10 Dicas para se proteger do Frio

Conheça as nossas dicas e sugestões para se proteger dos efeitos do frio de forma saudável e segura. Recomendamos, sobretudo, a nº 10!

Com a chegada do frio, todos sentimos a necessidade de nos protegermos dos efeitos e do desconforto causado pelas temperaturas baixas. Com os termómetros a baixar, esta altura do ano torna-se propícia o aparecimento de gripes, depressões, acidentes com equipamentos de aquecimento, entre outros. Os passeios também se tornam mais escorregadios devido à chuva e à acumulação de gelo, podendo levar a quedas e acidentes aparatosos com consequências graves.

Assim, e para que que aproveite esta época natalícia em pleno, damos-lhe a conhecer as melhores dicas e sugestões para se proteger de forma saudável e segura do frio!

  1. Cuide bem da sua pele

Durante esta época do ano, a nossa pele reflete várias das consequências associadas à exposição às baixas temperaturas – a pele fica mais seca e áspera, podendo inclusive apresentar algum prurido, escamação ou zonas gretadas. Para evitar que tal aconteça, é importante hidratar e nutrir muito bem a sua pele, sobretudo as mãos, o rosto e os lábios. Assim, recomendamos que opte por um creme cujo efeito hidratante se prolongue durante mais tempo.

  1. Desfrute de um duche quente

Manter os hábitos de higiene e optar por duches quentes irá ajudá-lo a proteger-se dos efeitos do frio. No entanto, tenha cuidado com o nível de temperatura da água. O ar frio desta época já torna a nossa pele mais seca, mas se tomar um duche com a água muito quente pode acabar por remover certos óleos naturais que funcionam como uma barreira protetora sobre a pele. É igualmente importante manter a casa-de-banho quente o suficiente para não sentir a diferença de temperatura de forma tão drástica quando acaba o duche.

  1. O que uma massagem terapêutica pode fazer por si nesta época do ano

Uma boa massagem terapêutica pode trazer-lhe inúmeros benefícios nesta época de frio. Para pessoas que sofrem de artrite nas mãos, por exemplo, uma boa massagem às mãos pode ajudar a aumentar a amplitude de movimento da mão, ou seja o dobrar e rodar da mão, do pulso e dos próprios dedos e, ao mesmo tempo, aliviar a dor associada à artrite.

Uma massagem aos pés é também uma ótima terapia, uma vez que ajuda a relaxar e a descomprimir os tendões dos pés e a proporcionar uma sensação de relaxamento total que promove a diminuição dos níveis de ansiedade e stress. Veja aqui alguns exemplos de exercícios que podem ser feitos: http://bit.ly/34MYS99

  1. Faça exercício físico para se proteger do frio intenso

O exercício físico é fundamental para mantermos uma vida saudável em qualquer altura do ano. Infelizmente, durante a época de maior frio, é difícil encontrar a motivação certa para sair de casa e fazer exercício. No entanto, a prática de exercício é uma ótima forma de nos mantermos quentes, uma vez que ativa a circulação sanguínea e aumenta a temperatura corporal. Ao fazer exercício também queima calorias, o que o pode ajudar a compensar os excessos natalícios cometidos, como os inúmeros doces e iguarias típicas desta época.

  1. Faça uma alimentação saudável e equilibrada

Por falar em exercício e tentar manter um estilo de vida saudável, existem inúmeros alimentos nutritivos e deliciosos que também o podem ajudar a combater o frio nesta época. As laranjas, tangerinas e clementinas, por exemplo, são alimentos ricos em vitamina C e que o podem ajudar a manter os níveis de energia e a fortalecer o seu sistema imunitário, de forma a proteger o seu organismo de infeções, como os vírus que causam a gripe e as constipações e que circulam com maior frequência por esta altura. Nesta época do ano, é igualmente importante ingerir alimentos ricos em Vitamina D. Esta vitamina é particularmente importante para as pessoas mais idosas uma vez que potencia a absorção de cálcio, ajudando a manter os ossos fortes e saudáveis.

Quando falamos de pratos principais, a sopa é a refeição do tempo frio por excelência. Além de ajudar a satisfazer o apetite, é uma ótima opção dada a variedade de vitaminas e minerais que os diferentes ingredientes que a compõe costumam conter.

  1. Descubra os benefícios de uma bebida quente

Nesta altura do ano bebemos menos água do que no verão. No entanto, continuamos a precisar de água para nos mantermos hidratados e, entre as bebidas quentes, o chá é das bebidas mais recomendadas. Há inúmeros sabores e marcas que pode experimentar e dependendo das suas propriedades, há chás que podem ajudar a reduzir a tensão arterial, o risco de enfarte e o nível de colesterol. Por isso, quando quiser combater o frio ou estiver simplesmente à procura de uma bebida reconfortante nestes dias de frio, aposte numa deliciosa chávena de chá!

  1. Vista roupa quente e confortável

Nos dias em que o frio se faz sentir de forma intensa ou surge juntamente com rajadas de vento é importante vestir roupa que o proteja adequadamente. Por isso, recomendamos que use várias camadas de roupa, assim, se a certa altura se sentir demasiado quente pode escolher retirar uma peça de roupa.

Proteja igualmente as mãos e as orelhas com luvas e um gorro. Lembre-se que as extremidades do nosso corpo são as mais difíceis de manter quente, por isso, é importante usar os itens adequados para se proteger e, nesse sentido, também sugerimos que opte por peças feitas em lã para evitar aquela sensação desagradável de coceira. No que toca à roupa da sua cama, também é importante fazer a escolha certa para se proteger do frio. Por isso, se possível, escolha lençóis térmicos para evitar aquela sensação de desconforto ao entrar num lençol frio e impedir que o calor se dissipe mais facilmente, o que lhe irá permitir descansar de uma forma mais agradável.

  1. Tenha especial cuidado com os equipamentos de aquecimento

De forma a evitar o frito e aquelas correntes de ar gelado, temos tendência a querer permanecem em lugares fechados e agradavelmente quentes por mais tempo. Nesse sentido, muitas pessoas recorrem a equipamentos de aquecimento, como lareiras e aquecedores. No entanto, a DGS recomenda que sejam tomadas certas precauções para evitar qualquer tipo de acidente ou fatalidade. Entre as precauções recomendadas encontram-se:

A reduzida circulação de ar é algo a que deve ter atenção e evitar. Por isso, certifique-se sempre de há uma livre circulação de ar entre as diferentes divisões da sua casa. Dessa forma, caso tenha um equipamento de aquecimento ligado, o calor produzido pelo mesmo também poder-se-á espalhar pelo resto da casa.

  1. Circular no exterior em dias de chuva

Andar cá por fora em dias de chuva ou em que há gelo acumulado nos passeios pode revelar-se um grande desafio para pessoas com mobilidade reduzida ou mais idosas. Se é o seu caso, ou tem um familiar ou amigo com problemas de mobilidade, tenha especial cuidado com o piso molhado nesta altura do ano. Ao sair de casa, e caso tenha escadas de acesso ao exterior, certifique-se de que conseguirá descer as escadas em total segurança mesmo que o piso esteja molhado e escorregadio. Apoie-se sempre no corrimão das escadas e desça sem pressa e com a confiança de que não irá sofrer uma queda desastrosa, pois como bem sabemos a pressa é inimiga da perfeição.

No entanto, se notar que descer as suas escadas exteriores em dias de chuva ou de muito frio torna-se cada vez mais difícil, atualmente existem diferentes opções que o podem ajudar a ultrapassar essa barreira. Na Stannah, por exemplo, temos elevadores de escadas e plataformas elevatórias especificamente desenhadas e pensadas para o exterior e para o ajudar a superar esse desafio que é descer ou subir as escadas em dias em que o piso se encontra demasiado escorregadio. Desta forma, poderá utilizar as escadas exteriores em segurança e manter a sua rotina sem abdicar da sua independência ou ter de recorrer à ajuda de um familiar ou amigo para o ajudar. E lembre-se que a sua segurança, ou a daqueles que lhe são próximos, deve ser sempre uma prioridade e, por isso, se já não se sente seguro a utilizar as escadas exteriores nesta época do ano, recomendamos que procure alternativas para evitar sofrer uma queda grave.

Uma outra solução de mobilidade que o pode ajudar a manter a sua rotina diária sem comprometer a sua segurança e bem-estar são as scooters de mobilidade Stannah. Mesmo num dia chuvoso, poderá sair de casa com a sua scooter de mobilidade, confiante de que nem a chuva e nem o piso escorregadio o impedirão de aproveitar o seu dia tal como havia planeado. Para um conforto total, as nossas scooters de mobilidade também incluem um kit de inverno, do qual faz parte uma capa de condutor 100% impermeável e que o ajudará a proteger-se melhor da chuva e do frio.

  1. Cuide do seu estado de espírito

Nos meses de maior frio, é importante manter uma atitude e disposição mental positiva. Durante esta época e em que os termómetros começam a baixar, os níveis de stress e tristeza têm tendência a aumentar. Segundo um estudo da Universidade de Toronto, a solidão é um estado que pode literalmente  provocar ainda mais frio.

Há ainda outros estudos que demonstram que a falta de contacto social pode traduzir-se em efeitos que se manifestam fisicamente, nomeadamente, na diminuição da temperatura corporal. Por isso, durante esta época de maior frio, tenha sempre em conta estas derradeiras sugestões para se proteger:

Escrito por: Stannah a 18-01-2017