Envelhecer à sua maneira: como promover a independência dos idosos

Escrito por: Stannah

casal-de-idosos-sentado-no-jardim

Desde cedo que sonhamos com a nossa independência e seguirmos as nossas próprias regras. E, assim sendo, porque haveria isso de mudar à medida que envelhecemos?

Ninguém gosta de imaginar um futuro em que dependa inteiramente dos outros. Mas envelhecer é uma realidade e, por isso, fazer planos antecipados para uma independência prolongada pode fazer toda a diferença.

Está preparado para ser proativo quanto à sua independência? Venha connosco explorar sete estratégias fundamentais para promover a sua independência.

7 estratégias práticas para preparar a sua independência futura

Considerar alternativas para promover a sua independência revela perspicácia e permite-lhe manter-se no “banco do condutor” à medida que envelhece. Apresentamos-lhe algumas estratégias práticas que pode querer considerar para salvaguardar a sua independência:

1. Liberdade de escolha

Esqueça tudo aquilo “que não deve fazer” e centre-se em “no que pode fazer”. Em vez de limitações, pense em todas as possibilidades que pode explorar. Afinal de contas, a independência vai muito além das tarefas físicas. Trata-se de tomar as suas próprias decisões, sejam grandes ou pequenas.

Quer continuar a viver na sua casa atual, mudar-se para uma casa mais pequena ou quer considerar outras opções de habitação, como os lares ou comunidades com apoio integrado? Pense nas opções que tem ao seu dispor agora, converse com os seus entes queridos e pesquise soluções alinhadas com os seus desejos.

2. Manter-se ativo

Manter-se ativo é uma regra de ouro para todos, independentemente da idade. A boa notícia é que há muitas opções por onde escolher. Gosta de fazer exercício no conforto da sua casa? Os exercícios na cadeira são ideias para quem gosta de um treino de baixo impacto.

Sente-se mais zen? O yoga ou o pilates podem ser perfeitos para si. Adora água? A natação ou hidroginástica são opções fantásticas. Ou talvez prefira uma breve caminhada pela vizinhança.

O fundamental é encontrar atividades que gosta e que sejam adequadas à sua condição física. Se tiver limitações de saúde, é importante consultar o seu médico antes de iniciar um novo programa de exercícios. Por isso, faça a sua própria pesquisa e encontre o que se adequa melhor a si.

3. Adaptar o seu espaço

cadeira-elevatoria-stannah-no-segundo-andar-da-casa

A sua casa é onde se deve sentir mais confortável e tal não deveria mudar à medida que os anos passam. O que muda ao longo do tempo são as suas necessidades, pelo que é essencial adaptar a sua casa para atender a essas mesmas necessidades.

Consegue deslocar-se pela sua casa em segurança? Existem zonas que poderiam ser melhoradas com uma melhor iluminação, barras de apoio ou soluções de mobilidade? Dependendo das suas necessidades, uma solução de mobilidade, como um elevador de escadas, pode ajudar a deslocar-se livremente entre os vários pisos da sua casa.

Na Stannah, dispomos de uma vasta gama de equipamentos de mobilidade concebidos para garantir conforto, segurança e independência. Além disso, os nossos elevadores de escadas adaptam-se na perfeição ao design da maioria das casas. Na verdade, os nossos elevadores de escadas podem ser instalados em todo o tipo de escadas, quer sejam retas ou curvas, interiores ou exteriores.

4. Assumir o controlo da sua saúde

Quanto mais cuidar da sua saúde agora, mais fácil será manter a sua independência no futuro. Isto significa adotar hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada, exercício físico regular e dormir bem.

Também significa ser proativo quanto à sua saúde, agendando check-ups regulares com o seu médico de família, dentista e outros profissionais de saúde. A deteção precoce e o tratamento de problemas de saúde podem impedir um agravamento da situação e uma possível limitação da sua independência mais tarde.

5. Encontrar novas paixões

Um dos mais antigos mitos sobre o envelhecimento é que não se consegue aprender coisas novas após uma certa idade. Isto não podia estar mais longe da verdade. Na realidade, não é apenas o bem-estar físico que necessita de atenção. Manter a mente ativa à medida que envelhecemos é igualmente importante, e adquirir novos conhecimentos é uma das melhores formas de estimular o cérebro.

Os puzzles, a leitura, o Sudoku, os jogos de palavras, o que for… basicamente, tudo o que exercite o cérebro é bom. Lembre-se que nunca é tarde para iniciar um novo passatempo, adquirir novas competências e manter as “engrenagens” cognitivas a funcionar.

6. Construir uma rede de apoio

Antecipe-se e construa um sistema de apoio antes de precisar de ajuda. Preservar as relações com amigos, familiares e vizinhos é absolutamente crucial para levar uma vida feliz e independente. Uma rede de apoio consistente estará lá para ampará-lo em caso de necessidade, ajudando-o a preservar a sua independência ao longo do tempo.

Também pode pesquisar casas de repouso ou grupos comunitários que disponibilizem atividades sociais e oportunidades de voluntariado, para se manter socialmente ligado à comunidade onde vive.

7. Preparar-se para o inesperado

casal-de-idosos-de-maos-dadas-no-jardim

Vida é sinónimo de incerteza, pelo que é muito importante estar preparado para situações em que pode não conseguir tomar decisões por si próprio. Ter documentos jurídicos tratados, como um testamento, uma procuração e diretrizes de saúde, garante que os seus desejos serão conhecidos e respeitados.

Também é importante partilhar os seus desejos com os seus entes queridos, garantido que estes compreendem as suas preferências. Não há nada melhor do que uma conversa franca e de coração aberto sobre estes assuntos com os seus entes queridos, para garantir que os seus desejos são realizados na medida do possível.

Preservar a sua independência

Ao adotar estas estratégias está a preparar-se para o futuro e a moldá-lo de forma ativa. Garante assim que, à medida que envelhece, poderá continuar a desfrutar uma vida ativa, gratificante e, acima de tudo, independente.

Na Stannah, estamos aqui para ajudar a manter a sua independência em casa. Entre em contacto connosco e teremos todo o gosto em ajudá-lo a encontrar uma solução de mobilidade que lhe permita a deslocar-se pela sua casa de forma segura e confortável.