5 Melhores países para viver na reforma: o guia para escolher o local ideal

Escrito por: Stannah

Melhores países para viver na reforma

“A reforma: É quando um dia regressa do trabalho e diz: “Olá, querida, estou em casa… para sempre.”

Bem, alguém devia ter dito a Gene Perret (escritor e produtor americano de comédias ) que os tempos mudaram e que, hoje em dia, as pessoas estão mais focadas em procurar os melhores locais para se reformarem, um pouco por todo o mundo.

Atualmente, a ideia de viver no estrangeiro é cada vez mais atrativa para pessoas com 65 anos ou mais e que procuram abraçar uma nova liberdade e sonhos antigos.

O fascínio de viver no estrangeiro durante a reforma reside também na promessa de melhor qualidade de vida, aventura, oportunidade de “esticar” as poupanças e a possibilidade de desfrutar de bom tempo durante todo o ano ou de explorar paisagens urbanas vibrantes.

Para quem deseja saber quais são os 5 melhores países para viver na reforma, este artigo é o ideal, pois damos-lhe a conhecer algumas das possibilidades ao seu dispor.

Os melhores países para viver na reforma: quais são os critérios para entrar para a lista?

Escolher o melhor local para viver durante a reforma não é o mesmo que escolher um destino de férias com as praias mais soalheiras ou as paisagens mais pitorescas.

Ainda que viver a reforma num outro país possa parecer algo emocionante, requer uma análise cuidadosa para garantir que as suas prioridades estão totalmente alinhadas com o que o destino escolhido tem para lhe oferecer.

Aqui estão alguns dos fatores que deve ter em consideração:

1. Custo de vida

Os destinos onde pode fazer render as suas poupanças para a reforma, sem comprometer a sua qualidade de vida, devem ser os primeiros a considerar. Países que oferecem um custo de vida mais acessível (tendo em conta a sua situação financeira) permitem-lhe desfrutar de um estilo de vida mais confortável sem gastar muito dinheiro.

2. Qualidade e acessibilidade dos serviços de saúde

O fácil acesso aos serviços de saúde é fundamental. Por isso, escolher um destino com excelentes instalações médicas e serviços acessíveis garante maior paz de espírito e um atendimento médico adequado sempre que precisar.

3. Infraestruturas

stannah

A acessibilidade é fundamental para praticamente qualquer pessoa, especialmente porque as questões de mobilidade podem tornar-se uma preocupação com a idade.

A escolha de destinos com infraestruturas adaptadas à terceira idade, tais como transportes públicos acessíveis e zonas habitacionais que podem ser explorados a pé, aumentam o seu nível de independência e, consequentemente, melhoram a qualidade de vida.

Além disso, quer seja no seu país de origem ou no estrangeiro, deve também considerar o nível de acessibilidade da casa onde vai morar, de forma a garantir que terá sempre total independência e liberdade de movimento.

Uma forma de assegurar a sua independência dentro de casa é considerar a instalação de soluções de mobilidade como os elevadores de escadas ou as plataformas elevatórias. A Stannah pode ajudá-lo a escolher a solução de mobilidade que melhor se adequa às suas necessidades. Basta entrar em contacto connosco e nós tratamos do resto.

4. Segurança

A segurança é, obviamente, uma questão muito importante a considerar na hora de escolher o país para desfrutar da sua reforma. Os destinos com baixas taxas de criminalidade e ambientes políticos estáveis proporcionam a tão necessária sensação de tranquilidade e serenidade para poder usufruir da sua reforma como merece.

5. Oferta cultural e vida social

Experiências culturais ricas e uma vida social ativa são a chave para um estilo de vida mais gratificante. Os países com um panorama artístico vibrante, festivais e eventos acessíveis a toda a população, oferecem diversas oportunidades para poder desfrutar dos seus dias com atividades que realmente o cativam.

6. Clima

Este é um tópico que fala por si só. Embora as preferências climáticas variem, o apelo de invernos amenos e verões agradavelmente quentes é bastante transversal. Estes locais atraem qualquer pessoa na hora de escolher o local para fazer basicamente tudo, quer seja ir de férias ou viver a sua reforma.

7. Questões burocráticas e preferências pessoais

Os requisitos em matéria de vistos, barreiras linguísticas e a proximidade da família e amigos também são aspetos a ter em conta ao elaborar a sua lista de melhores países para viver na reforma. É altamente recomendável que realize uma pesquisa cuidadosa e visite os potenciais destinos antes de tomar a decisão final.

Os 5 melhores destinos para viver na reforma

Escolher os melhores lugares para viver na reforma não é tarefa fácil. Mas, não se preocupe, nós estamos aqui para ajudar! Aqui está a lista dos top 5 destinos que pode querer considerar de acordo com o mais recente Índice Anual de Reforma Global.

Localizada entre o Oceano Pacífico e o Mar do Caribe, a Costa Rica é conhecida pela sua biodiversidade, estilo de vida descontraído, beleza natural abundante e acolhedora comunidade de expatriados.

Considerado por muitos uma jóia escondida na Europa, Portugal continua a oferecer uma mistura de litorais deslumbrantes, um bom sistema de saúde pública, comodidades modernas, cidades pitorescas, ótima comida e um ritmo de vida descontraído.

Ao falar em combinações atraentes, o México salta logo à vista. A conjugação da beleza natural do país, cultura vibrante, comunidade próspera para expatriados e um estilo de vida acessível, tornam o México um destino cativante para muitas pessoas que ponderam desfrutar da sua reforma no estrangeiro.

Conhecido pelo seu clima ameno, impostos sobre propriedade baixos e uma economia dolarizada, o Panamá ficou em quarto lugar nesta lista do Índice Anual de Reforma Global. Tal permite desfrutar de uma reforma confortável, já que os expatriados que lá moram podem usufruir de um estilo de vida cómodo e acessível.

A Espanha completa os cinco primeiros lugares dos melhores países para viver na reforma. A sua incrível cultura, paisagens diversificadas e cidades cosmopolitas permitem que possa desfrutar em pleno do clima mediterrâneo e de um estilo de vida imerso em arte, história e excelente gastronomia.

O caminho para uma reforma verdadeiramente feliz

A reforma é o início de um novo capítulo. Por isso, sugerimos que reflita sobre os seus sonhos e prioridades para encontrar o destino mais adequado para si. Quer seja uma costa banhada pelo sol ou um paraíso cultural, o mundo é seu para descobrir e desfrutar. Explore as possibilidades e comece hoje mesmo a planear a sua reforma de sonho.