8 atividades e jogos de memória para idosos

Saiba que atividades estimulam o cérebro e ajudam a atenuar a perda de memória associada ao envelhecimento

Escrito por: Stannah

Já lhe aconteceu não saber das chaves de casa ou esquecer-se de alguns nomes? Estas são situações pelas quais todos passamos. Os lapsos de memória podem ser assustadores, dado que podem representar um sinal de alerta para certas doenças, como a doença de Alzheimer.

No entanto, existem estratégias eficazes para estimular a memória, como os jogos de memória para idosos, que podem contribuir para a melhoria cognitiva e o bem-estar mental.

Por que razão perdemos a memória à medida que envelhecemos?

O esquecimento pode ser algo perfeitamente normal do processo de envelhecimento de uma pessoa. À medida que envelhecemos, existem várias mudanças que ocorrem em todas as partes do corpo, incluindo o cérebro. Com o passar dos anos, é comum passarmos por mudanças fisiológicas, que podem incluir:

  • O hipocampo: com o avançar da idade, esta região do cérebro, responsável pela formação e recuperação de memórias, deteriora-se;
  • As hormonas: responsáveis por proteger, restaurar e despertar o crescimento das células do cérebro também diminuem com a idade;
  • Há uma diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro, o que pode prejudicar a memória.

Por tudo isto, é normal que ao envelhecermos a perda de memória seja mais notória. Por isso, é tão comum ouvirmos frases como “A minha memória já não é o que era!”.

Ainda assim, a perda de memória pode representar também o aparecimento de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer ou Parkinson. Procure o seu médico de família para perceber a origem da sua perda de memória.

Atividades e jogos de memória para idosos

Apesar de, a partir de uma determinada altura da vida, a qualidade de armazenamento de novas informações começar a ser menor, este processo natural pode ser retardado com a prática de jogos de memória e exercícios que estimulam a sua capacidade cognitiva.

Vejamos alguns jogos de memória grátis para jogar e poder praticar para estimular a memória:

1. Jogos com palavras e números

Os jogos com palavras e números são uma excelente opção para manter a sua memória em dia.
O Sudoku, por exemplo, é um jogo de lógica muito divertido. Este quebra-cabeça requer paciência, atenção e boa aptidão para cálculos simples. Tem como objetivo colocar os números de 1 a 9 em cada linha, coluna e quadrado de 3×3.

A regra é não repetir números na horizontal e vertical. Existem diferentes sites que permitem que jogue Sudoku online, como o Geniol ou o WebSudoku.

Se for daquelas pessoas que prefere usar o papel e a caneta, poderá imprimir alguns sudokus através do site Printable Sudoku. Recomendamos que inicie este jogo pelo modo “Fácil” para perceber a lógica deste passatempo. Posteriormente, arrisque um nível mais avançado e divirta-se!

Além do sudoku, as palavras-cruzadas funcionam como uma excelente ginástica cerebral. Este jogo de memória, amplamente conhecido, consiste em completar/preencher os espaços vazios de uma grelha com letras que juntas formam uma palavra na vertical e na horizontal.

Para preencher os espaços corretamente, são-lhe dados alguns sinónimos da palavra que deve colocar. Este jogo ajuda a combater a perda de memória, pois quanto mais informação o cérebro recebe, mais sedento de novos dados fica.

Ficou curioso e quer começar já a jogar? Pode encontrar estes jogos de memória para idosos através do site Palavras Cruzadas ou do Instituto de Camões, onde terá acesso a uma grande variedade de palavras-cruzadas.

2. Jogos com imagens

jogos de imagens para idosos

Não são só os números e as palavras que podem exercitar o seu cérebro. Os jogos com imagens também têm um papel importante no cuidado da sua memória. Os jogos com imagens são dos jogos de memória para idosos com mais dinâmica e interatividade visto que apelam também à estimulação visual.

O jogo das diferenças ou como também conhecido como “Encontre as 7 diferenças”, é um dos jogos mais eficientes para estimular a memória na terceira idade. Este jogo irá obrigá-lo a praticar a sua perceção e capacidade de análise ao procurar diferenças entre duas imagens que aparentemente parecem iguais.

Existem vários sites online que disponibilizam este tipo de jogos de memória grátis como, por exemplo: 1001 jogos ou Brincar.

Outra forma de encontrar este tipo de jogos é fazer uma pesquisa na rede social Facebook. Através da opção “Jogos”, poderá escrever na área de pesquisa “Diferenças” e aparecer-lhe-á um rol de possibilidades para poder divertir-se e exercitar a memória.

O jogo da memória, tal como o próprio nome indica, remete para um jogo treino da memória. Requer uma grande atenção por parte de quem joga. Funciona normalmente com imagens e é ideal para estimular a sua concentração e a sua capacidade visual.

Tal como o jogo das diferenças, o jogo da memória pode ser jogado online e de e na rede social Facebook. É também um excelente jogo para jogar com os seus netos.

3. Dominó

O Dominó permite-lhe desenvolver toda uma estratégia de jogo e, por isso, é ótimo para desenvolver habilidades que ajudam a prevenir a perda de memória. O objetivo passa por colocar todas as peças do seu jogo na mesa. Ganha quem for o primeiro a fazê-lo.

Este jogo é muito usado quando se pensa em estratégias para estimular a memória, ao despertar a concentração, a perceção visual, o raciocínio lógico e promove o convívio social.

4. Dança e teatro

Praticar uma atividade como o teatro ou a dança irá obrigá-lo a decorar falas, movimentos ou instruções. Desta forma, é possível exercitar a memória ao mesmo tempo que se diverte.

Além disso, promove o envelhecimento saudável e ativo. Existem várias juntas de freguesia que disponibilizam este tipo de atividades, pelo que aconselhamos a informar-se sobre os programas disponíveis na sua área de residência.

Caso não encontre a atividade que procura, tente descobrir se existe algum local perto da sua morada onde possa desfrutar destas atividades.

5. Aprender uma língua

Nunca é tarde para aprender e o existem enormes benefícios para o fazer. Segundo o estudo disponibilizado pela revista de Neurologia, aprender uma língua atrasa o aparecimento de doenças associadas à demência, pois incentiva-nos a exercitar a memória.

Atualmente, existem várias Universidades direcionadas para os mais idosos em diferentes cidades. Há ainda juntas de freguesia e bibliotecas municipais que disponibilizam a oportunidade de aprender uma nova língua gratuitamente.

Por isso, aconselhamos que se informe sobre quais os locais e atividades mais apropriados para si e divirta-se enquanto aprender algo novo.

6. Passar conhecimento e ensinar algo a alguém

Se nunca é tarde para aprender, então para ensinar também não. Ao ensinar conseguimos desenvolver ainda mais as nossas capacidades cognitivas. Desta forma, melhoramos a nossa memória.

O conhecimento acumulado ao longo de toda a vida é precioso, por isso, se tiver a oportunidade de o partilhar, não hesite! Ao educar e partilhar conhecimento estará não só a enriquecer a vida de quem o ouve e aprende consigo, mas também a treinar a sua própria memória e a tornar os seus dias mais animados e divertidos.

7. Escrever um diário autobiográfico

Nunca sentiu vontade de reviver a sua vida? Ou de deixar relatos incríveis para as seguintes gerações da sua família ficarem com uma recordação sua? Escrever um diário ou até um livro é ótimo para trabalhar a produtividade do nosso cérebro.

A escrita constitui um grande exercício cognitivo, principalmente se escrevermos uma autobiografia. O facto de estarmos a descrever a nossa vida presente e passada por palavras faz-nos utilizar muito mais a nossa memória.

8. Passear

Pode parecer a atividade mais simples de realizar, mas é das que pode trazer mais benefícios independentemente da idade. Passear ou simplesmente caminhar é essencial tanto para manter uma mente sã como um corpo são.

Segundo o recente estudo publicado no British Journal of Sports Medicine, caminhadas de 11 minutos por dia podem reduzir o risco de morte prematura.

Assim, o simples ato de sair de casa e passear, nem que seja próximo da sua residência já melhora a sua qualidade de vida e ajuda a estimular a sua memória. Quando saímos de casa observamos tudo à nossa volta, desde carros, pessoas, animais, árvores… Tudo isto é essencial para colocar a nossa mente a pensar e a processar toda a informação.

Contudo, muitas das vezes não é possível a pessoas com mobilidade reduzida fazerem essas caminhadas com frequência.

As dificuldades de locomoção não podem ser um entrave nos seus passeios. Com as scooters de mobilidade Stannah pode desfrutar de passeios ao ar livre com toda a liberdade e independência. Desta forma, pode continuar a passear e a conhecer novos lugares com toda a segurança e tranquilidade.

Se ficou interessado num dos nossos modelos, não perca tempo e agende já o seu test drive gratuito!