Laços sociais: o segredo para uma vida longa e gratificante

Escrito por: Stannah

Desvende os segredos para uma vida longa e gratificante

O que significa viver uma vida gratificante? Embora a resposta possa variar de pessoa para pessoa, há pontos em comum quando olhamos para a vida de pessoas felizes e realizadas. 

Neste artigo, vamos desvendar os segredos de uma vida gratificante, explorando estes tópicos e fornecendo dicas práticas para serem aplicados na sua própria vida.

Benefícios de viver nas “zonas azuis”

De acordo com diversos estudos, as pessoas com laços sociais fortes tendem a viver mais saudáveis e por mais tempo.

Por exemplo, pesquisas com idosos da Sardenha que vivem na região italiana de Ogliastra, mostraram que laços fortes com familiares e amigos, conjugado com atividade física frequente, podem contribuir para a sua longevidade.

O Dr. Gianni Pes, investigador da Universidade de Sassari, estudou a população desta “zona azul” e acredita que as pessoas nesta região vivem mais tempo porque são mais ativas ao ar livre e têm laços familiares fortes.

Como manter-se “efetivamente” ligado na era digital

Manter-se socialmente ligado é mais importante do que nunca, independentemente da idade. Existem várias estratégias que pode adotar para desenvolver novas relações e manter as existentes no mundo atual, digital e acelerado, entre as quais:

Desmistificar os mitos sobre o envelhecimento

Contrariamente à crença popular, as ligações sociais não se tornam menos importantes com a idade. De facto, a investigação mostra que laços sociais fortes podem melhorar a função cognitiva, a saúde física e até mesmo o tempo de vida. Este é um ótimo exemplo de como os mitos sobre o envelhecimento estão muitas vezes errados.

Tirar proveito do poder da tecnologia

As comunidades on-line disponibilizam um espaço específico para debates, partilha de experiências e ligação a quem partilha dos mesmos interesses e atividades de lazer.

Ultrapassar os obstáculos da mobilidade

Os problemas de mobilidade podem dificultar a capacidade de as pessoas se envolverem em atividades sociais. No entanto, a tecnologia e os meios locais podem contribuir para quebrar estas barreiras. 

Integrar grupos e clubes comunitários

Embora a tecnologia seja uma ferramenta poderosa, não deve negligenciar a importância do envolvimento na comunidade local. As viagens de avião para idosos podem facilitar a conexão com familiares e amigos distantes, fortalecendo os laços sociais. Juntar-se a grupos e clubes comunitários é uma forma excecional de se ligar a indivíduos com ideias similares e ajudar a combater o isolamento social.

O papel da família e dos cuidadores

Os familiares e cuidadores desempenham um papel fundamental em ajudar os seus entes queridos a manterem-se socialmente ligados. Promover a independência dos idosos é fundamental para que estes possam participar ativamente das interações sociais. Podem oferecer companheirismo, apoio e ajuda na eliminação dos obstáculos da interação social. Algumas dicas específicas:

  • Converse com o seu ente querido sobre as suas necessidades e interesses sociais. Que tipos de atividades gostam? Com quem é que têm interesse em estabelecer contacto? 
  • Identificar e ligar-se a atividades sociais na comunidade. Existem muitas atividades disponíveis, seguramente encontrará algo que o seu ente querido irá gostar.
  • Seja paciente e compreensivo. Pode levar algum tempo para o seu ente querido se adaptar às novas atividades sociais. Seja paciente e compreensivo, oferecendo o seu apoio ao longo do caminho.

É fácil ficarmos na nossa zona de conforto, mas passar tempo com os nossos entes queridos é das melhores coisas que podemos fazer para o nosso bem-estar.

Criar memórias

Valorizar as nossas relações com os entes queridos é uma das melhores coisas que podemos fazer pela nossa saúde e bem-estar. Ao construirmos relacionamentos fortes com quem nos rodeia, criamos um mundo mais solidário e radiante.

Caro leitor, esperamos que o nosso artigo o tenha inspirado a nutrir as relações com as pessoas que ama. Lembre-se de que existem muitos recursos disponíveis para ajudá-lo na sua jornada para viver uma vida mais gratificante.

Fontes: