Dia dos avós: saiba como fazer os avós felizes neste data

Conheça as nossas sugestões de presentes e atividades originais e comemore este dia em família.

pessoa com dores no joelho a ser avaliada por medico
Dores nos joelhos? Conheça os sintomas, causas e tratamentos
19 Julho, 2017
redes sociais segurança
Como utilizar as redes sociais em segurança?
1 Agosto, 2017
Dia dos avós

Tal como o Dia do Pai ou o Dia da Mãe, o Dia dos Avós pode ser celebrado quando quisermos – afinal, não há data para demostrar todo o carinho e apreço que sentimos pelos melhores do mundo. Estamos corretos? Certamente que sim!

No entanto, e como forma de reverenciar todos os avós pela sua dedicação e importância para a família, assinala-se no calendário o dia 26 de julho como o dia dedicado aos avós. Como não podíamos deixar passar esta data em branco, além de explicarmos a origem deste dia e evidenciarmos o papel dos avós nas estruturas familiares, sugerimos ainda um leque de ideias originais para celebrar este dia da melhor forma. E em família!

Dia Mundial dos Avós: Origem da data

Mas por que se comemora o dia dos avós justamente no dia 26 de julho? Para compreendermos a origem do dia dos avós, é necessário que voltarmos-nos para a biografia de Jesus de Nazaré, o Cristo.

O dia 26 de julho foi escolhido pelo papa Paulo VI, no século XX, para homenagear os pais de Maria, mãe de Jesus, chamados Ana e Joaquim. Estas duas personagens históricas e bíblicas foram canonizadas no século XVI pelo papa Gregório VIII por serem pais da mãe de Cristo e por terem-na concebido segundo a tradição cristã, mediante ação milagrosa já que o casal, à época, era considerado estéril.

Santa Ana e São Joaquim, os avós de Jesus, ao longo dos séculos, receberam comemorações festivas em diversas datas diferentes, mas Paulo VI decidiu determinar o dia 26 como a data definitiva para celebrar o Dia dos Avós.

Mesmo sem atentarmos ao calendário religioso, há já alguns anos que este dia entrou no leque daqueles a que as famílias prestam uma atenção especial. Mais que um dia dedicado aos avós, esta data constitui um momento de reflexão e celebração para todos – católicos ou não católicos –  pois permite-nos refletir acerca do papel que estes desempenham na família, em especial juntos dos mais novos.

Papel dos avós na família

Papel dos avós na família

Nos núcleos familiares, de maneira geral, a figura dos avós é uma das mais queridas e respeitadas (ainda que, infelizmente, essa não seja a realidade de todas as famílias). Isto acontece, principalmente, em virtude da experiência que eles acumularam ao longo dos anos e da sabedoria que podem transmitir às gerações posteriores, sobretudo aos netos e bisnetos.

A esmagadora maioria das crianças e adolescentes gosta dos seus avós e vê neles uma referência para a vida. Gostam dos suplementos de mimos que recebem nos primeiros anos, adoram as suas atenções e a paciência com que os avós tentam ir ao encontro dos seus gostos e necessidades, mas também admiram a sua força e a sua memória, quando lhes contam histórias do passado e se revelam resilientes, pois muitos avós mais velhos atravessaram tempos de escassez ou doenças a que resistiram com atitude combativa.

Mas serão os avós modernos uma fotocópia dos avós que vemos nos retratos ainda a preto e branco nos álbuns de família?

Um estudo da Fundação Caloust Gulbenkian traçou o perfil dos avós em doze países da Europa e a resposta é: não, são diferentes. O aumento da esperança média de vida, subjacente a uma melhoria nos cuidados de saúde, tem levado a que a população mais velha se mantenha ativa e independente até mais tarde, dando-lhes oportunidades para desempenharem mais ativamente o papel que tanto ansiaram: ser avós.

Por outro lado, o envelhecimento da população, o maior número de mães no mercado de trabalho, o aumento dos divórcios ou de ruturas nas relações conjugais indicam que os avós desempenham um papel fundamental na estrutura familiar e quanto mais jovens forem os pais mais intensivos e regulares são os cuidados prestados pelos avós.

Mais ou menos diferentes do que os que habitam a nossa memória, os avós continuam a ser um elemento estruturante na maioria das famílias e quem tem ou teve a alegria de conviver com os avós sabe perfeitamente o bem que nos faz a companhia deles.

Como tal, devemos “mimá-los” no dia dedicado a eles. Por isso, no Dia dos Avós, sugerimos um leque de presentes e atividades para celebrar este momento em família.

Presentes originais para o Dia Mundial dos Avós

Os Avós são referências de sabedoria e experiência, mas, mais importante, são portos de abrigo que nos oferecem amor e proteção quando precisarmos. Se ainda não sabe o que oferecer ou ainda não encontrou aquela prenda original para os avós, partilhamos consigo algumas ideias para o Dia Mundial dos Avós.

Jogo da memória

o jogo de memoria da Vida Portuguesa inspirado no Azulejo Português é, sem dúvida uma prenda original para os avós. Este jogo educativo, para todas as idades, desenvolve a perceção visual e estimula o raciocínio. Esta é uma ótima forma dos netos e avós divertirem-se quando passam tempo juntos.

jogo da memória

Porta-chaves de pega fácil

Se tem um avô ou uma avó que tem problemas de mobilidade e diariamente se depara com a dificuldade de abrir e fechar a porta de casa, o porta-chaves de pega fácil é um excelente presente para oferecer. Este porta-chaves Aidapt é ideal para pessoas com reduzida mobilidade nas mãos, para as quais o movimento de rotação da chave para abrir uma porta pode ser bastante difícil. O seu formato ergonómico permite encontrar muito facilmente a chave que pretende, para além de ser muito leve e fácil de guardar no bolso. Tem capacidade para 3 chaves.

porta chaves

Marcador de livros e lupa

Para os avós que gostam de ler, mas já têm algumas dificuldades de visão, o marcador de livros e lupa é uma prenda original. Além de ajudar a marcar a página do livro, auxilia a leitura de letras mais pequenas.

marcador de livro

Pedaleira para exercício

para os avós que conhecem os benefícios da atividade física e pretendem praticar exercício físico em casa. A pedaleira para exercício aidapt é ideal para ajudar a melhorar a circulação e a força muscular nas pernas, no conforto da sua casa. O exercício pode ser feito sentado ou deitado e, ainda, se quiser exercitar os braços, pode colocar a Aidapt numa mesa. Inclui um painel de controlo onde pode monitorizar as rotações, as calorias queimadas e o tempo decorrido.

bicicleta de exercício

Livro sobre o avôs

Este presente original é indicado para o avôs, sendo uma excelente forma de proporcionar um momento de leitura entre gerações. Sugerimos também o livro Porque adoro o meu avô com páginas especiais para escrever e desenhar. Existe ainda a possibilidade de colocar a fotografia do avô na capa do livro, tornando-o um presente original para os avós.

livro meu avo

Atividades para o Dia Mundial dos Avós

Para aqueles que pretendem passar um momento em família, sugerimos ainda algumas atividades para o Dia Internacional dos Avós:

  • Uma viagem a um local especial para os avós;
  • Um dia dedicado a visitar alguns museus que retratam tempos passados;
  • Um jantar de família num restaurante agradável e sossegado;
  • Um fim de semana dedicado a passear, a jogar jogos antigos e a ver o álbum de fotografias da família com os avós;
  • Uma tarde de histórias, onde os narradores são os avós.

Optar por uma atividade destas é algo que, certamente, os avós vão apreciam bastante. Um dia em família é sempre uma oportunidade preciosa para o convívio e diversão entre pessoas que se gostam. Por isso, seja qual for a sugestão que aceitar, atividade ou presente, estará a contribuir para a felicidade dos seus avós.

A Stannah e os avós

Diariamente, ouvimos histórias de avós que gostavam de passar mais tempo com os netos, mas as dificuldades de mobilidade que sentem não lhes permitem desfrutar destes momentos. Acompanhá-los depois das aulas ou passear no parque são alguns exemplos dados de atividades que gostariam de fazer com os netos, mas que, infelizmente, não o podem fazer porque têm imensas dificuldades a caminhar.

Para estes avós a solução passa, na maior parte das vezes, por ficarem em casa e esperar a visita dos netos. Mas saiba que existe outra solução que permite que desfrute de mais tempo com os seus netos – a scooter de mobilidade Stannah.

As scooters de mobilidade são a solução ideal para pessoas com mobilidade reduzida que sonham manter uma vida ativa e livre. Com este equipamento, os avós com dificuldades em andar podem facilmente deslocarem-se para onde quiserem e quando quiserem sem depender de terceiros para o fazer, recuperando totalmente a liberdade e independência. Assim, podem acompanhar os netos depois das aulas e aproveitar estes momentos únicos entre gerações.

Por fim, há pessoas que são pontos cardeais na nossa vida, que levam nossos sentimentos e emoções a sua intensidade máxima. Os avós são exemplos dessas pessoas –  únicas, afetuosas e inesquecíveis. Por isso, devemos respeitá-los, acarinhá-los e acompanhá-los sempre. Partilha da mesma opinião que nós? O que mais gosta de fazer com os seus avós? Partilhe connosco.

Stannah
Stannah
Editor da Stannah

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

O seu endereço de email não será publicado.