10 benefícios dos animais de estimação para os idosos
Saiba como um animal de estimação pode aumentar o seu bem-estar e melhorar a sua qualidade de vida
Escrito por: Stannah
Vários estudos confirmam que os animais de estimação trazem inúmeros benefícios para a vida dos idosos. A ligação entre humanos e animais é diferente de qualquer outra. Mas por que razão esta ligação é tão intensa? De acordo com Dr. Jay P. Granat, um psicólogo norte-americano,“os cães, e outros animais de estimação, vivem sobretudo no aqui e no agora. Não têm de se preocupar com o amanhã. No entanto, sabemos o quanto pensar no amanhã pode ser assustador para os idosos. Ter um animal com esse sentido do “agora”, influencia a forma como os nossos idosos encaram a vida.”
Recentemente, o News e o World Report publicaram um estudo em que apontam 10 benefícios para considerarmos um animal de estimação como algo vital nos últimos anos da nossa vida ou da vida dos nossos idosos. Veja quais são:
1. Combate a solidão no idoso
A solidão é um sentimento comum na geração dos nossos pais ou avós. É importante saber lidar com este problema antes que evolua para uma depressão. Um animal de estimação, como um cão ou um gato, adapta-se à rotina do seu dono. Nunca se mostram indisponíveis e, se forem de porte pequeno, podem acompanhá-lo facilmente nas suas viagens ou passeios. Se mora num apartamento, isso não será um impedimento. Saiba quais são as melhores raças de cães e as melhores raças de gatos para viver em apartamento.
2. Ajudam a criar uma rotina
Tomar conta de um cão, por exemplo, irá fazer com que crie uma rotina, que trará estrutura e sentido ao seu dia-a-dia. Uma pessoa idosa que se sinta só, pode perder a vontade de se levantar ou sair de casa todos os dias. Porém, como um cão depende de si, obriga-o a manter-se ativo e a interagir com ele para o bem-estar de ambos.
3. Mente e corpo ativos
O exercício é importante para pessoas de todas as idades, mas para os idosos é vital. Criar uma rotina de exercício diário pode ser um verdadeiro desafio para a maior parte das pessoas. Ter um animal de estimação pode estimular e cultivar em si o hábito de fazer uma caminhada diária, coisa a que não pode faltar, nem pode adiar, como o poderia fazer se tivesse de ir para o ginásio.
4. Reduzem o Stress
Alguns estudos mostram que os idosos que não têm animais de estimação estão sujeitos a mais stress e aos problemas de saúde associados. Levar um animal de estimação para caminhar ou ter a companhia deste novo amigo, pode ter um impacto muito positivo nos níveis de stress. Para além disso, acordar todos os dias e sentir o amor e alegria incondicionais de um animal de estimação, será garantia de boa disposição.
5. Atividades ao ar livre
Os animais de estimação, sejam cães ou gatos, não gostam de ficar presos em casa. Ter um animal de estimação requer atividades ao ar livre e interação social. Quer seja numa ida ao veterinário ou numa simples ida ao parque, o animal de estimação ajuda-o a manter-se em contacto com a vida fora da sua residência.
6. Novas amizades
Pessoas com animais de estimação participam, por norma, nas mesmas atividades. Passeios em comunidade, eventos de caridade ou outros projetos que sejam para promover o bem-estar dos animais (veja aqui algumas dicas sobre treino para animais de estimação). Para além disso, um animal de estimação pode ser um bom pretexto para começar uma conversa com alguém. Estará em constante comunicação com o mundo que o rodeia.
7. Descobrir novos interesses
Uma vez que um animal de estimação o obriga a manter-se socialmente ativo, acabará por descobrir novos interesses e passatempos. Pode apetecer-lhe iniciar um projeto de limpeza do seu parque local, ou até levar o seu cão como voluntário para fazer companhia a outros idosos em lares de terceira idade.
8. Sentido de segurança
Viver sozinho pode ser algo preocupante, sobretudo numa idade mais avançada. Ter um cão não só traz companhia como também o faz sentir-se mais seguro. O ladrar de um cão pode ser um perfeito sinal de aviso em caso de entrada de estranhos ou de algum acontecimento fora do normal na sua casa.
9. Um novo propósito
É comum um idoso sentir que lhe falta um propósito ou objetivo de vida, sobretudo depois de uma vida de trabalho, com os filhos já criados. Ora, como um animal de estimação depende do seu dono, isso pode trazer-lhe de novo essa sensação de que está a tomar conta de alguém. Isto terá um especial significado se adotar um animal de um canil. Existem inúmeros onde poderá encontrar animais que foram abandonados, com a vantagem de já estarem vacinados, desparasitados e castrados. Disponibilizamos-lhe uma lista de organizações para a adoção de animais, onde encontrará o centro de adoção mais próximo de si: Encontra-me.org.
10. Um novo compromisso
Ter um animal de estimação significa que tem um novo compromisso: o de ser importante para a vida de outro ser. Sabemos que o seu animal de estimação apenas fará parte da sua vida por um período limitado de tempo. Para eles, o dono estará ali a vida inteira. Embarcar nesta aventura juntos é uma das decisões mais importantes que poderá tomar, à medida que a idade avança.
Outros benefícios dos animais de estimação para os idosos
Para além destas 10 razões, vários estudos científicos comprovaram outras vantagens das terapias com animais de estimação, que incluem:
- Redução da utilização de medicamentos;
- Melhoria na saúde física e pressão arterial mais baixa;
- Melhoria na alimentação, pois o estímulo da atividade física aumenta o apetite.
Tomar conta de um animal de estimação é uma decisão importante que não deve ser tomada de ânimo leve. Por isso, se achar que é capaz de tomar conta de um animal de estimação, de que está à espera? Já lhe provámos que poderá ser uma experiência muito compensadora para melhorar a sua qualidade de vida.
Dica da Stannah:
Os animais gostam de estar em atividade e é normal que gostem de aventurarem-se. Se o que o preocupa é o exterior, a Stannah oferece-lhe a solução ideal para manter-se ativo ao lado do seu cão: Scooters de Mobilidade. Se preferir falar connosco, clique aqui.