10 dicas para se proteger do frio

Conheça as nossas dicas e sugestões para se proteger dos efeitos do frio de forma saudável. Recomendamos, sobretudo, a nº 10.

divertir avos no natal
6 dicas para divertir os avós e os netos no natal
21 Dezembro, 2016
atividades para estimular memoria dos idosos
7 atividades que melhoram a memória dos idosos e promovem o envelhecimento ativo
23 Janeiro, 2017
Dicas proteger do frio

Com a chegada do Inverno, sentimos a necessidade de procurar formas de nos protegermos do frio e dos efeitos das temperaturas baixas. É nesta altura do ano que ficamos mais propensos a sofrer de doenças respiratórias, a aumentar de peso e até a sofrer depressões e episódios de stress. Como tal, damos-lhe a conhecer as melhores dicas para se proteger do frio, de forma saudável e segura.

A alimentação, a higiene, as indumentárias, entre outras práticas, são fundamentais para travar as consequências do frio. Apresentamos-lhe 10 dicas fáceis e eficazes para se proteger.

1 – Faça uma alimentação saudável

bebida quente no inverno

Recomendamos a ingestão de alimentos a cada 2-3 horas. Isto porque o corpo precisa de mais energia para combater o frio e manter as defesas altas. Assim sentir-se-á mais quente.

A sopa é a refeição de inverno por excelência. Além de nos ajudar a aquecer, tem propriedades anti-inflamatórias, especialmente as canjas, que ajudam-nos a prevenir infeções respiratórias.

2 –Mantenha a sua casa limpa

casa limpa no inverno

É essencial que tenhamos um estilo de vida saudável para que o nosso organismo mantenha as defesas em alta. No entanto, para evitar contaminações, recomendamos que mantenha a sua casa limpa. No inverno, os vírus que causam a gripe e as constipações circulam com maior frequência. Por isso não só é necessário lavarmos mais vezes as mãos, mas também de limpar com mais frequência as áreas comuns da casa. Recomendamos ainda a troca regular das toalhas da casa-de-banho.

3 – Massaje pés e mãos

massagem dos pes para o frio

Ao massajar as suas mãos e pés, estará a fazer com que a circulação sanguínea se ative mais eficazmente e que a temperatura corporal aumente. Veja aqui alguns exemplos de exercícios: http://www.dicasdemassagem.com/como-fazer-massagem-nas-maos.

4 – Combata o frio com exercício físico

desporto inverno

Também para ativar a circulação sanguínea, existem exercícios apropriados consoante a idade. Ao realizar exercício físico, o nosso organismo queima gorduras para enviar mais sangue, energia e oxigénio para os músculos. Isso faz com que se produza um aumento da temperatura corporal.

5 – Utilize lençóis térmicos

lençois termicos para o frio

Opte por lençóis térmicos, pois não só evitará a sensação de desconforto ao entrar num lençol frio, como também previnem que o calor se dissipe mais facilmente, o que lhe permitirá descansar de uma forma mais agradável.

6 – Duches quentes

duche quente no inverno

Manter os hábitos de higiene corporal e optar por duches quentes ajuda-nos a proteger dos efeitos do frio. É importante também manter a casa-de-banho quente o suficiente e agasalhar-se bem, para não sofrer choque térmico.

7 – Bebidas quentes para hidratar

Bebida quente para combater frio

No inverno bebemos muito menos água do que no verão, no entanto, precisamos dela na mesma. Um chá quente, para além de ajudar a hidratar o seu corpo, contribuirá para combater o frio e, até, a descansar melhor.

8 – Reforçar o cuidado da pele

tratamento de pele inverno

Durante esta época do ano, a pele tem de lutar contras os efeitos do frio e as mudanças bruscas de temperatura. Para combater estas variáveis, aconselhamos a hidratar, proteger e nutrir a pele, de modo a evitar a escamação da pele, sobretudo mãos, rosto e lábios.

9 – Evite espaços fechados

espacos fechados gripe no frio

Devido ao frio, muitas pessoas permanecem em lugares fechados, com pouca ventilação e por longos períodos de tempo. Nesses casos, a proximidade com pessoas infetadas é determinante para o contágio da gripe. Isto vem, de certo modo, desconstruir o mito de que o frio é sinónimo de gripes e constipações. Segundo o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, não há provas de que a exposição ao frio possa aumentar a probabilidade de se ter uma gripe. Por isso, não deixe de ventilar a sua casa.

10 – Cuide do seu estado de ânimo

psicologico frio estado de alma

É importante manter uma atitude e uma disposição mental positiva, sobretudo no inverno. Durante os meses mais frios, o stress e a tristeza têm maior incidência. Segundo um estudo da Universidade de Toronto, a solidão é um estado que, literalmente, pode provocar ainda mais frio. Há estudos que demonstram que a falta de contacto social pode conduzir a consequências que se manifestam fisicamente, nomeadamente na diminuição da temperatura corporal.

Durante a época fria, tenha sempre em conta estas últimas sugestões para se proteger do frio:

  • Não ficar muitas horas sem comer e optar por refeições quentes;
  • Usar lençóis térmicos e roupas apropriadas para época;
  • Não descuidar os hábitos de higiene e evite espaços fechados;
  • Faça exercício físico e recorra à massagem para ativar a circulação;
  • Hidrate a sua pele;
  • Rodeie-se de pessoas!

Já se sente preparado para o frio? Quais as suas dicas para enfrentar as temperaturas baixas? Partilhe-as connosco, na nossa seção de comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

O seu endereço de email não será publicado.