Stannah: a elevar a sustentabilidade ambiental desde 1867

Escrito por: Stannah

Por todo o mundo, “elevamos” os nossos clientes para que possam superar o obstáculo das escadas. Mas o que é que nos “eleva” a nós, como empresa? Para além do nosso compromisso em fabricar equipamentos de excelência para o bem-estar dos nossos clientes, é o nosso compromisso para um futuro mais sustentável. Começamos por pequenas mudanças, mas sabemos que, a longo prazo, poderão fazer toda a diferença. Saiba tudo sobre as nossas iniciativas para reduzir o nosso impacto no meio ambiente.

Stannah: a elevar a sustentabilidade

No Dia Mundial do Ambiente, convidamo-lo a imaginar o que seria viver no século XIX, quando a maioria das pessoas só podia comprar ou comercializar produtos locais, sazonais, orgânicos, normalmente fornecidos em sacos de vime, quase sempre reutilizados! Ou simplesmente imaginemos o que era comprar produtos que duravam a vida inteira, através de um processo constante de reparação ou recondicionamento.

Bem, a verdade é que este aspeto da durabilidade parece mais um futuro distante e utópico, não é verdade?

Na Stannah, que existe há mais de 153 anos, podemos dizer que assistimos a todos os importantes progressos técnicos e científicos do século XX e, não obstante tudo o que isso representou de positivo, há um aspeto negativo a salientar que foi o aumento exponencial do consumo humano de recursos descartáveis e não renováveis. Mas o nosso empenho em conduzir os nossos negócios de uma forma ética, responsável e sustentável tem-se mantido forte e tem sido transmitido através das sucessivas gerações da família Stannah. Por isso, o nosso foco agora está no futuro e em como podemos continuar a evoluir para responder às exigências e desafios em constante mudança do século XXI e garantir que os nossos clientes possam continuar a ver-nos como uma empresa em que podem confiar também para continuar a “elevar a sustentabilidade ambiental”. Prova disso é que, nos últimos 11 anos, a Stannah tem aumentado e reforçado as suas práticas empresariais sustentáveis e amigas do ambiente, abordando a sustentabilidade ambiental através de iniciativas “verdes” em termos de produção, serviços e indústria transformadora. Continue a ler para saber mais!

Eficiência energética: quanto é que um elevador de escadas consome de eletricidade?

Elevador de escadas stannah eficiente energeticamente

A Stannah fabrica elevadores de escadas há mais de 40 anos e sabemos bem que se trata de um produto associado a alguns preconceitos. Um delas é o consumo de energia de um elevador de escadas. Muitas pessoas pensam que será uma despesa incomportável na fatura de eletricidade ao final do mês, mas ficariam surpreendidas em saber quanto é que um elevador de escadas consome de luz realmente. Os nossos clientes podem acreditar na nossa palavra quando dizemos que um elevador de escadas será um dos aparelhos com mais baixo consumo de eletricidade na sua casa, podendo até ser comparado ao que consome a sua chaleira ou o seu micro-ondas. Tudo isto graças aos avanços no cumprimento das normas de eficiência e à tecnologia de poupança de energia que temos vindo a desenvolver ao longo dos anos e que tornam os nossos elevadores de escadas mais eficientes do que nunca.

Surpreenda-se: o consumo de energia de um elevador de escadas rondará os 10 euros por ano!

Durabilidade: qual é o tempo de vida de um elevador de escadas?

Outro aspeto importante a acrescentar às nossas práticas sustentáveis é que os nossos elevadores de escadas são concebidos para serem duráveis, robustos, ou seja, para resistirem à prova do tempo. Com uma utilização adequada e manutenção preventiva, um elevador de escadas da Stannah pode durar décadas, por isso, a sua compra será um investimento único para tornar a sua casa mais confortável e segura para toda a vida!

No entanto, a produção de elevadores de escadas energeticamente eficientes e duráveis, ou o facto de termos deixado de usar copos de plástico nos nossos departamentos, não é tudo o que fazemos para sermos “verdes”. Continue a ler-nos.

O que é ser verde? Tudo começa por uma abordagem de ciclo de vida completo

Orgulhamo-nos do nosso legado e da nossa independência como empresa familiar, pois é isso que nos dá a liberdade de gerir o nosso negócio de acordo com os nossos valores fundamentais. É por isso que o desafio de “ser verde” não é uma resposta a uma tendência, mas sim um desejo ativo e sincero de encontrar formas sustentáveis de crescer, protegendo ao mesmo tempo o planeta e os recursos que ainda nos restam. A nossa abordagem perante a sustentabilidade engloba toda a nossa cadeia de valor, indo para além das nossas próprias operações e dos nossos clientes.

Esta preocupação com a autossuficiência e a capacidade de “fazer mais com menos” remonta ao tempo de Leslie Stannah, quando reconstruiu o negócio da família Stannah depois de tudo ter sido destruído na Segunda Guerra Mundial. Desde então, a Stannah nunca deixou de procurar formas mais inovadoras de eliminar a criação de resíduos, uma preocupação que, com o tempo, se tornou na integração de práticas verdes nas nossas funções empresariais através da aplicação de uma filosofia de Melhoria Contínua (MC) para reduzir os nossos impactos ambientais. Desde o armazém até à fábrica, inspecionamos os resíduos produzidos e implementamos instalações e processos de reciclagem adequados para capturar e evitar que estes resíduos acabem nos aterros sanitários.

Acreditamos também que o maior valor de nos tornarmos uma empresa amiga do ambiente está relacionado com a difusão da cultura de preservação dos recursos naturais, que passa por utilizar os que são sustentáveis, ou tomar as medidas necessárias para reduzir a quantidade consumida dos mesmos.

Estamos também preocupados em educar os nossos colaboradores sobre práticas sustentáveis e é por isso que realizamos formação interna sobre sensibilização ambiental – mas não é tudo! Também oferecemos aulas e palestras sobre sustentabilidade às comunidades onde nos inserimos, com base na nossa experiência na implementação de práticas sustentáveis em todo o negócio. Por exemplo, na John Hanson School (Andover) e na Universidade Oxford Brookes.

Fazemo-lo porque reconhecemos que só podemos criar um futuro mais sustentável se envolvermos as gerações mais jovens neste processo.

stannah ecologica

Embalagem e distribuição de produtos amigos do ambiente

Na Stannah, nunca esquecemos a nossa responsabilidade como empresa e isso passa também por sermos tão amigos do ambiente quanto possível e contribuir para um futuro melhor da nossa sociedade. Algumas das nossas contribuições foram premiadas com o Green Apple Award, um prémio que reconhece a excelência na prática empresarial sustentável.

Stannah recebe Prémio Green Apple

“Sentimo-nos emocionados e honrados por receber este prémio. Na Stannah, levamos muito a sério as nossas responsabilidades ambientais e esforçamo-nos constantemente por melhorar os nossos produtos e embalagens para reduzir o nosso impacto no ambiente. (…) Projetos como este demonstram que a sustentabilidade não deve ser vista como um fardo, mas como uma força motriz para a indústria melhorar o seu modo de funcionamento e reduzir o seu impacto no ambiente circundante.”

Charlie Symonds, Director de Sustentabilidade Comercial da Stannah Stairlifts

Ganhámos o prémio Green Apple de Melhores Práticas Ambientais com a nossa nova Embalagem Cubo. A fim de reduzir o nosso impacto no ambiente, foi contratada uma equipa independente para criar um design para a embalagem e distribuição dos nossos elevadores de escadas por todo o mundo. A alteração do design resultou numa embalagem mais robusta e compacta – reduzimos os espaços vazios dentro da caixa, tirando partido de cada milímetro -, resultando numa diminuição significativa do número de meios aéreos e terrestres utilizados e, claro, num menor impacto ambiental.

Embalagem cubo da Stannah

Além disso, ao eliminarmos o poliestireno das nossas embalagens, aumentamos a utilização de materiais renováveis, como o cartão, melhorando a reciclabilidade dessas embalagens no final da sua vida útil. Mas estas melhorias nas nossas embalagens foram implementadas para nos ajudar a atingir um objetivo ambiental empresarial muito mais amplo.

Zero Resíduos para o Aterro Sanitário

“Não existe tal coisa de ‘deitar fora’. Quando deitamos algo fora, tem sempre de ir para algum lado.”

Annie Leonard, Defensora da Sustentabilidade Ambiental

Mais um Prémio Green Apple pelo projeto: “Restaurante: Zero Resíduos para o Aterro Sanitário.”

Os resíduos do restaurante dos trabalhadores da fábrica da Stannah, no Reino Unido, são ora reciclados, ora biodegradados, evitando assim o envio de resíduos para aterro. Além disso, as embalagens utilizadas para acondicionar a comida do restaurante já não são feitas de poliestireno, mas de pasta de papel manufaturada, o que passou a permitir a reciclagem destes recipientes. Os funcionários do restaurante confessam que se sentem empenhados e orgulhosos por desempenhar um papel vital na redução do nosso impacto ambiental como empresa.

Gestão da frota para a redução das emissões de CO2

“O bom comportamento dos condutores da Stannah foi fundamental para a obtenção deste prémio, pelo que temos de lhes agradecer, que estão na estrada todos os dias do ano.

Martin Carter, Serviços de Gestão de Stannah

O compromisso da Stannah com a proteção do clima é demonstrado pelas medidas que tomamos para reduzir a pegada ambiental dos nossos produtos, processos e operações, e está enraizado na nossa cultura e mentalidade. Não poderia ser de outra forma, pois reconhecemos que a acumulação de gases com efeito de estufa na atmosfera é uma preocupação crescente para todos os segmentos da sociedade.

Assim, a partir de 2009, a Stannah assumiu o compromisso de reduzir a pegada de carbono da nossa frota através da introdução de um sistema de formação de motoristas e de um sistema de monitorização que melhorou significativamente os nossos já elevados padrões de condução. O objetivo é reduzir a quantidade de poluição atmosférica produzida pela comunidade urbana da nossa frota e o efeito que isso tem no nosso ambiente global.

O nosso processo de gestão ambiental consistente e sustentável foi premiado com o Gold Fleet Award em 2018, pela Masternaut, pela redução das emissões de CO2.

Mensagem de Stannah no Dia do Ambiente

“Nunca duvide que um pequeno grupo de cidadãos pensadores e comprometidos possa mudar o mundo; na verdade, são os únicos que alguma vez o fizeram”.

Margaret Mead, Antropóloga Cultural

Há algumas décadas, parecia que os recursos do mundo eram ilimitados. Hoje, sabemos que não é esse o caso e que o “empurrão global para sermos verdes” não deve ser impulsionado apenas por alguns cidadãos, políticos e ONGs. No clima atual, as empresas de todo o mundo já não podem ignorar a sua responsabilidade e impacto no ambiente. Na verdade, um número crescente de empresas está a fazer um grande esforço para se tornarem mais eficientes em termos energéticos nas suas práticas diárias. Esta abordagem não só reduzirá os resíduos desnecessários e melhorará a eficiência global de uma empresa, como também criará um ambiente saudável para os trabalhadores, reconhecendo ao mesmo tempo o papel que as empresas desempenham na liderança do caminho para a mudança social.

Se todos nos preocupássemos o suficiente, todos os dias seriam o Dia do Ambiente, mas sabemos que para um número crescente de cidadãos globais comprometidos, já o é!