretidos (ao mesmo tempo leia o passo seguinte, pois, poderá completar segunda etapa enquanto está a realizar o primeiro passo);
  2. Enquanto a cera derrete, prepare a sua chávena de chã. Coloque o pavio na posição vertical e utilize os lápis ou palitos e a fita adesiva para auxiliar esta etapa;
  3. A cera está no ponto. Coloque-a na chávena, mas tenha cuidado e mantenha o pavio sempre no centro da chávena;
  4. Aguarde até a cera voltar a estar sólida.
  5. Corte o pavio e está pronto a prenda original feita manualmente;

Se preferir, poderá seguir este tutorial que ensina a preparar uma vela DIY original e personalizada.

Brincos artesanais

Para as meninas da sua lista de prendas de natal. Simples e fáceis de fazer e, no final, poderá colocar a prenda num frasco personalizado com uma mensagem especial.

Há várias formas de fazer brincos artesanais, com missangas, novelo de lã, couro, bordados, madeira, fio de lã entre outros. A nossa sugestão é fácil de fazer e muito simples: brincos de couro, pois, qualquer pessoa poderá usar.

Como fazer brincos artesanais?

  • Couro (escolha a cor)
  • Gancho para brincos
  • Alicate
  • Tesoura
  • Agulha ou alfinete

Instruções

  1. Escolha a forma do brinco e desenhe-a no couro (lembre-se de fazer um pequeno furo no brinco para segurar o gancho. Faço-o com uma agulha)
  2. Utilize o alicate para abrir o gancho e passe de um lado ao outro do couro, fechando-o novamente com o alicate;

Esta é, sem dúvida, uma das prendas originais fáceis de fazer. Em menos de 30 minutos, conseguirá confecionar um acessório de moda económico e personalizado. Se está à procura de uma prenda original para um senhor, leia o nosso artigo Dia do Pai. 11 ideias de prendas para o pai.

Jogos antigos personalizados

Os jogos são um presente muito útil para qualquer pessoa. Além de promoverem a interação, estimulam a cognição, pois, exercitam o cérebro. Sugerimos oferecer um jogo do galo/velha, mas este presente será feito por si, isto é, terá o seu cunho pessoal.

Faça você mesmo o jogo do galo

Esta prenda de natal feita à mão é uma sugestão económica e simples de fazer.

Como fazer esta prenda de natal original e barata?

  • Um saco de sarapilheira
  • Marcadores permanentes (duas cores distintas)
  • Pequenas pedras (9 são as que necessita, mas coloque duas extras, caso alguma se perca)

Com os marcadores, desenhe uma tabela 3X3 no saco de sarapilheira e em cada pedre desenhe uma cruz ou um círculo (3 círculos e 3 cruzes). Coloque as pedras dentro do saco de sarapilheira, feche-o e aproveite o fio do saco e coloque um cartão de natal com uma mensagem.

Cabaz de natal

O tradicional cabaz de natal, uma sugestão de prenda apreciada por muitos, pode ser adaptado de forma a oferecer uma prenda de natal original. Escolha algumas das opções atrás referidas e faça você mesmo o cabaz de natal, com prendas originais feitas manualmente.

Gostou das nossas sugestões? Vai optar por um presente feito à mão? Se fizer o presente DIY, mostre-nos o resultado. Estamos ansiosos por ver!