6 dicas para quando os seus pais não querem ouvi-lo

Saiba o que fazer quando os nossos pais decidem não ouvir os nossos concelhos.

Escrito por: Stannah

imagem de um senhor idoso sentado e sozinho

Os nossos pais sempre nos disseram para ouvir o que eles dizem, mas e quando são eles que recusam a ouvir-nos? Este tipo de situação acontece quando percebemos que os nossos pais não querem saber o que dizemos sobre a saúde e alimentação deles; os cuidados a ter em casa; a medicação que devem tomar a tempo e horas ou outras questões importantes. Não obstante a esta situação, decidimos partilhar algumas formas de agir quando isto acontece.

Os meus pais não ouvem os meus conselhos? E agora?

Um pesquisa recente que uniu a Universidade da Pensilvânia, o Instituto de New Jersey Para O Envelhecimento Bem Sucedido e a Escola de Medicina Osteopática Rowan constatou que 77% dos filhos adultos pensam que os seus pais são teimosos, não ouvem os seus conselhos e não pedem ajuda com os problemas diários. No entanto, não pense que não existem formas de corrigir esta situação.

Envelhecer em casa

O que fazer quando os seus pais recusam a sua ajuda?

Depois de algumas leituras sobre o que os especialistas dizem sobre este assunto, ficam aqui as 6 dicas para quando os seus pais não o ouvem:

#Dica 1

Tente perceber a motivação por detrás do comportamento dos seus pais. Será que eles agem desta forma por força do hábito, para afirmar a independência ou por estarem deprimidos ou confusos? De que têm eles medo?

#Dica 2

Decida o quão importante é o problema. É algo que tem a ver com a segurança e bem-estar dos seus pais ou é algo pelo qual não vale a pena chatear-se? Já diz a sabedoria popular, escolha bem as suas batalhas.

pais idosos não ouvem os filhos

#Dica 3

Muitas vezes os nossos pais não ouvem os nossos conselhos, mesmo que estes sejam ditos em prol do bem-estar deles. Se não adianta argumentar desta forma, experimente falar no quão felizes os netos vão ficar por saber que os avós estão a fazer o melhor por eles mesmos.

#Dica 4

Trate os seus pais como adultos que são. Os especialistas assumem que lidar com pais teimosos não é o mesmo que lidar com uma criança teimosa”. Não devemos infantilizar em excesso a situação e devemos perceber que os mais velhos são autónomos, salvo exceções, ao contrário das crianças.

velhos amigos

#Dica 5

Aceite a situação. Por vezes, não conseguimos mudar as pessoas, mas podemos ajuda-las a serem felizes como são.

#Dica 6

Nunca, mas nunca se dê por vencido. Faça tudo para facilitar a vida dos seus pais ao mesmo tempo que contribui para a felicidade deles. Eles vão apreciar o seu gesto.