5 Melhores países para viver na reforma: o guia para escolher o local ideal
Escrito por: Stannah
“A reforma: É quando um dia regressa do trabalho e diz: “Olá, querida, estou em casa… para sempre.”
Bem, alguém devia ter dito a Gene Perret (escritor e produtor americano de comédias ) que os tempos mudaram e que, hoje em dia, as pessoas estão mais focadas em procurar os melhores locais para se reformarem, um pouco por todo o mundo.
Atualmente, a ideia de viver no estrangeiro é cada vez mais atrativa para pessoas com 65 anos ou mais e que procuram abraçar uma nova liberdade e sonhos antigos.
O fascínio de viver no estrangeiro durante a reforma reside também na promessa de melhor qualidade de vida, aventura, oportunidade de “esticar” as poupanças e a possibilidade de desfrutar de bom tempo durante todo o ano ou de explorar paisagens urbanas vibrantes.
Para quem deseja saber quais são os 5 melhores países para viver na reforma, este artigo é o ideal, pois damos-lhe a conhecer algumas das possibilidades ao seu dispor.
Os melhores países para viver na reforma: quais são os critérios para entrar para a lista?
Escolher o melhor local para viver durante a reforma não é o mesmo que escolher um destino de férias com as praias mais soalheiras ou as paisagens mais pitorescas. Promover a independência dos idosos é um fator essencial a ser considerado nesta escolha.
Ainda que viver a reforma num outro país possa parecer algo emocionante, requer uma análise cuidadosa para garantir que as suas prioridades estão totalmente alinhadas com o que o destino escolhido tem para lhe oferecer.
Aqui estão alguns dos fatores que deve ter em consideração:
1. Custo de vida
Os destinos onde pode fazer render as suas poupanças para a reforma, sem comprometer a sua qualidade de vida, devem ser os primeiros a considerar. Países que oferecem um custo de vida mais acessível (tendo em conta a sua situação financeira) permitem-lhe desfrutar de um estilo de vida mais confortável sem gastar muito dinheiro.
2. Qualidade e acessibilidade dos serviços de saúde
O fácil acesso aos serviços de saúde é fundamental. Por isso, escolher um destino com excelentes instalações médicas e serviços acessíveis garante maior paz de espírito e um atendimento médico adequado sempre que precisar.
3. Infraestruturas
A acessibilidade é fundamental para praticamente qualquer pessoa, especialmente porque as questões de mobilidade podem tornar-se uma preocupação com a idade.
A escolha de destinos com infraestruturas adaptadas à terceira idade, tais como transportes públicos acessíveis e zonas habitacionais que podem ser explorados a pé, aumentam o seu nível de independência e, consequentemente, melhoram a qualidade de vida.
Além disso, quer seja no seu país de origem ou no estrangeiro, deve também considerar o nível de acessibilidade da casa onde vai morar, de forma a garantir que terá sempre total independência e liberdade de movimento.
Uma forma de assegurar a sua independência dentro de casa é considerar a instalação de soluções de mobilidade como os elevadores de escadas ou as plataformas elevatórias. A Stannah pode ajudá-lo a escolher a solução de mobilidade que melhor se adequa às suas necessidades. Basta entrar em contacto connosco e nós tratamos do resto.
4. Segurança
A segurança é, obviamente, uma questão muito importante a considerar na hora de escolher o país para desfrutar da sua reforma. Os destinos com baixas taxas de criminalidade e ambientes políticos estáveis proporcionam a tão necessária sensação de tranquilidade e serenidade para poder usufruir da sua reforma como merece.
5. Oferta cultural e vida social
Experiências culturais ricas e uma vida social ativa são a chave para um estilo de vida mais gratificante. Os países com um panorama artístico vibrante, festivais e eventos acessíveis a toda a população, oferecem diversas oportunidades para poder desfrutar dos seus dias com atividades que realmente o cativam.
6. Clima
Este é um tópico que fala por si só. Embora as preferências climáticas variem, o apelo de invernos amenos e verões agradavelmente quentes é bastante transversal. Estes locais atraem qualquer pessoa na hora de escolher o local para fazer basicamente tudo, quer seja ir de férias ou viver a sua reforma.
7. Questões burocráticas e preferências pessoais
Os requisitos em matéria de vistos, barreiras linguísticas e a proximidade da família e amigos também são aspetos a ter em conta ao elaborar a sua lista de melhores países para viver na reforma. As viagens de avião para idosos podem facilitar a visita a familiares e amigos, tornando os destinos distantes mais acessíveis. É altamente recomendável que realize uma pesquisa cuidadosa e visite os potenciais destinos antes de tomar a decisão final.
Os 5 melhores destinos para viver na reforma
Escolher os melhores lugares para viver na reforma não é tarefa fácil. Mas, não se preocupe, nós estamos aqui para ajudar! Aqui está a lista dos top 5 destinos que pode querer considerar de acordo com o mais recente Índice Anual de Reforma Global.
O caminho para uma reforma verdadeiramente feliz
A reforma é o início de um novo capítulo. Por isso, sugerimos que reflita sobre os seus sonhos e prioridades para encontrar o destino mais adequado para si. Quer seja uma costa banhada pelo sol ou um paraíso cultural, o mundo é seu para descobrir e desfrutar. Explore as possibilidades e comece hoje mesmo a planear a sua reforma de sonho.