7 Atividades físicas para idosos
Saiba quais são as melhores atividades físicas para idosos e conheça os benefícios de praticar exercício na Terceira idade.
Escrito por: Stannah
À medida que envelhecemos, torna-se cada vez mais importante mantermos um estilo de vida ativa e, por isso, as atividades físicas para idosos são uma excelente opção para que estes não vivam de forma sedentária.
A atividade física é uma excelente forma de promover o envelhecimento ativo, contribuindo para uma vida com qualidade, autonomia e vigor. Quem o diz são os especialistas. De acordo com a maioria dos médicos e dos gerontologias, as atividades físicas para idosos são reconhecidas como o maior promotor de saúde, funcionando como um dos pilares para um estilo de vida saudável.
7 melhores exercícios para idosos
Benefícios da atividade física
7 exercícios físicos para idosos
Os exercícios e ginástica para idosos fortalecem os músculos e os ossos e trazem todos os benefícios que lhe indicamos neste artigo. Veja a nossa lista dos 7 melhores exercícios para idosos saudáveis e pratique!
- Caminhada
As caminhadas são excelentes para promover o convívio social, melhoram o ritmo cardíaco e fortificam os músculos e articulações. O idoso deve começar por distâncias curtas e ir aumentando a distância ao longo dos dias de caminhada. Deve chegar a fazer 30 a 60 minutos de caminhada, três vezes por semana. É muito importante fazer alongamentos após as caminhadas, para evitar lesões.
- Natação
A natação é um dos exercícios físicos mais completos para a terceira idade. Alivia as dores causadas pela artrite, evita a pedra óssea e diminui o risco de doenças como a diabetes ou a hipertensão.
- Andar de bicicleta
É uma boa opção de exercício físico para idosos porque ajuda a fortalecer as articulações das pernas e do abdómen e ajuda também a aliviar as dores provocadas pela artrite.
- Alongamentos
Os alongamentos são muito importantes para melhorar da amplitude de movimentos e ajudam a diminuir a rigidez das articulações e músculos, são excelentes para evitar lesões.
- Hidroginástica
É um dos exercícios mais completos, a par da natação, e trabalha ainda mais todos os músculos do corpo. Os músculos são trabalhados na água o que promove o relaxamento das articulações, alivia dores e desenvolve a força e a resistência corporais.
- Yoga
O yoga alia a força ao equilíbrio, ajuda a aumentar a flexibilidade corporal e a postura, além de ajudar a tonificar os músculos e a relaxar as articulações.
- Pilates
Ajuda a estimular a circulação e, tal como no yoga, melhora a flexibilidade e o equilíbrio. Para além disso melhora a postura e alivia o stress.
Veja ainda o vídeo do Bruno Salgueiro, um dos mais reconhecidos treinadores portugueses, sobre treino para a Terceira idade e Mobilidade reduzida.
Benefícios da atividade física na Terceira idade
Com o decorrer da idade, os idosos na sociedade perdem a aptidão física e a capacidade funcional, que são as principais causas da baixa qualidade de vida nos idosos. Para além disso há uma redução da capacidade cardiovascular, da massa muscular, da força e flexibilidade musculares e estes efeitos pioram devido à falta de atividade física.
Os benefícios dos exercícios na Terceira Idade estão comprovados em vários estudos de caso. A atividade física para os idosos provoca mudanças corporais, melhora a autoestima, a autoconfiança e a afetividade, aumentando a socialização. Vejamos algumas vantagens de praticar exercício físico regularmente:
A nível muscular:
- Melhora a força;
- Aumenta a flexibilidade;
- Fortalece os ossos e as articulações;
- Fortifica os músculos permitindo uma postura mais correta;
- Reduz o risco de desenvolver dores lombares;
- Previne a perda de massa óssea evitando a osteoporose;
- Promove a coordenação motora e o equilíbrio corporal.
Relativamente à saúde física:
- Ajuda à perda de peso e da percentagem de gordura corporal;
- Reduz a pressão arterial em repouso;
- Previne o desenvolvimento das diabetes tipo 2;
- Diminui o colesterol e aumenta o chamado “colesterol bom” (HDL-colesterol);
- Diminui o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
A nível de saúde mental:
- Regula as substâncias relacionadas com o sistema nervoso;
- Melhora o fluxo de sangue para o cérebro;
- Melhora a qualidade do sono;
- Melhora a autoestima;
- Melhora a autoconfiança:
- Aumenta o poder de relaxamento;
- Aumenta o sentimento de felicidade;
- Aumenta os níveis energéticos;
- Promove o entusiasmo e otimismo;
- Controla a ansiedade e a depressão.
Para além destes benefícios, o exercício físico permite o convívio social, reduzindo sentimentos de solidão ou exclusão social.
Saúde e atividades físicas para idosos
A atividade física regular deve ser aliada a hábitos de alimentação saudável o que irá ajudar a prevenir a osteoporose e evitar doenças em idades mais avançadas. Segundo os médicos, os exercícios adequados e regulares ajudam a manter o peso ideal, regulam as funções cardiorrespiratórias, fortalecem a musculatura e dão mais equilíbrio ao corpo. Além disso, fazem o sangue fluir melhor e levar mais oxigénio para todas as partes do corpo, ao mesmo tempo que previnem uma série de doenças.
Doenças cardiovasculares
São doenças que afetam o coração ou os vasos sanguíneos. Algumas destas doenças são, por exemplo, a angina de peito, enfarte, arritmias, insuficiência, etc. A prática de exercício físico melhora o funcionamento do coração (para um mesmo esforço, o trabalho cardíaco passa a ser menor) e aumenta o tempo de vida das pessoas que já tiveram um enfarte.
Obesidade e outros problemas associados
A obesidade é uma doença crónica que atinge um número elevado de pessoas por todo o mundo. Pode ser combatida com a prática de uma alimentação saudável, mas também com atividade física que vai facilitar a perda de peso, o controlo da diabetes e diminuir os edemas, varizes e o risco de trombose.
Osteoporose
Segundo os médicos Thiebauld e Sprumont (livro publicado em 2009, página 41) “a senescência é caraterizada pela perda de tecido ósseo que fragiliza o esqueleto”. A inatividade física pode contribuir para o aparecimento da osteoporose, que é uma das doenças que mais afeta os idosos. Segundo um trabalho sobre a importância do exercício físico na vida do idoso, os idosos ativos que praticam atividades físicas têm uma diminuição, menos acentuada, de massa óssea.
Artrite Reumatoide
Uma das doenças mais referidas entre os idosos é a artrite reumatoide que resulta em ter mãos e dedos deformados. Assim como são recomendados medicamentos para este tipo de doenças, também é recomendado o exercício para idosos. O exercício evita a inflamação e alivia as dores provocadas pelas artrites e evita também o aparecimento das mesmas.
Nunca é demais lembrar que os exercícios devem ser adaptados a cada idoso e que as atividades físicas para idosos devem ser supervisionadas por profissionais. Está entusiasmado para começar a praticar exercício? Diga-nos qual o seu preferido.