7 dicas para o calor, em especial para os idosos

Manter a pessoa idosa hidratada e evitar a exposição ao sol nas horas de muito calor são algumas das dicas para enfrentar o calor neste verão.

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O verão chegou, as temperaturas altas vieram para ficar e conhecer as melhores dicas para enfrentar o calor é essencial para manter os nossos idosos protegidos.

Para a maioria das pessoas, esta estação do ano é sinónimo de mais momentos de diversão e relaxamento ao ar livre. Mas o calor e o sol podem ser perigosos se as precauções adequadas não forem tomadas, especialmente para os idosos.

Não é novidade para a população portuguesa o aumento de incidências e problemas com idosos que são levados para a urgência hospitalar, chegando mesmo a existir um maior número de óbitos nas épocas de calor. Na maior parte das vezes, estes casos acontecem por não terem sido tomas as precauções necessárias para evitar problemas causados pelas vagas de calor, que se fazem sentir, principalmente, na terceira idade.

Quais os idosos mais vulneráveis ao calor?

Todos nós sofremos com as temperaturas altas no verão. No entanto, as pessoas idosas com problemas de saúde são mais vulneráveis ao calor. De acordo com a Direção-Geral de Saúde estes são os idosos mais vulneráveis ao calor:

  • Idosos com antecedentes clínicos de problemas renais;
  • Idosos com antecedentes clínicos de problemas respiratórios;
  • Idosos obesos
  • Idosos com problemas cardiorrespiratórios;
  • Idosos que tomam medicação diurética que pode causar ou agravar uma desidratação

Além disso, as pessoas idosas com demências devem ser especialmente vigiadas, pois, devido à natureza da doença, podem ignorar sintomas como a desidratação ou a temperatura corporal excessiva. Por outro lado, idosos com diabetes têm menos sensibilidade e poderão também ignorar estes sintomas. Adotar uma atitude preventiva pode ajudar os idosos doentes a evitar complicações das suas patologias.

7 dicas para o calor, em especial para os nossos idosos

A prevenção assume-se então como palavra chave quando queremos evitar problemas maiores causados pelas temperaturas altas que se fazem no verão. Como tal, disponibilizamos (X) dicas para manter os nossos idosos saudáveis e protegidos.

Beber agua é fundamental para um corpo hidratado

  1. Hidratar, sempre!

Os idosos estão sujeitos a um risco mais elevado de atingirem o estado de desidratação do que os adultos mais jovens. O processo de envelhecimento está associado a várias alterações fisiológicas que podem afetar a capacidade do organismo em manter um equilíbrio de líquidos.

icon que representa homem idoso
Idade 0-6 meses 6-1 ano 12-18 anos 19-50 anos >50 anos
% total de água corporal

 

 

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Idade 0-6 meses 6-1 ano 12-18 anos 19-50 anos >50 anos
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hidratacao mulher idosa

A desidratação no idoso pode ter diferentes consequências, como por exemplo maior risco de queda, insuficiência renal ou hipertermia sob condições de temperaturas elevadas pode elevadas.

As consequências da desidratação podem ser graves, resultando, muitas vezes, na hospitalização do idoso. Assim, a identificação da desidratação é fundamental para prevenir, controlar ou reverter a situação, através de planos de intervenção precoces e adaptados a cada caso específico.

Por tudo isto, é importante que o idoso se mantenha sempre hidratado. Como a desidratação no idoso acontece mais rapidamente, a ingestão de líquidos deve acontecer, obrigatoriamente, a cada DUAS HORAS – ou menos, sendo que o idoso deverá ingerir 1,5l/ 2l de água por dia.

Devemos dar atenção especial aos idosos que sofrem de demência, pois eles podem ser mais afetados com a desidratação, já que não pedem para beber água e têm mania de se agasalhar.

Dicas práticas para cuidadores/familiares:

  • É importante estar atento aos sinais de desidratação no idoso. Cansaço físico e mental, aumento de cãibras musculares, secura da boca e axilas; dores de cabeça, pressão arterial baixa ou alterações da cor e odor da urina são algumas dos sinais de alerta de desidratação do idoso;
  • Garantir a acessibilidade do idoso a locais onde estejam presentes diferentes formas de hidratação (por exemplo: copos e jarros com água; máquinas dispensadoras de água);
  • Garantir boa acessibilidade às instalações sanitárias;
  • Oferecer fluídos regularmente: beber independentemente de sentir sede e fazer a ingestão de fluídos em intervalos frequentes e pouca quantidade de cada vez;
  • Ter em conta as preferências do idoso (tipo de bebida, marcas, sabores, temperatura, tipo de utensílios utilizados);
  • Oferecer fluidos em rotinas específicas: antes e/ou depois da higiene do idoso; antes e/ou depois da fisioterapia ou outro programa de atividades; no momento da toma de medicação; num horário previamente definido de manhã e de tarde; às refeições; durante convívios sociais;
  • Analisar a densidade da urina mensalmente;
  • Manter um registo de hidratação para idosos em risco – Usar copos graduados e/ou folhas de registo
  1. Comer de forma equilibrada

Os idosos devem manter sempre uma alimentação saudável, independente da estação do ano. No entanto, para proteger os idosos do calor do verão, é importante assegurar uma alimentação saudável nesta estação do ano.

Com o calor também os processos digestivos são menos eficientes por isso é recomendado o consumo de alimentos mais leves. É aconselhável reduzir a ingestão de gorduras, carnes, fritos e condimentos. Deverá ainda evitar alimentos excessivamente processados e picantes e ao invés dar preferência ao peixe, pela sua alta digestibilidade e reduzir a ingestão de calorias.

Melancia é a fruta do Verão

Uma dieta saudável bem equilibrada, deve incluir o consumo regular de frutas e legumes, alimentos que, especialmente no verão devem ser consumidos em grandes quantidades. Estes alimentos contêm líquidos em abundância pois são ricos em vitaminas e minerais e ajudam a combater eficazmente a desidratação causada pela transpiração excessiva. Além disso, o teor de fibras das frutas e legumes promove o bom funcionamento do trato gastrointestinal.

Dicas gerais para os familiares/cuidadores:

  • Elabore uma ementa semanal para controlar o tipo de alimentos que o idoso ingere. Nessa ementa, privilegie refeições leves sem muitos condimentos;
  • As sopas são uma ótima fonte de hidratação contendo cerca de 88 a 93% de água. Paralelamente, são preparados culinários nutricionalmente muito interessantes pelo seu teor em vitaminas, minerais e fibras. Recomenda-se a inclusão diária de sopa de hortícolas, nos hábitos alimentares dos idosos, pelo menos às duas principais refeições;
  • Aconselhe o idoso a comer de 3 em 3 horas;
  • Incluir o consumo regular de frutas e legumes, alimentos que, especialmente no verão devem ser consumidos em grandes quantidades
  1. Roupas confortáveis e claras

Em resposta ao calor, antes de sair de casa, os idosos devem vestir uma roupa clara para evitar a absorção dos raios solares. Devem também vestir roupa confortável que não fique justa ao corpo, calçar sapatos cómodos e arejados com meias de algodão para prevenir o humedecimento excessivo dos pés. Caso o idoso precise, deverá trocar de roupa as vezes necessárias para evitar que esta fique húmida da transpiração.

Proteger a cabeça da exposição direta aos raios solares também é uma dica muito importante para manter os nossos idosos saudáveis no verão. Estes devem utilizar um chapéu de abas largas e óculos com lentes escurecidas também é recomendado.

Dicas gerais para os familiares/cuidadores:

  • Verifique se a roupa da pessoa idosa é confortável o suficiente, pois, por vezes, o idoso pode ter perdido/ganho peso e as roupas não são adequadas ao seu corpo;
  • Esteja atento quando a pessoa idosa calça os sapatos. Veja se existem algum desconforto e pergunte se sente dificuldade a andar com aquele calçado;
  • Esteja atento à transpiração do idoso e faço-o sentir-se confortável para dizer que se sente transpirado. Algumas vezes, a vergonha leva a que as pessoas idosas não falem o que sentem;
  • Vá às compras com a pessoa idosa e incentive este a comprar chapéus e uns óculos com lentes escurecidas. Por vezes, os idosos não gostam destes acessórias, mas estes desempenham uma função muito importante na proteção contra o sol.
  1. Evitar exposição direta ao sol nas horas de muito calor

A exposição ao sol é muito importante para os idosos, pois, repõe a vitamina D, responsável pela suplementação do cálcio. No entanto, esta exposição deve ser feita com cautela e extrema atenção. A exposição direta ao sol nas horas de maior calor, isto é, das 11h às 16h, deve ser evitada pelos idosos. Os banhos ou duches devem ser tomados com água morna e não quente para diminuir a temperatura do corpo.

Na rua, o ideal é o idoso caminhar pela sombra e fazer várias pausas em locais frescos (climatizados) para não desidratar.

  1. Bebidas com cafeína ou álcool

No verão, os idosos devem evitar ingerir cafeína (café, refrigerantes, alguns chás) ou bebidas alcoólicas, mesmo que frescas. Apesar de ficarmos com a ideia que estamos a “matar a sede”, a verdade é que tanto a cafeína como as bebidas alcoólicas não hidratam, logo, contribuem para a desidratação.

  1. Utilização de protetor solar (não só na praia)

No verão, a vontade de sair à rua e desfrutar do bom tempo é comum a todos, sem exceção para os idosos. No entanto, estes devem proteger as suas peles do sol.

contacto com o sol com óculos escuros e chapeu

Por isso, sempre que haja contacto com o sol, seja na praia ou a andar ao ar livre, o idoso deve usar protetor solar com um índice de proteção elevado (igual ou superior a 30) e renovar a sua aplicação sempre que estiver exposto ao sol (de 2 em 2 horas) e se estiver molhado ou se transpirou bastante.

Quando o idoso regressar da praia ou piscina, deverá voltar a aplicar protetor solar, principalmente nas horas de calor intenso e radiação ultravioleta elevada.

  1. Manter a casa fresca

É importante que a casa do idoso esteja fresca e arejada para os momentos que este passa na sua residência. Manter as persianas fechadas, especialmente nas horas de calor, é uma ótima tática para que refrescar a casa. Pode abrir em alturas de menor incidência de calor para entrar luz natural.

É importante também que a casa da pessoa idosos não tenha equipamentos que produzem calor em demasia como, por exemplo, candeeiros e televisores mais antigos. Outra dica importante é manter a temperatura ambiente da habitação. Uma solução para os dias de calor são as ventoinhas ou os ares-condicionados, mas atenção, não exagere no frio nem coloque estes acessórias perto da pessoa idosa.

Golpe de calor ou insolação – o que fazer?

Se tomar as precauções devidas não terá que se preocupar com o golpe de calor ou insolação. Contudo, é importante estar a par deste distúrbio, resultante da exposição prolongada ao calor, seja num locar fechado ou sobreaquecido ou ao ar livre.

idoso em exposição solar

Este fenómeno ocorre quando o sistema de controlo de temperatura do corpo deixa de trabalhar e, por isso, deixa de produzir suor para equilibrar o arrefecimento do corpo.

Os sintomas abrangem febre alta, pele vermelha, quente, seca e sem produção de suor, pulso rápido e forte, dor de cabeça, náuseas, tonturas, confusão e perda parcial ou total de consciência.

Se ocorrer uma situação desta com uma pessoa idoso, deverá:

  • Levar o idoso para um local fresco;
  • Colocar toalhas húmidas no corpo da pessoa idosa;
  • Elevar a cabeça do idoso;
  • Caso a pessoa idosa não esteja consciente, não lhe dê líquidos;
  • Deverá pedir auxílio médico de imediato. Caso a pessoa idosa não seja tratara de imediato, as complicações podem ser graves, afetando o cérebro, rins e coração.

Agora, que sabe quais são as precauções necessárias para proteger os idosos do calor no verão, sugerimos que desfrute do bom tempo que se faz nesta estação do ano e aproveite os momentos de diversão e relaxamento ao ar livre com a pessoa idosa.

Daniela Sepúlveda
Daniela Sepúlveda
Editora da Stannah Portugal

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