Casa: 5 espaços onde pode melhorar a acessibilidade

Tratar osteoporose Stannah
Osteoporose: dicas para tratar desta doença
23 Agosto, 2016
envelhecer em casa
7 motivos pelos quais deve deixar que o seu familiar envelheça em casa
26 Setembro, 2016
casa stannah

A chave para que pessoas com mobilidade reduzida consigam viver felizes no conforto dos seus lares passa por manter a sua casa segura e acessível. No entanto, às vezes não sabemos por onde começar. Depois de algumas pesquisas, delineamos 5 espaços em casa onde pode melhorar a acessibilidade e sugerimos algumas soluções.

1. Ter um piso plano e amplo é essencial. Conseguir a acessibilidade ideal pode ser tão simples como reorganizar alguns móveis da sua casa. Dê um passeio pelos corredores, sala de estar, cozinha e casas de banho, e observe as áreas específicas que se apresentem como um perigo potencial para a sua segurança e acessibilidade. Mantenha também as coisas sempre arrumadas para não tropeçar em objetos espalhados pela casa.

piso de casa mobilidade

Prefira pisos planos e consistentes que facilite o movimento de equipamentos de mobilidade.

2. O segredo está no material do piso. Equipamentos para pessoas com mobilidade reduzida como cadeiras de rodas ou cadeiras de rodas elétricas movem-se com maior facilidade quando as viagens são feitas em piso consistente, em vez de alcatifa. Apesar de ser um investimento, caso pretenda/necessita de fazer esta readaptação, tenha em consideração a sua segurança dentro de casa.

3. Torne as entradas das divisões da sua casa acessíveis. A maioria das entradas das divisões das casas portuguesas têm pequenos patamares que podem tornar-se verdadeiros desafios. Vença estes obstáculos colocando uma rampa, caso utilize uma cadeira de rodas elétrica ou uma scooter de mobilidade para interiores.

casa espaços

Portas e corredores largos são ideais para garantir uma deslocação segura dentro da sua casa

Não se esqueça dos corredores, portas e outros espaços apertados. Certifique-se que corredores, portas e outros espaços apertados são confortavelmente acessíveis para garantir uma viagem segura em sua casa. Para subir e descer escadas, considere uma solução que lhe garanta a máxima segurança e reduza o risco de quedas, como é o caso de um elevador de escadas. Desta forma, pode deslocar-se por todos os pisos da sua residência. E visto que estamos a falar de acessibilidade, convêm explicar que alguns modelos de elevadores de escadas quando não estão a ser utilizados permitem rebatar o assento e o apoio de pés e braços, criando ainda mais espaço.

Já passou por esta experiência ou conhece alguém com uma história sobre este tema? Como reagiu? Partilhe connosco na caixa abaixo.

Stannah
Stannah
Editor da Stannah

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.