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10 Dicas para se proteger do Frio

Conheça as nossas dicas e sugestões para se proteger dos efeitos do frio de forma saudável e segura. Recomendamos, sobretudo, a nº 10!

Escrito por: Stannah a 18-01-2017

Com a chegada do frio intenso nas últimas semanas, todos sentimos a necessidade de nos protegermos dos efeitos e do desconforto causado pelas temperaturas baixas. Com os termómetros a baixar, esta altura do ano torna-se propícia o aparecimento de gripes, depressões, acidentes com equipamentos de aquecimento, entre outros. Os passeios também se tornam mais escorregadios devido à chuva e à acumulação de gelo, podendo levar a quedas e acidentes aparatosos com consequências graves. Por isso, decidimos deixar-lhe aqui algumas dicas e sugestões para se proteger de forma saudável e segura do frio!

  1. Cuide bem da sua pele

Durante esta época do ano, a nossa pele reflete várias das consequências associadas à exposição às baixas temperaturas – a pele fica mais seca e áspera, podendo inclusive apresentar algum prurido, escamação ou zonas gretadas. Para evitar que tal aconteça, é importante hidratar e nutrir muito bem a sua pele, sobretudo as mãos, o rosto e os lábios. Assim, recomendamos que opte por um creme cujo efeito hidratante se prolongue durante mais tempo.

  1. Desfrute de um duche quente

Manter os hábitos de higiene e optar por duches quentes irá ajudá-lo a proteger-se dos efeitos do frio. No entanto, é necessário ter especial cuidado com o nível de temperatura da água. O ar frio desta época já torna a nossa pele mais seca, mas se tomar um duche com a água muito quente pode acabar por remover certos óleos naturais que funcionam como uma barreira protetora sobre a pele. É igualmente importante manter a casa-de-banho quente o suficiente para não sentir a diferença de temperatura de forma tão drástica quando acaba o duche.

  1. O que uma massagem terapêutica pode fazer por si 

Uma boa massagem terapêutica pode trazer-lhe inúmeros benefícios na época de frio. Para pessoas que sofrem de artrite nas mãos, por exemplo, uma boa massagem às mãos pode ajudar a aumentar a amplitude de movimento da mão, isto é, o dobrar e rodar do pulso e dos próprios dedos e, ao mesmo tempo, aliviar a dor associada à artrite.

Uma massagem aos pés é também uma ótima terapia, uma vez que ajuda a relaxar e a descomprimir os tendões dos pés e a proporcionar uma sensação de relaxamento total que promove a diminuição dos níveis de ansiedade e stress. Veja aqui alguns exemplos de exercícios que podem ser feitos: http://bit.ly/34MYS99

  1. Faça exercício físico para se proteger do frio intenso

O exercício físico é fundamental para mantermos uma vida saudável em qualquer altura do ano. Infelizmente, durante a época de maior frio, é difícil encontrar a motivação certa para sair de casa e fazer exercício. No entanto, a prática de exercício é uma ótima forma de nos mantermos quentes, uma vez que ativa a circulação sanguínea e aumenta a temperatura corporal. E não precisa sair de casa para se exercitar, dado que pode fazer alguns exercícios no conforto do seu lar. Ao fazer exercício também queima calorias, o que o pode ajudar a compensar os excessos natalícios recentes.

  1. Faça uma alimentação saudável e equilibrada

Por falar em exercício e tentar manter um estilo de vida saudável, existem inúmeros alimentos nutritivos e deliciosos que também podem ajudar a combater o frio desta época. As laranjas, tangerinas e clementinas, por exemplo, são alimentos ricos em vitamina C e que o podem ajudar a manter os níveis de energia e a fortalecer o seu sistema imunitário, de forma a proteger o seu organismo. Nesta época do ano, é igualmente importante ingerir alimentos ricos em Vitamina D. Esta vitamina é particularmente importante para as pessoas mais idosas uma vez que potencia a absorção de cálcio, ajudando a manter os ossos fortes e saudáveis.

Quando falamos de pratos principais, a sopa é a refeição do tempo frio por excelência. Além de ajudar a satisfazer o apetite, é uma ótima opção dada a variedade de vitaminas e minerais que os diferentes ingredientes que a compõe costumam conter.

  1. Descubra os benefícios de uma bebida quente

Nesta altura do ano bebemos menos água do que no verão. No entanto, continuamos a precisar de água para nos mantermos hidratados e, entre as bebidas quentes, o chá é das bebidas mais recomendadas. Há inúmeros sabores e marcas que pode experimentar e dependendo das suas propriedades, há chás que podem ajudar a reduzir a tensão arterial e o nível de colesterol. Por isso, quando quiser combater o frio ou estiver simplesmente à procura de uma bebida reconfortante nestes dias de frio, aposte numa deliciosa chávena de chá!

  1. Vista roupa quente e confortável

Nestes dias em que o frio se faz sentir de forma intensa é importante vestir roupa que o proteja adequadamente. Por isso, recomendamos que use várias camadas de roupa. Assim, se a certa altura se sentir demasiado quente pode sempre escolher retirar uma peça de roupa, ao invés de permanecer desconfortável por falta de um agasalho que o aqueça.

Se tiver de sair à rua, proteja igualmente as mãos e as orelhas com luvas e um gorro. Lembre-se que as extremidades do nosso corpo são as mais difíceis de manter quente e, por isso, é importante usar as peças de roupa adequadas para se proteger. Nesse sentido, também sugerimos que opte por peças feitas em lã para evitar aquela sensação desagradável de coceira. No que toca à roupa da cama, também é importante fazer a escolha certa para se proteger o melhor possível das noites muito frias. Por isso, se possível, escolha lençóis que o ajudem a evitar que o calor se dissipe facilmente, o que lhe permitirá descansar de uma forma mais confortável.

  1. Tenha especial cuidado com os equipamentos de aquecimento

De forma a evitar o frito e as correntes de ar gelado, temos tendência a querer permanecem em lugares fechados e quentes por mais tempo. Nesse sentido, muitas pessoas recorrem a equipamentos de aquecimento, como lareiras e aquecedores. No entanto, a DGS recomenda que sejam tomadas certas precauções para evitar qualquer tipo de acidente ou fatalidade. Entre as precauções recomendadas encontram-se:

  • o cuidado com as lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos a gás. Se tiver algum destes itens em casa, certifique-se de que os espaços onde estes se encontram estão corretamente ventilados para evitar a acumulação de gases nocivos à sua saúde;
  • nunca deixe nenhum dos equipamentos de aquecimento referidos anteriormente acesos ou ligados durante a noite e enquanto dorme, de forma a evitar fogos ou intoxicações.

A reduzida circulação de ar é algo a que deve ter atenção e evitar. Por isso, certifique-se sempre de que há livre circulação de ar entre as diferentes divisões da sua casa. Dessa forma, caso tenha um equipamento de aquecimento ligado, o calor produzido pelo mesmo poder-se-á espalhar pelo resto da casa.

  1. Circular no exterior em dias de frio ou chuva

Andar cá por fora em dias de chuva ou em que há gelo acumulado nos passeios pode revelar-se um grande desafio para pessoas com mobilidade reduzida ou mais idosas. Se é o seu caso, tenha especial cuidado quando circula cá por fora. Ao sair de casa, e caso tenha escadas de acesso ao exterior, certifique-se de que conseguirá descer as escadas em total segurança, em particular se o piso estiver molhado e escorregadio. Apoie-se sempre no corrimão das escadas e desça sem pressa para evitar sofrer uma queda, pois como bem sabemos a pressa é inimiga da perfeição.

Porém, se notar que descer as suas escadas exteriores em dias de chuva ou de muito frio torna-se cada vez mais difícil, atualmente existem diferentes soçuções que o podem ajudar a ultrapassar essa barreira. Na Stannah, por exemplo, temos plataformas elevatórias e um elevador de escadas especificamente desenhado e pensado para o exterior e para o ajudar a superar esse desafio que é descer ou subir as escadas em dias em que o piso se encontra demasiado escorregadio. Assim, poderá continuar a utilizar as escadas exteriores em segurança, sem abdicar da sua independência ou ter de recorrer à ajuda de um familiar para o ajudar. E lembre-se que a sua segurança e a daqueles que lhe são próximos, deve ser sempre uma prioridade e, por isso, se já não se sente seguro a utilizar as escadas exteriores nesta época do ano, recomendamos que procure alternativas para evitar sofrer uma queda grave.

Uma outra solução de mobilidade que o pode ajudar a manter a sua rotina diária sem comprometer a sua segurança e bem-estar são as scooters de mobilidade Stannah. Mesmo num dia chuvoso, poderá sair de casa com a sua scooter de mobilidade, confiante de que nem a chuva e nem o piso escorregadio o impedirão de aproveitar o seu dia . Para um conforto total, as nossas scooters de mobilidade também incluem um kit de inverno, do qual faz parte uma capa de condutor 100% impermeável e que o ajudará a proteger-se melhor da chuva e do frio.

  1. Cuide do seu estado de espírito

Nos meses de maior frio, é importante manter uma atitude e disposição mental positiva. Durante esta época e em particular dado a pandemia pelo COVID-19 que o mundo enfrenta atualmente, os níveis de stress e tristeza têm tendência a aumentar. Segundo um estudo da Universidade de Toronto, a solidão é um estado que pode literalmente provocar ainda mais frio.

Por isso, tenha sempre em conta estas derradeiras sugestões para se proteger e ultrapassar esta época de forma saudável:

  • Opte por refeições quentes e equilibradas;
  • Hidrate muito bem a sua pele;
  • Não descuide os hábitos de higiene e evite espaços fechados ou com reduzida circulação de ar;
  • Faça exercício físico e recorra à massagem terapêutica para ativar a circulação e aumentar o nível de bem-estar;
  • Use roupas apropriadas para a época;
  • Tenha imenso cuidado com os equipamentos de aquecimento;
  • Mantenha-se ligado às pessoas que quem gosta através de mensagens, videochamadas ou uma simples chamada telefónica. Ouvir a voz que quem nos é próximo pode fazer maravilhas pelo nosso estado de espírito e afastar o frio muito mais depressa do que se pode imaginar.