10 Exercícios Indicados para a Osteoporose

Conheça quais as melhores estratégias para tratar esta doença e fique a par dos exercícios físicos mais recomendados para pessoas com osteoporose

Escrito por: Stannah

exercicios-para-tratamento-da-osteoporose

Osteoporose – Tratamento e Exercícios

O diagnóstico precoce e o início de um tratamento direcionado para quem sofre de osteoporose estão na base da diminuição das fraturas osteoporóticas e da evolução da própria doença. Um estilo de vida saudável (alimentação e exercício físico), medição aconselhada e prevenção das quedas são os segredos do tratamento da osteoporose. Apesar de não reverterem a perda óssea por completo, ajudam a melhorar a massa óssea e permitem que continue a viver uma vida ativa e perfeitamente normal.

Alimentação saudável

Escolher um cardápio variado e equilibrado irá contribuir para melhorar a saúde dos ossos. Alimentos ricos em cálcio e vitamina D são os mais privilegiados na dieta para pessoas com osteoporose.

Prevenção das quedas

Prevenir o risco de queda é tão importante como adotar um estilo de vida saudável. Para reduzir as hipóteses de cair é muito importante que reconheça os motivos que levam a que isto acontece, sejam relacionados consigo ou com o ambiente externo em que vive. Deverá também corrigir hábitos e atitudes que possam favorecer as quedas e, mais importante ainda, deverá tornar a sua casa mais segura e livre de perigo de quedas já que é no conforto do nosso lar, principalmente nas escadas de casa, que este tipo de acidentes acontece com mais regularidade.

Medicação

Tomar a medicação aconselhada, de acordo com as indicações médicas, é muito importante para o tratamento da osteoporose. Os medicamentos podem destinar-se a ajudar a aumentar a massa óssea e reduzir o risco de sofrer uma fratura ou, simplesmente, ajudar a controlar a dor.

Exercício físico

A atividade física auxilia a fortalecer os ossos porque favorece a entrada de cálcio nos ossos. Com moderação, o exercício de musculação é mais indicado, desde que adequado à faixa etária a que se destina. As sessões podem ser realizadas 2 ou 3 vezes por semana.

Exercícios para fortalecer os ossos – equilíbrio, postura e treino funcional

Os exercícios abaixo recomendados promovem boa postura, força, movimento, flexibilidade e equilíbrio. No entanto, sugerimos que se aconselhe com o seu fisioterapeuta ou médico antes de iniciar qualquer plano de exercícios físicos para a osteoporose.

  1. Exercícios de equilíbrio: fortalecem as pernas e desafiam a estabilidade, ajudando na questão do risco de queda.
  2. Exercícios de postura: Melhoram a postura, ajudam a manter as costas e ombros na posição certa e diminuem as possibilidades de quebrar os ossos da coluna vertebral
  3. Exercícios funcionais: melhoram o movimento, ajudando a realizar as tarefas diárias na perfeição.

Antes de começar com os exercícios, deve seguir as recomendações seguintes:

  • Não flexione totalmente o tronco, porque pode danificar sua coluna ou até fraturá-la, caso a osteoporose esteja avançada;
  • Evite reter a respiração durante muito tempo; melhor será manter um ritmo constante;
  • Realizar três séries de 10 ou 15 repetições cada exercício, descansando um minuto e meio entre cada série;
  • Estes exercícios deverão ser feitos entre 3 a 5 vezes por semana;
  • Não se esqueça de fazer o aquecimento muscular, antes de começar, e de fazer alongamentos, quando finalizar os exercícios

10 exercícios para a Osteoporose

  1. Caminhe a passos rápidos durante 15 minutos sem parar, de preferência ao ar livre.
  2. De pé, apoie as mãos nas costas de uma cadeira e flexione o joelho, mantendo sempre as costas retas. Suba e baixe o joelho até onde conseguir. Depois, faça o mesmo com o outro.
  3. De pé, com os braços esticados e as mãos espalmadas, apoiadas contra uma parede, leve o corpo para a frente, flexionando os cotovelos, levando o peito até onde as mãos estão apoiadas, ficando na diagonal, sem levantar os pés nem os calcanhares do chão. Mantenha-se assim durante alguns segundos e volte à posição inicial.
  4. De pé, de costas contra uma parede, abra um pouco as pernas e flexione os joelhos, fazendo deslizar as costas pela parede. Tente subir e baixar, sempre com cuidado.
  5. Suba e desça um degrau ou vários. Pode fazê-lo, começando com o pé direito e, em seguida, fazendo o mesmo com o pé esquerdo.
  6. Sentado numa cadeira, com as costas bem apoiadas nas costas de uma cadeira, coloque as mãos atrás da cabeça, à altura da nuca. Abra bem a caixa torácica, inspirando até encher completamente os pulmões de ar. Em simultâneo, leve os cotovelos para trás, o máximo que puder. De seguida, expire, calmamente, voltando à posição inicial.
  7. Sentado, coloque as mãos até às costas, ao nível da cintura, e inspire fundo, enquanto impulsiona os cotovelos e ombros para trás. De seguida, expire, calmamente, voltando à posição inicial.
  8. Deitado num colchão, estique o braço direito, rodando-o para trás, até conseguir pressionar a palma da mão contra o chão, por alguns segundos. Volte à posição inicial e repita o exercício com o braço esquerdo.
  9. Coloque-se lateralmente contra uma parede, com o ombro encostado à superfície. Vire para a parede a palma da mão mais próxima. Dê um passo à frente, flexionando o joelho da perna mais próxima da parede. Mantenha a postura por alguns segundos e volte à posição inicial. Depois de repetir, volte-se, e faça o mesmo exercício com a outra perna.
  10. Deitado de barriga para cima, com os braços ao longo do corpo, flexione ambas as pernas até apoiar as plantas dos pés. Eleve, então, com muito cuidado, a pélvis para cima. Mantenha alguns segundos e volte à posição inicial.

Imagem ilustrativa da pratica de yoga para a osteoporose

Yoga – o aliado no tratamento da osteoporose

O Yoga, conjunto de exercícios físicos e respiratórios para atingir bem-estar e controlo físico e mental, tem vindo a demonstrar-se um excelente aliado no tratamento da osteoporose. Do variado leque de benefícios, mentais e físicos, destacamos aqueles que ajudam no tratamento desta doença:

  • Melhora a postura e equilíbrio
  • Fortalece os nossos músculos
  • Aumenta a resistência
  • Diminui as dores de costas

Contudo, existem alguns exercícios – posições – que não são indicados para pessoas com baixa densidade óssea. Como tal, importa, sobretudo saber quais as posições do Yoga que deve praticar e quais as que não deve pôr em prática.

Exemplos de posturas de Yoga contra-indicadas:

Postura da cegonha, ponte ou pinça yoga osteoporose

Torção da coluna sentada e triângulo com rotação do tronco yoga osteoporose

Postura de pomba e postura de pombo com perna estendida yoga osteoporose

Exemplos de posturas de Yoga indicadas:

Posições do yoga recomendadas para osteoporose

posição yoga para tratemento da osteoporose

posição de yoga para osteoporose

exercicios de yoga para a osteoporose

Outros exercícios contra-indicados para Osteoporose

Exercícios de Alto Impacto: atividades físicas que exijam pular ou correr (como basquetebol ou voleibol) aumentam o risco de fraturas nos ossos fragilizados. Prefira exercícios de ritmo mais lento e controlado.

Costas e quadris: desportos como o Golf, que estimulam a girar sobre os quadris; alongamentos que encorajam a tocar na ponta dos pés ou atividades de ginásio que requerem inclinação (como exercícios de hipertrofia peitoral) devem ser evitados uma vez que podem comprimir os ossos mais frágeis.


Adoptar um estilo de vida saudável e ativa só lhe trará benefícios e, certamente, ajudará a cuidar da saúde dos seus ossos. Costuma praticar alguns dos exercícios sugeridos? E quanto à alimentação? É saudável? Conheça as nossas dicas de alimentação saudável e saiba quais os melhores alimentos para tratar e prevenir a osteoporose.