Emprego apoiado para deficientes: tudo o que precisa de saber

Escrito por: Stannah

Emprego apoiado para deficientes: tudo o que precisa de saber

Está à procura de emprego e tem estatuto de pessoa com deficiência? Não tem conhecimento dos apoios a que tem direito? Descubra todos os detalhes sobre o emprego apoiado para deficientes neste artigo. Afinal, é fundamental estar informado para usufruir de todas as oportunidades e garantir uma inclusão laboral justa.

Foco na igualdade no ambiente de trabalho

Hoje em dia as entidades empregadoras estão a fazer cada vez mais esforços para tentar melhorar as condições económicas e sociais das pessoas com deficiência.

Aliás, para promover a inclusão e a igualdade no acesso ao mercado de trabalho foi implementado um novo sistema de quotas de emprego: as empresas com mais de 250 colaboradores têm que empregar pelo menos 2% de pessoas com deficiência na sua mão de obra e as empresas com 75 a 249 trabalhadores têm que ter pelo menos 1%.

Trata-se de uma importante conquista de igualdade, contudo, o acesso das pessoas portadoras de deficiência ao mercado de trabalho está longe de estar equilibrado.

Segundo a Comissão Europeia:

  • Cerca de 87 milhões de pessoas sofrem algum tipo de deficiência;
  • Metade das pessoas portadoras de deficiência estão empregadas;
  • Quase 30% das pessoas com deficiência estão em iminência de pobreza e exclusão social;
  • Mais de 50% das pessoas com deficiência sofrem de descriminação.

Ainda existem muitos entraves e burocracias em torno desta questão. Se as pessoas não se informarem podem estar a perder o acesso a melhores condições de trabalho e, consequentemente, a uma melhor qualidade de vida.

O que sabemos sobre o emprego protegido para deficientes?

O que sabemos sobre o emprego protegido para deficientes?

Segundo o Instituto Superior de Formação Profissional (IEFP), existe um conjunto de apoios específicos para ajudar a entrada de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Adicionalmente, estas mesmas medidas são muito importantes para quem também tem dificuldade em manter e progredir no seu emprego.

Conheça algumas das medidas implementadas para o apoio o emprego apoiado aos deficientes:

Apoios à integração

O apoio à integração apresenta um leque de medidas facilitadoras para integrar, manter e reintegrar as pessoas com deficiência ou com algum tipo de incapacidade na vida profissional.

De acordo com o IEFP, o apoio à integração auxilia através de:

  • Informação, avaliação e orientação para a qualificação e o emprego;
  • Apoio à colocação;
  • Acompanhamento pós-colocação;
  • Adaptação de postos de trabalho e eliminação de barreiras arquitetónicas.

Emprego apoiado para deficientes

O emprego apoiado para deficientes, por sua vez, consiste num conjunto de medidas de apoio à contratação de pessoas com deficiência. Inclui:

  • Orientação;
  • Acompanhamento do trabalhador;
  • Acompanhamento do empregador;
  • Adaptação ao posto de trabalho;
  • Formação;
  • Apoio financeiro.

 Estas medidas facilitam a inclusão dos trabalhadores com deficiência no mercado de trabalho, garantindo toda a ajuda necessária para desempenharem as suas funções.

Sistema de quotas de emprego para pessoas com deficiência

Sistema de quotas de emprego para pessoas com deficiência

O sistema de quotas de emprego para pessoas com deficiência (com um grau de incapacidade igual ou superior a 60%) revela-se como uma iniciativa que estabelece uma quota mínima de contratação de pessoas com deficiência para empresas com mais de 75 funcionários.

Estas mesmas empresas devem contratar um mínimo de 1% de pessoas com deficiência (para empresas com um número de trabalhadores entre 75 e 249) e mínimo de 2% (para entidades com mais de 250 colaboradores) relativamente ao total de funcionários da empresa. Para as empresas que tenham menos de 75 funcionários, a contratação de pessoas com deficiência é totalmente facultativa, mas incentivada pelo IEFP.

Esta medida está ainda em implementação com as seguintes datas definidas para entrar em vigor:

  • 1 de fevereiro de 2023 para as empresas com um número de trabalhadores superior a 100;
  • 1 de fevereiro de 2024 para as empresas que tenham entre 75 e 100 trabalhadores.

O sistema de quotas permite a inclusão social e económica das pessoas com estatuto de deficiência. Fornece ainda benefícios para as empresas que adotem esse mesmo sistema. Já para o ambiente laboral, a contratação de profissionais com deficiência pode trazer um conjunto de vantagens, como um aumento da criatividade e a perceção da diversidade.

Não se esqueça que para ter direito a estes apoios necessita de estar inscrito no portal do IEFP, seja online ou presencialmente. Para mais informações consulte o site oficial do IEFP.

Estão as empresas preparadas para fornecer emprego apoiado para deficientes?

Estarão as empresas preparadas para fornecer emprego apoiado para deficientes?

As empresas que não cumprirem a obrigação de empregar pessoas com deficiência podem ser sujeitas a sanções previstas na lei. Ainda assim, estas medidas não deviam ser aplicadas pelo simples facto de haver aspetos judiciais envolvidos.

Deve partir da própria empresa a procura de formas de promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades de trabalho a pessoas com deficiência. Desta forma, estas pessoas podem contribuir com as suas skills e talentos para a economia e a sociedade em geral.

Por esta razão, um dos aspetos a que as empresas têm que ter em conta é a presença de equipamentos de mobilidade para facilitar o acesso tanto a funcionários como a outras pessoas com alguma deficiência ou mobilidade reduzida.

Na Stannah procuramos oferecer soluções de mobilidade que respondam às necessidades de todos os que possuem alguma deficiência ou que sofrem com mobilidade reduzida. Fique a conhecer as nossas soluções.

Plataformas elevatórias Stannah

Plataformas elevatórias Stannah

As plataformas elevatórias Stannah são uma boa solução para as empresas garantirem a acessibilidade a todas as pessoas.

Ao realizarem este investimento, as empresas demonstram um compromisso com a inclusão e a diversidade no local de trabalho. Isto pode ajudar a atrair e reter pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, além de promover um ambiente de trabalho mais inclusivo e colaborativo.

Além de silenciosas e com grande capacidade de carga, garantem o transporte seguro e confortável das pessoas. Apresenta-se como uma solução segura para que pessoas com mobilidade reduzida ou em cadeira de rodas, ajudando a superar as dificuldades de acessibilidade diária sem esforço ou risco de queda.

Existem vários modelos de plataformas, por isso, cada empresa pode optar pela solução conforme o seu espaço, os seus funcionários ou até consoante a estética do local.

Preencha o nosso formulário para ser contactado por um especialista em mobilidade que o vai ajudar a perceber qual a melhor opção para a sua empresa!