Envelhecimento - Mudanças no nosso corpo, não seja apanhado de surpresa
Escrito por: Stannah
Ficar mais velho não significa necessariamente um rol de restrições médicas e má qualidade de vida. É certo que o processo de envelhecimento envolve mudanças, tanto negativas como positivas, mas é possível desfrutar desta fase da vida se entender o que está a acontecer com o seu corpo e com a sua mente.
Quando envelhecemos as alterações no nosso corpo começam a aparecer. A nossa pele, os nossos ossos e até mesmo o nosso cérebro começam a comportar-se de forma diferente e é importante que não seja apanhado de surpresa por estas mudanças.
Ora vejamos algumas das mudanças mais frequentes:
Ossos: com o passar da idade tornam-se mais frágeis, especialmente os das mulheres, resultando, por vezes, em doenças como a osteoporose.
Este tipo de fragilidade coloca-o em risco de queda e, por isso, certifique-se que fala com o seu médico sobre este assunto de forma a conseguir prevenir as quedas.
Coração: embora uma dieta saudável e exercício físico regular ajude a manter o seu coração saudável, a verdade é que o fator idade diminui a frequência cardíaca deste órgão, tornando inevitável um cuidado redobrado.
Cérebro e sistema nervoso: envelhecer pode causar mudanças nos seus reflexos e até mesmo nos seus sentidos. É comum que experienciemos um ligeiro esquecimento à medida que envelhecemos, pois, as células do cérebro podem ser danificadas pela formação de placas.
Sistema digestivo: com a idade, torna-se mais rígido e não se contrai com tanta frequência. Esta mudança pode levar a problemas de estômago e causar náuseas frequentes. Uma dieta rica em alimentos saudáveis pode ajudar a combater este tipo de situações.
Sentidos: é normal que sinta que a sua visão e audição não seja tão nítida quanto já foi. O paladar também pode começar a perder-se e o olfato e tato também podem enfraquece. Isso acontece porque o seu corpo demora mais tempo a reagir, mas não se assuste. Se tomar medidas preventivas nesse sentido, facilmente controla as consequências que advém destas condições.
Dentes: com o avançar da idade, o esmalte que protege os dentes da sua deterioração começa a desgastar-se, deixando-o mais suscetível a contrair cáries. Uma boa higiene dental pode proteger os seus dentes e gengivas;
Pele: à medida que envelhecemos, a nossa pele perde elasticidade, aparecendo as rugas. No entanto, para aqueles nunca tiveram o hábito de fumar e protegeram a pele da exposição ao sol quando eram mais jovens, esta perda não é tão saliente. Se não o fez até agora, nunca é tarde para começar a pensar em proteger a sua pele, evitando doenças mais grave, como é o exemplo do cancro da pele.
Dicas para envelhecer saudável
Muitas mudanças corporais fazem parte do processo natural de envelhecimento, mas existem medidas de prevenção que pode/deve tomar para proteger o seu corpo e mantê-lo o mais saudável possível.
Aqui ficam algumas dicas saudáveis que são bons conselhos em qualquer fase da vida:
- Pratique com regularidade exercício, mantendo-se fisicamente ativo;
- Seja socialmente ativo e procure sempre a companhia dos seus amigos, família e/ou comunidade;
- Faça uma dieta saudável e equilibrada – prefira alimentos de baixo teor de gordura e ricos em fibras;
- Preocupe-se com a sua saúde e faça check-ups com regularidade;
- Tome todos os medicamentos indicados pelo seu médico;
- Limite o consumo do álcool e deixe de fumar;
- Dê muita importância ao seu descanso diário;
Tal como vimos ao longo deste artigo, envelhecer não é sinónimo de má qualidade de vida. Ao conhecer as alterações do seu corpo e mente facilmente conseguirá ter uma vida saudável e feliz à medida que envelhece.