Do caos à calma: dicas para organizar a sua casa que vão mudar a sua vida
Escrito por: Stannah
Pense em todos os bens materiais que tem acumulados aí por casa. Fica algo aflito só de pensar no assunto? Junte-se ao clube, pois não está sozinho!
Manter todos os nossos bens organizados pode parecer uma tarefa intimidante, pois isto de organizar o que possuímos não é apenas uma ação de deitar coisas fora. Trata-se de repensar a nossa relação com todos os bens que acumulamos e manter apenas que realmente importa.
Para o ajudar, criámos este guia rápido com tudo o que precisa de saber para se desfazer sem esforço das coisas que vai acumulando e criar um espaço do qual pode efetivamente desfrutar.
Dicas sobre como organizar a casa para principiantes
Conhece o ditado “devagar se vai ao longe”? Pois bem, pode fazer deste ditado a primeira regra para organizar a sua casa: começar por partes, uma coisa de cada vez. Não comece desesperadamente a tentar organizar a casa inteira de uma só vez.
Uma abordagem de passo a passo é muito mais útil, e menos stressante, quer esteja a pensar envelhecer na sua própria casa, mudar-se para uma casa mais pequena ou até mesmo viver a reforma no estrangeiro.
Além disso, organizar não passa apenas por “aumentar” o espaço físico da sua casa, mas sim por melhorar o seu bem-estar mental. Um ambiente organizado e minimalista pode reduzir os níveis de stress e oferecer-lhe a sensação que tudo se encontra no seu devido lugar, e mesmo à mão sempre que precisar.
Deixamos-lhe aqui algumas dicas para poder começar:
1. Faça um plano
Comece por identificar as zonas da sua casa que precisam de mais atenção, ou seja, áreas onde vão parar a maioria dos bens que acumula, mas de que não precisa realmente. Os “culpados do costume” são:
- Armários, quer seja do quarto de dormir, cozinha, escritório, sala ou hall de entrada
- Cadeirões e cabides de pé no quarto de dormir
- Garagem
2. Faça uma lista de verificação
Após reconhecer as zonas problemáticas, crie uma lista e estabeleça prioridades. Pode até classificar estas zonas numa escala de 1 (menos confusa) a 3 (mais confusa) para se conseguir ser mais eficiente e ver resultados de forma mais rápida.
3. Defina metas alcançáveis
Quaisquer que sejam as metas que define, tenha a certeza de que estas são metas alcançáveis. Caso contrário, todo o exercício irá transformar-se numa fonte de frustração. Comece com uma zona pequena e acessível, como uma gaveta ou prateleira, e tente terminar a sua organização num período definido.
Escolha o seu método de organização
O aspeto mais importante neste processo é escolher um método de organização que funcione para si. Assim que o encontrar, tudo o resto se resolve. Deixamos-lhe aqui dos métodos de organização mais comuns e que pode testar facilmente:
O método KonMari
A Marie Kondo é conhecida mundialmente e não admira porquê, pois conseguiu desenvolver um método de organização inteiramente focado na felicidade.
O princípio é simples: guarde apenas as coisas que lhe dizem algo e desfaça-se das que não lhe dizem nada. À primeira vista parece simples, mas dado o apego emocional que às vezes temos por certos bens, adotar este método pode revelar-se uma montanha russa de sentimentos.
O método KonMari realça ainda a organização por categoria, começando com a roupa, os livros, e itens diversos e sentimentais.
O método das quatro caixas
Use o método das quatro caixas para organizar os artigos por categorias: Guardar, Doar, Vender, Lixo e Recolocar. Este método agiliza o processo da tomada de decisão e garante que todos os artigos têm um determinado destino. Na prática, permite-lhe classificar os seus artigos por relevância e utilidade, permitindo-lhe encontrar um processo de organização eficiente e gerível.
O método “entra-um, sai-um”
Antes de trazer algo novo, pense em retirar um artigo existente de tamanho ou função similar. Pense: será que preciso realmente disto? Seja roupa ou um artigo decorativo, pense se realmente é preciso. Se não for, livre-se dele e ganhe espaço. Esta abordagem incentiva o consumo consciente, o que o pode ajudar a tomar decisões mais ponderadas na hora de comprar, pois centra-se na qualidade dos itens e não na quantidade.
Eleve o potencial da sua casa ao máximo
Depois de organizar a sua casa, está na hora de tirar o máximo proveito de todo o espaço disponível. Se o espaço existe, por que não usá-lo? E se existem determinadas zonas da sua casa que não usa por dificuldades de mobilidade, como o andar de cima ou o jardim, temos boas notícias! Há soluções de mobilidade, como os elevadores de escadas e as plataformas elevatórias, que lhe permitem aceder facilmente a qualquer piso da sua casa.
Ao combinar a organização da sua casa com a instalação de uma solução de mobilidade, está a garantir que poderá desfrutar do seu espaço de forma totalmente independente durante vários anos.
Na Stannah, estamos à sua disposição para o ajudar a encontrar a solução de mobilidade ideal para si. Entre em contacto connosco e um dos nossos especialistas de mobilidade terá todo o gosto em oferecer-lhe um aconselhamento personalizado.
Diga olá à sua casa, agora mais organizada
Lembra-se: o progresso é mais importante do que a perfeição. O mais importante é encontrar um método que funcione para si. Comece com calma e vá experimentando diferentes métodos de organização até encontrar aquele que funciona para si.