7 motivos pelos quais deve deixar que o seu familiar envelheça em casa

Cada vez mais os idosos preferem envelhecer em casa. Conheça as razões pelas quais deve permitir que tal aconteça.

casa stannah
Casa: 5 espaços onde pode melhorar a acessibilidade
10 Setembro, 2016
Quando os seus pais não o querem ouvir
6 dicas para quando os seus pais não querem ouvi-lo
4 Outubro, 2016
envelhecer em casa

De acordo com a AARP, associação que ajuda pessoas com mais de 50 anos a melhorar a sua qualidade de vida, 90% das pessoas escolhem ficar a viver nas suas casas à medida que envelhecem. Apesar desta determinação representar uma enorme preocupação para si, caso seja parente de uma pessoa que tomou esta decisão, a verdade é que existem vários motivos pelas quais deve concordar que isto aconteça. Esclarecemos quais.

Motivo #1

Familiaridade: a ideia de viver no conforto do seu próprio lar é algo com que todos sonhamos quando investimos na compra de uma casa e a verdade é que, à medida que envelhecemos, esta ideia torna-se cada vez mais presente. Por isso, respeite esta decisão pois conceitos como familiaridade e consistência são muito importante para que o seu familiar envelheça feliz.

Motivo #2

Garantia de uma casa segura e acessível: a casa dos seus pais está preparada para que não passe os dias preocupado com o medo de que este possa não estar seguro? Não se preocupe. Hoje em dia, existem diversos equipamentos de mobilidade, indicados para cada divisão da casa, que podem ajudar a readaptar a moradia onde o seu parente vive, mantendo-o ativo, seguro e confortável.

elevadores de escadas stannah

Os elevadores Stannah garantem uma maior segurança dentro de casa.

Motivo #3

Número de recursos disponíveis: A quantidade de recursos disponíveis para ajudar as pessoas a envelhecer no conforto do seu lar tem vindo a aumentar consideravelmente e, hoje em dia, a opção de deixar essas pessoas sozinhas em casa não representa perigo ou abandono, mas sim confiança de que está a contribuir para a felicidade daquele que tanto gosta. Equipamentos de mobilidade projetados para facilitar o dia-a-dia destas pessoas, refeições ao domicílio, serviços de apoio telefónico como é o caso da teleassistência da Cruz Vermelha Portuguesa são alguns exemplos de recursos que visam melhorar a qualidade de vida, saúde, segurança e autoestima dos seus utilizadores.

Motivo #4

Stress e tensão: envelhecer é um processo natural, gradual e contínuo, mas nem por isso a chegada da terceira idade deixa de ser assustadora para a maior parte das pessoas. A ideia de que deixamos de ser capazes de cuidar de nós próprios pode ser avassaladora e, por vezes, sinónimo de grande stress e tensão. Permitir que o seu familiar viva sozinho pode reduzir consideravelmente este conjunto de perturbações orgânicas. Mas não se esqueça de zelar sempre pela segurança do seu familiar, isto é, permita que este viva sozinho assegurando as melhores condições para que este não se sinta vulnerável;

Motivo #5

Afastamento: quando não concordamos com as decisões que os nossos familiares tomam, por vezes, estes afastam-se e deixam de partilhar o que sentem connosco, “fechando-se em copas”. E não queremos que tal aconteça. Por isso, ao concordar com a decisão que o seu parente tomou, a relação de confiança entre ambos aumenta e a felicidade também.

 

Envelhecer em casa

Envelhecer em casa é sinónimo de felicidade para a maior parte dos idosos

Motivo #6

Perda de independência: ao optar por colocar o seu parente num lar, na maior parte das vezes, estes sentem que acabaram de perder a sua independência. Este sentimento é muito importante e fundamental para a autoestima, autoconfiança e bem-estar durante o processo de envelhecimento. Por isso ao concordar com a decisão do seu familiar está a reforçar o sentimento de independência do mesmo, ao mesmo tempo que melhora a forma como este se sente.

Motivo #7

Felicidade: O último, mas o mais importante de todos – sentir que as nossas ações contribuem para a felicidade dos nossos parentes queridos. Conforme descrito no início do artigo, 90% das pessoas preferem envelhecer em casa e, face à percentagem, é provável que o seu familiar seja um deles. Por isso, é certo que eles vão apreciar esta sua atitude.

No geral, o nosso objetivo principal é garantir que os nossos familiares se sentem felizes e seguros. Permitir que estes permaneçam na sua própria casa por tanto tempo quanto possível pode parecer a opção mais difícil, mas caso tome as precauções devidas está é, sem dúvida, a decisão mais acertada.

As razões que lhe apresentamos são suficientes para convencê-lo a deixar o seu familiar envelhecer em casa? Conhece outras que também são importantes para si? Partilhe connosco

Daniela Sepúlveda
Daniela Sepúlveda
Editora da Stannah Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Solicite um catálogo grátis!
Fácil e rápido. Folheie o nosso catálogo e conheça melhor os nossos equipamentos.
Receba o catálogo gratuitamente e sem compromisso em sua casa.