Mudar para uma casa mais pequena: será a melhor opção para si?

Escrito por: Stannah

Casal de idosos a segurar chaves em pé em frente de casa

É um dilema clássico para as pessoas a partir de uma certa idade: mudar-se para uma casa mais pequena ou envelhecer entre as paredes que já conhecem cada passo seu?

É normal! A vida muda, os filhos crescem e o espaço que antes vibrava com a agitação do dia a dia pode parecer agora um pouco mais vazio. Mas como para quase tudo na vida, há soluções para contornar esta situação. Frequentemente, estas soluções passam por mudar-se para uma casa mais pequena ou escolher permanecer adaptar a sua casa a esta nova realidade para que possa envelhecer em casa com o máximo de conforto e felicidade. 

Mas qual será a melhor opção para si? Venha connosco explorar os prós e os contras de cada opção para que possa escolher a melhor alternativa para si.

Mudar-se para uma casa mais pequena: prós e contras

Se está a pensar em mudar-se para uma casa mais pequena, o que procura é uma casa onde as despesas de manutenção podem ser significativamente mais baixas. Vender uma casa maior também pode resultar em lucros financeiros, com os quais pode estar a contar para ter uma almofada adicional para uma reforma mais tranquila.

Mas há um senão: a sua casa é mais do que as paredes que a compõem, está repleta de memórias. Mudar-se para uma casa mais pequena pode dar-lhe a sensação de deixar uma grande parte de si para trás. Significa despedir-se de um ambiente familiar e uma localidade que conhece há anos.

E como se isso não bastasse, ainda temos de considerar o “grande elefante na sala” da atualidade: as condições atuais do mercado imobiliário. Com os preços das casas a subir para máximos históricos, a venda de uma casa pode trazer os lucros que espera, mas a compra de uma casa nova pode ser muito mais dispendiosa do que imaginava. 

Hoje em dia, mudar para uma casa mais pequena deixou de ser a opção financeiramente inteligente que era há uns anos e, por isso, ao considerar esta opção deve analisar os potenciais prós e os contras cuidadosamente.

Mudar para uma casa mais pequena
Prós Contras
Despesas de manutenção mais reduzidas (se mudar para uma casa significativamente mais pequena) Grande mudança no estilo de vida
Impostos sobre imóveis mais reduzidos (dependendo da localização) Dificuldade em guardar os pertences, podendo exigir o aluguer de um espaço adicional
Faturas de consumos mais baixas (aquecimento, arrefecimento) Mercado imobiliário imprevisível
Potencial lucro financeiro com a venda Pode exigir a venda de bens que tanto estima
Pode levar a um estilo de vida mais simples Menos espaço para atividades de lazer e entretenimento
Potencial isolamento, especialmente se a mudança for para uma localidade grande
Pode não ser adequada para as suas necessidades futuras, como a visita de familiares ou amigos
Pode dar-lhe a sensação de perda de estatuto social

Envelhecer em casa: prós e contras 

Casal idosos a tomar café na varanda de casa

Cada vez mais pessoas optam por envelhecer em casa. O que torna esta ideia tão atrativa? Envelhecer em própria casa permite-lhe permanecer na casa que tanto ama, com as memórias que estima e na comunidade que conhece há anos. Não é de admirar que estudos demonstrem que 77% das pessoas com mais de 50 anos preferem envelhecer na sua própria casa.

É certo que o conceito de envelhecer em casa exige algumas remodelações para garantir que se mantém perfeitamente confortável e em segurança à medida que envelhece. Mas tornar a sua casa mais acessível não implica necessariamente uma renovação drástica. 

Pequenas adaptações, como a instalação de barras de apoio na casa de banho ou a melhoria da iluminação nos corredores, podem facilmente melhorar a acessibilidade da sua casa. 

Se as escadas são uma preocupação, pode considerar a opção de mudar o seu quarto para o andar de baixo ou até mesmo abdicar totalmente do piso superior. No entanto, há uma solução que lhe permite continuar a usufruir de todos os espaços da sua casa: um elevador de escadas.

Cadeira elevatória Stannah ajuda idosos a envelhecer em casa

Os elevadores de escadas são uma forma sustentável e económica de manter a utilização em pleno de toda a sua casa. Permitem que continue a viver de forma segura e confortável em todos os pisos, maximizando a sua independência e qualidade de vida. 

Pode até beneficiar de apoios que cobrem parte das despesas da instalação de equipamentos de mobilidade, como os elevadores de escadas, e que aumentam a acessibilidade global da sua casa. Esta adaptação, por si só, pode melhorar significativamente a sua mobilidade e permitir que permaneça na sua casa por vários anos.

Envelhecer em casa
Prós Contras
Evita despesas elevadas e a concorrência na compra de uma casa nova Possível falta de recursos de acessibilidade, como barras de apoio, cabines de duche acessíveis, etc.
Beneficia de apoios para melhorar as condições de acessibilidade da sua casa A manutenção e os reparos constantes podem sair caros
Despesas potencialmente mais baixas em comparação com as residências assistidas A manutenção de uma casa espaçosa pode tornar-se fisicamente exigente à medida que envelhece
Utilizar o património acumulado para remodelações ou cuidados em casa Pode não ser adequada para necessidades médicas avançadas
Mantém o controlo sobre as rotinas diárias e vive de forma independente por mais tempo
Ao permanecer num local que lhe é familiar reduz o stress e a ansiedade
Sensação de segurança num ambiente familiar
Mantém as suas atividades de lazer e interesses: é provável que a sua casa já esteja preparada para estes

Sair ou não sair: eis a questão

Ainda está a ponderar qual é a melhor opção para si? Apresentamos uma lista final de aspetos importantes a ter em consideração antes de começar a embalar caixas ou a mudar o seu quarto para o andar de baixo: 

  • Considerações financeiras: mudar-se para uma casa mais pequena no mercado atual pode não representar o investimento que já foi em tempos e manter-se na sua própria casa pode exigir remodelações. Qualquer opção tem um preço, por isso pondere os custos associados.
  • Mobilidade: consegue mover-se facilmente na sua casa atual? Se as escadas são um desafio, considere a opção de um elevador de escadas ou um equipamento de mobilidade semelhante. 
  • Ligação sentimental: a sua casa guarda memórias preciosas? Ir embora pode ser um golpe emocional difícil de ultrapassar.

Ambas as opções, mudar para uma casa mais pequena ou envelhecer em casa, têm prós e contras. O segredo é começar a pensar no assunto antes da reforma. Assim, poderá planear e explorar as suas opções com tempo, fazendo a escolha que lhe oferece maior conforto e segurança. Afinal de contas, trata-se de criar a casa ideal para o seu futuro.