Acessibilidade em Casa: 5 Espaços para Melhorar a Acessibilidade

Escrito por: Stannah

Acessibilidade em casa é a chave para que pessoas com mobilidade reduzida consigam viver de forma autónoma e em segurança no conforto dos seus lares. Para pessoas idosas, por exemplo, que geralmente possuem mobilidade reduzida, ou pessoas que sofram de problemas nas articulações, o risco de quedas pode ser fatal.

No entanto, às vezes não sabemos por onde começar essa mudança para a acessibilidade. Neste artigo, delineamos 5 espaços em casa onde pode melhorar a acessibilidade e sugerimos algumas soluções.

1. Ter um piso plano e amplo é essencial.

Conseguir a acessibilidade ideal pode ser tão simples como reorganizar alguns móveis da sua casa. Dê um passeio pelos corredores, sala de estar, cozinha e casas de banho, e observe as áreas específicas que se apresentem como um perigo potencial para a sua segurança e acessibilidade. Mantenha também as coisas sempre arrumadas para não tropeçar em objetos espalhados pela casa.

Equipamentos para pessoas com mobilidade reduzida como cadeiras de rodas ou cadeiras de rodas eléctricas movem-se com maior facilidade quando as viagens são feitas em piso consistente, em vez de alcatifa. Apesar de ser um investimento, caso pretenda ou necessite realmente de fazer esta readaptação, tenha em consideração a sua segurança dentro de casa.

piso de casa mobilidade

Prefira pisos planos e consistentes que facilite o movimento de equipamentos de mobilidade.

2. Torne as entradas das divisões da sua casa acessíveis.

A maioria das entradas das divisões das casas portuguesas têm pequenos patamares que podem tornar-se verdadeiros desafios. Vença estes obstáculos colocando uma rampa, caso utilize uma cadeira de rodas eléctrica ou uma scooter de mobilidade para interiores.

casa espaços

Portas e corredores largos são ideais para garantir uma deslocação segura dentro da sua casa

3. Corredores e espaços apertados

Não se esqueça dos corredores, portas e outros espaços apertados. Certifique-se que corredores, portas e outros espaços apertados se encontram totalmente acessíveis para garantir uma circulação segura em sua casa. Se tem pouco espaço no corredor, evite colocar móveis (como aparadores, por exemplo) e outros objetos que possam constituir obstáculo – especialmente para o caso de usar cadeira de rodas ou scooters. Se não for o caso e a questão principal for as dificuldades de mobilidade , pode optar por instalar um corrimão nas laterais do corredor e no qual se pode apoiar para caminhar em total segurança.

4. Segurança nas escadas

Para subir e descer escadas, considere uma solução que lhe garanta a máxima segurança e reduza o risco de quedas, como é o caso de um elevador de escadas. Desta forma, pode deslocar-se por todos os pisos da sua residência. E visto que estamos a falar de acessibilidade, convêm explicar que alguns modelos de elevadores de escadas quando não estão a ser utilizados permitem rebater o assento e o apoio de pés e braços, criando ainda mais espaço nas escadas para quem queira continuar a utilizar as escadas da forma tradicional.

Outras opções para tornar as escadas mais seguras são:

  • Utilizar carpetes antiderrapantes nos degraus
  • Instalar luzes de chão para sinalizar os degraus à noite
  • Instalar uma barra à qual se pode agarrar para subir e descer as escadas

5. Casas de banho seguras e acessíveis

As casas de banho também devem estar entre as preocupações principais, uma vez que pisos molhados e  o próprio espaço de duche pode oferecer risco às pessoas com mobilidade reduzida, ou ser uma barreira para a privacidade e autonomia de pessoas com deficiências físicas. O primeiro passo para uma casa de banho mais segura é aplicar material antiderrapante no chão, evitando, assim, riscos de quedas durante ou após o banho.

Outras soluções de banho podem incluir:

Existem várias medidas e soluções que pode adotar para melhorar as condições de acessibilidade em casa. Principalmente no caso de pessoas com mobilidade reduzida, é fundamental pensar na prevenção como a primeira solução para melhorar a acessibilidade e evitar quedas que podem ter consequências graves e afetar severamente a qualidade de vida de uma pessoa.

Na Stannah, temos um leque variado de equipamentos que o podem ajudar a prevenir quedas em diferentes divisões da casa e no exterior. E se não sabe qual o equipamento mais adequado para si, nós podemos ajudar. Ao entrar em contacto connosco, pode estar certo de que lhe iremos apresentar a solução mais eficaz para resolver o seu problema de mobilidade, sem qualquer compromisso, obrigação ou pressão de compra. Estamos aqui para o ajudar a melhorar a sua qualidade de vida e, assim, possa desfrutar de uma vida independente e ativa durante vários anos.