5 resoluções de ano novo, especialmente para os idosos

Conheça as nossas sugestões e defina os seus objetivos para 2018. Ano novo, vida nova.

Escrito por: Stannah

resolucoes ano novo

O dia 1 de janeiro está ao virar da esquina. Isto significa que o novo ano está a chegar e traz com ele a oportunidade de um novo começo, de novos sonhos, de novas metas. Como tal, aproveite estes últimos dias de 2017 para refletir sobre a sua vida como um todo. Está feliz com a saúde? Tem passado tempo suficiente com as sua família e amigos próximos? Tem investido em si?

Defina as suas metas para 2018, o que realmente gostaria de concretizar em 2018. Pense em si e no que poderá ajudá-lo a viver verdadeiramente mais feliz no próximo ano. Como forma de ajudá-lo, sugerimos 8 resoluções de ano novo realistas que aconselhamos que considere.

Exercite o seu corpo (pelo menos 10 min por dia)

Praticar exercício físico é a chave do sucesso para um envelhecimento saudável. Por isso, faça desta sugestão uma das suas metas para 2018. No entanto, deverá sempre consultar o seu médico para que este o ajude a encontrar um plano adequado à sua saúde e à sua condição física.

faça da prática de exercício físico um objetivo para 2018

Se é iniciante na prática de exercício físico, os especialistas recomendam 10 minutos do seu dia para se exercitar, com um aumento gradual à medida que vai praticando e à medida que se vai sentindo mais capaz. A atividade física traz inúmeros benefícios às pessoas idosas, mesmo aquelas que sofrem de restrições de saúde. Exercícios como Tai Chi, aeróbica aquática, caminhadas e alongamentos também podem ajudá-lo a controlar seu peso, fortalecer os seus músculos e ossos e melhorar seu equilíbrio, postura e humor.

Explore novas oportunidades. 

Ano novo, novos desafios e novas oportunidades. Envolva-se num projeto de voluntariado. Além de estar a ajudar uma causa, o trabalho de voluntariado traz inúmeros benefícios a quem o pratica. O principal é a recuperação da autoestima, mas há também a diminuição da ansiedade e do stress, além de ajudar na prevenção de quadros depressivos.

Doar conhecimentos e encontrar novas capacidades pode ser a melhor descoberta de quem está na terceira idade. Os problemas de depressão que são bastante comuns nessa fase da vida têm solução através do uso do tempo livre no trabalho voluntário.

Dedique-se a um passatempo

Quando foi a última vez que praticou o seu passatempo preferido? Está na hora de recuperar uma das coisas que mais gostava de fazer e torná-la num dos objetivos para 2018. Pesca? Costura? Pintura? Jardinagem?  Fotografia? Aproveite a oportunidade e tente convidar um seu familiar, por exemplo um neto, para participar consigo no seu passatempo preferido.

Desafie o seu cérebro regularmente

Estimular o seu cérebro é tão importante como praticar exercício físico para garantir um envelhecimento saudável. Desafiar o cérebro regularmente mantém as habilidades cognitivas ágeis, ao mesmo tempo que reduz a probabilidade de perda de memória. No próximo ano, faça da prática de atividades cognitivas uma das metas para 2018 e aproveite as nossas sugestões de exercícios de memória.

Ler é uma ótima meta para 2018

Quanto mais usar o seu cérebro, melhor ele funcionará. Leia. Faça palavras cruzadas. Experimente Sudoku. A socialização também impulsiona o seu cérebro, por isso, procure clubes de leitura ou grupos de discussão na sua biblioteca local ou num centro para a terceira idade. Ou faça um curso numa faculdade sénior  – alguns oferecem aulas gratuitas para adultos de 65 anos ou mais.

Aposte na sua segurança

Avalie a sua casa e torne-a mais segura e acessível. Dê um passeio pelos corredores, sala de estar, cozinha e casas de banho, e observe as áreas específicas que se apresentem como um perigo potencial para a sua segurança e acessibilidade. Mantenha também as coisas sempre arrumadas para não tropeçar em objetos espalhados pela casa.

Pare de fumar (se for o caso)

Você sabia que os fumadores são duas vezes mais propensos a desenvolver doenças cardíacas que os não fumadores? Nunca é tarde demais para deixar de fumar, por isso, faça deste desafio um dos sonhos para 2018. Ao deixar de fumar estará a apostar na sua saúde, além de que terá mais energia para fazer o que gosta. Aconselhe-se com o seu médico sobre a melhor forma de deixar de fumar. Não perca a esperança só porque não consegui no passado.

Seja consciente sobre sua saúde geral

A terceira idade traz consigo mudanças. Então faça da sua saúde uma prioridade para 2018. Visite o seu médico anualmente, se não mais, e seja pró-ativo quando se trata do seu bem-estar em geral. Siga os conselhos do seu médico pois vão ajudá-lo a ter um 2018 mais feliz e saudável.

Seja quais foram as suas resoluções de ano novo, o importante é que viva feliz em 2018. Comece com uma resolução de cada vez e, em seguida, defina os prazos no seu calendário para as próximas resoluções. Se não conseguiu concluir a resolução dentro do prazo expectante, ajuste novamente o calendário e continue a trabalhar. O importante é não desistir e concluir todos as metas para 2018.