Solidão nos idosos: causas e soluções

A solidão é um dos problemas que mais afeta a população idosa em Portugal. Saiba o que pode causar este sentimento de solidão e o que pode fazer para o evitar.

Escrito por: Stannah

Sabia que…

  • 446 900 pessoas com idades entre 65+ anos viviam sozinhas em 2021 (fonte: Instituto Nacional de Estatística e da Pordata)
  • Em 2021 houve mais de 10 000 chamadas para linha de apoio SOS Voz Amiga (fonte: SOS Voz Amiga)
  • Mais de 60% dos municípios portugueses, 1 em cada 5 idosos vivem sozinhos? (fonte: Fundação Francisco Manuel dos Santos)

Os diferentes tipos de solidão

Com o aumento da esperança média de vida, o tema da solidão nos idosos torna-se cada vez mais recorrente nas conversas do dia a dia e abordado de diferentes formas nos meios de comunicação.

O problema é evidente: há cada vez mais idosos em situação de total isolamento e depressão. Por isso, torna-se urgente perceber por que razão tal acontece e o que podemos fazer enquanto sociedade para combater esta realidade.

Existem vários fatores pessoais e sociais que contribuem para que levam ao isolamento dos idosos. Conheça algumas.

A solidão associada à reforma

Os primeiros sinais de solidão e isolamento que um idoso vivencia acontecem depois da entrada na reforma. Após o término da atividade laboral, há uma mudança de padrão de vida que pode ser bastante abrupta.

Nesta altura, surge uma sensação de perda de utilidade social e um afastamento de alguns contactos sociais que se revelaram fundamentais para uma vida social mais ativa.

Após um período inicial de descontração, onde o idoso vê todos os lados positivos da reforma — como a tranquilidade que esta pode trazer ao seu dia a dia —, a falta de rotina pode levar ao declínio do bem-estar e originar sentimentos de tristeza e descontentamento com a própria vida.

O isolamento após a viuvez

Segundo alguns estudos, as pessoas viúvas têm mais tendência a isolar-se do que as pessoas casadas. A perda do parceiro de toda a vida pode gerar sentimentos profundos de solidão, depressão, abandono e desamparo.

A família e os amigos mais chegados são essenciais durante este período. São o apoio que ajuda a criar laços de convívio e que levam o idoso a querer retomar uma vida social gradualmente.

Abandono pela família

Esta é, provavelmente, a forma de abandono mais frequentemente relatada nos meios de comunicação social.

Segundo uma estimativa do Ministério da Saúde, por ano, ocorrem cerca de 100 a 150 situações de abandono nos hospitais portugueses.

Já segundo um estudo da Organização Internacional do Trabalho, Portugal é dos países da Europa onde as pessoas idosas mais são abandonadas.

O abandono por parte de familiares faz com que o sentimento de solidão seja ainda mais acentuado, principalmente quando ocorre uma mudança para lares ou instituições similares.

idoso sentado sozinho

Consequências da solidão

A solidão está intrinsecamente ligada à nossa saúde, uma vez que esta pode condicionar severamente o nosso bem-estar físico e mental.

Estudos recentes sugerem que a solidão pode ter o mesmo impacto que o stresse crónico na nossa saúde mental e pode, igualmente, afetar o sistema endócrino e imunológico, contribuindo para o aparecimento de diferentes doenças.

Estima-se que 70% dos idosos em Portugal têm um problema de saúde grave associado à solidão, sendo que as mais comuns associadas são a hipertensão arterial, as infeções repetidas, a ansiedade e a depressão.

Como combater a solidão?

Com o aumento da população idosa e isolada em Portugal, aumenta também a necessidade de desenvolver meios para melhor atender às dificuldades deste grupo populacional em crescimento. Assim, é essencial proporcionar-lhes qualidade de vida e um envelhecimento saudável.

Podem ser várias as causas na origem do isolamento nos idosos. No entanto, o avançar da idade não é necessariamente sinónimo de solidão. Prova disso, são os inúmeros idosos que mantêm uma vida social ativa, onde os seus dias são preenchidos por diferentes atividades.

E como o fazem? Escolhem dedicar o seu tempo a tarefas simples, mas cujo preenchimento pessoal traz consigo uma grande tranquilidade e alegria: desde ler, a ouvir rádio, ver peças de teatro, visitar museus, até à jardinagem ou outras atividades mais físicas.

O fator tempo deixa de ser um impedimento para se dedicarem a atividades que lhes dão realmente prazer. Assim, deixamos algumas sugestões para ajudar a passar o tempo:

Dicas para preencher o seu dia ou do familiar idoso:

    • Fazer voluntariado: Tornar-se voluntário pode trazer muitos benefícios. Pode conhecer novas pessoas, fazer parte de um grupo que partilha os mesmos ideais e vivenciar novas experiências.Praticar e sentir o altruísmo, a prática de fazer o bem por outro ser humano poderá dar outro sentido à sua vida e contribuir para a sua felicidade e bem-estar, diminuindo o sentimento de solidão.
    • Investir nas relações sociais: Organizar almoços, jantares, pequenos lanches em família ou com amigos é uma ótima forma de afastar sentimentos de solidão e tristeza.Uma boa conversa ou um jogo divertido com os netos podem fazer maravilhas pelo seu bem-estar.
    • Frequentar um curso: Esta é uma ótima oportunidade para ocupar o tempo livre. Pode optar por aprender uma língua nova ou escolher algo ligado às artes, como a dança ou o teatro, por exemplo.A convivência com o grupo de colegas num curso pode ajudá-lo a encontrar pessoas que partilham interesses comuns e oferecer-lhe um sentimento de pertença à comunidade.
    • Adotar um animal de estimação: Há estudos que indicam que ter um animal de estimação pode melhorar significativamente a sua saúde mental e física, assim como ajudá-lo a superar a solidão. A companhia de um gato ou cão é enriquecedora, seja qual for o tamanho ou a raça!Então, por que não investir o seu tempo num animal de estimação que lhe dê amor incondicional? Se for um cão, não só lhe proporcionará companhia e segurança em casa, como também o vai forçar a sair e a manter-se ativo. Passear o cão é uma excelente maneira de conhecer pessoas.
    • Falar com alguém: Caso se esteja a sentir sozinho ou abandonado e preciso de falar com alguém, não hesite em pedir ajuda, ou a contactar as seguintes linhas de apoio:Linha SOSolidão: 800 91 29 90
      Linha SOS Voz amiga: 213544545/912802669/963524660

      Estas linhas destinam-se a fazer companhia a pessoas que se sintam sozinhas. Uma simples conversa todos os dias pode tornar a vida de uma pessoa mais feliz.

Parceria entre a Stannah e a Cruz Vermelha

Teleassistência: Parceria entre a Stannah e a Cruz Vermelha

Passar muito tempo sozinho, principalmente na terceira idade, pode tornar-se perigoso pela eventualidade de ocorrerem quedas em casa. Se não tiverem assistência, os idosos ficam desamparados e sem ajuda.

A Stannah e a Teleassistência da Cruz Vermelha Portuguesa uniram-se para providenciar uma solução que permita conferir segurança e apoio aos idosos que passam mais tempo sozinhos e sem acompanhamento: o botão de emergência e pânico.

Quando acionado, este botão entra de imediato em contacto com entidades como familiares, bombeiros, PSP/GNR ou o 112. Pode usufruir de assistência de um médico ou enfermeiro ao domicílio.

Esta é uma anuidade oferecida a todos os clientes que adquiram uma scooter ou um elevador de escadas da Stannah.

Cada um de nós tem um papel no combate à solidão

A solidão na terceira idade é um problema cada vez mais recorrente. Por isso, é importante que nós, enquanto sociedade, reconheçamos a importância de prevenir e tratar o isolamento entre os idosos, oferecendo-lhes oportunidades de socialização e interação.

A solidão não tem que ser uma condição inevitável deste grupo populacional e, com o apoio adequado, os idosos podem continuar a viver de forma saudável.

Fontes: 

  • http://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/3596/1/MonografiaAndreiaFernandes.pdf
  • https://rr.sapo.pt/2015/09/28/pais/idosos-de-portugal-sao-dos-mais-abandonados-na-europa/noticia/35332/
  • https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/2608/1/ulfp037460_tm_tese.pdf
  • https://www.sns.gov.pt/institucional/ministerio-da-saude/