Opções de habitação para idosos: quais as alternativas e como escolher

Escrito por: Stannah

opcoes-habitacao-idosos

Para algumas pessoas, a melhor opção é ficar na casa onde vivem há vários anos, enquanto para outras, o ideal pode ser um lar de idosos ou um alojamento partilhado.

A única coisa de que podemos ter a certeza é que o local onde vivemos é crucial para nos sentirmos verdadeiramente “em casa”. É por isso que é essencial conhecer as opções de habitação disponíveis atualmente.

Neste artigo, vamos analisar de forma prática as várias opções de habitação para idosos e como cada uma delas se pode adaptar ao seu estilo de vida e às suas necessidades.

1. Adaptar a sua casa às suas necessidades

Ao explorar as opções de habitação para idosos, um aspeto crucial a considerar é adaptar a sua casa onde vive atualmente às suas necessidades.

As adaptações em casa podem muitas vezes ser uma escolha prática e confortável para quem procura permanecer no seu ambiente familiar.

Por exemplo, se subir e descer as escadas com total segurança se tornou um desafio, existem soluções de mobilidade que podem ajudá-lo.

Os elevadores de escadas são uma solução de mobilidade que vale a pena considerar, pois permitem-lhe aceder livremente a todos os pisos da sua casa. Além disso, como se adaptam a qualquer escada e são de rápida instalação, não será necessário realizar obras estruturais em casa.

guia-como-funciona-um-elevador-de-escadas-2

Caso se desloque em cadeira de rodas, também não precisa mudar de casa ou ficar limitado ao rés do chão. Os elevadores residenciais e plataformas elevatórias são uma excelente alternativa para quem se desloca em cadeiras de rodas.

Se, por outro lado, o momento do banho o deixa inquieto, hoje em dia existem diferentes soluções de banho que podem ser facilmente adaptadas dependendo da sua mobilidade.

Por exemplo, as banheiras com porta ou as cabines de duche adaptadas facilitam a entrada e saída da banheira, eliminando qualquer preocupação de segurança no momento do banho.

Podem ainda considerar outros utensílios, como barras de apoio ou lavatórios adaptados, para tornar o ritual de cuidar da sua higiene um momento tranquilo e relaxante.

Outros aspetos a considerar para maior conforto e segurança podem incluir:

  • Instalar uma iluminação mais clara
  • Substituir os tapetes escorregadios por outros antiderrapantes
  • Retirar os móveis que obstruem os caminhos estreitos
  • Eliminar as barreiras arquitectónicas nos pontos de entrada a partir da rua, utilizando soluções de mobilidade como rampas e plataformas elevatórias.

2. Comunidades independentes ou residências assistidas

A vida em comunidades independentes está normalmente reservada a quem tem 55 ou mais anos.

Os alojamentos de residências assistidas são adaptados às suas condições de mobilidade, de forma a diminuir os obstáculos de acessibilidade e a facilitar as tarefas mais exigentes como, por exemplo, a manutenção de jardins.

3. O modelo “vila”

cohousing-idosos

Uma das soluções de habitação para idosos é o chamado “modelo vila” (village model). Além de permanecerem nas suas próprias casas, os residentes destes locais têm acesso a programas e serviços específicos como meios de transporte, compras de supermercado ou apoio na realização das tarefas domésticas.

Além disso, estas vilas incluem membros de várias faixas etárias e promovem um conjunto de atividades que envolvem toda a comunidade, de forma a incentivar a que as pessoas se conheçam e convivam de forma tranquila e harmoniosa.

4. Serviço de apoio domiciliário

Se tem dificuldade em realizar algumas tarefas domésticas, pode recorrer aos serviços de apoio domiciliário.

Estes serviços englobam vários tipos de assistência, desde a preparação de refeições, limpeza da casa, auxílio na higiene diária ou mesmo serviços de lavandaria.

5. Lares de idosos

Os lares de idosos são instituições especializadas no acolhimento e cuidado de pessoas idosas que, devido a diversas razões, já não podem viver de forma independente nas suas próprias casas.

Estas instituições oferecem uma variedade de serviços 24 horas por dia, incluindo alojamento, alimentação, assistência médica, cuidados de enfermagem e atividades recreativas, com o objetivo de proporcionar um ambiente seguro e confortável para os residentes.

6. Cohousing

O projeto de cohousing (habitação colaborativa) nasceu na Dinamarca nos anos 70 e que já conta com cerca de 8% da população a viver nestas comunidades. Mais do que meros vizinhos, os residentes destas comunidades partilham espaços comuns, como cozinhas ou salas de convívio.

Para usufruir destes serviços, todos os residentes pagam uma taxa que é administrada pela associação de moradores. Esta é uma forma de viver independente, mas, ao mesmo tempo, com assistência e companhia.

7. Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI)

lares-idosos

A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) é um sistema de saúde em Portugal que visa fornecer cuidados de saúde e sociais a pessoas que necessitam de assistência a longo prazo.

Esta rede abrange uma variedade de serviços, incluindo cuidados de enfermagem, reabilitação, cuidados paliativos e apoio domiciliário.

O objetivo principal da RNCCI é promover a recuperação e a qualidade de vida de pacientes com doenças crónicas, incapacidades ou em fase avançada de envelhecimento, assegurando que recebam os cuidados adequados no ambiente mais adequado às suas necessidades.

Fatores a considerar na hora de escolher a melhor opção de habitação para idosos

A escolha da melhor opção de habitação para idosos não tem porque se tornar num “bicho de sete cabeças”.

Se antecipar a decisão o máximo possível, conseguirá traçar um plano de ação que o deixará mais seguro. Para isso, aconselhamos que considere alguns fatores que apresentamos de seguida.

Localização e proximidade de estabelecimentos essenciais

A proximidade a bens e serviços é essencial em todas as fases da nossa vida. Contar com um supermercado ou uma farmácia perto de casa pode ser uma grande ajuda.

Se vive num meio mais isolado, pense em como se poderá deslocar rapidamente e tenha à mão o contacto de alguém que o possa ajudar em caso de emergência.

Existem também soluções de mobilidade que o podem ajudar a deslocar-se com mais segurança. Por exemplo, as scooters de mobilidade são uma ótima forma de se deslocar com total independência e segurança. Por serem fáceis de transportar e carregar, poderá ainda levá-las na mala do carro quando vai de viagem.

scooter-mobilidade-ana-bola

Subsídios governamentais e apoios à habitação para idosos

Os subsídios governamentais e os apoios para habitação para idosos variam de acordo com o país e a região onde vive. Normalmente, estes programas incluem subsídios para melhorias na acessibilidade das residências, como a instalação de rampas, corrimãos, plataformas elevatórias ou elevadores de escadas, bem como programas de habitação acessível destinados especificamente aos mais idosos.

Na maioria dos casos, é necessário preencher um conjunto de requisitos de forma a poder aceder a estes subsídios ou apoios como, por exemplo, ter um determinado grau de incapacidade comprovado.

Existem ainda programas que facilitam o acesso à habitação pública ou condições especiais de arrendamento.

O futuro começa em casa

Cada opção de habitação tem vantagens e desvantagens, mas o fator mais importante é encontrar a opção de habitação que melhor se adapte ao seu estilo de vida e objetivos pessoais.

Na Stannah, dispomos de uma vasta gama de soluções de mobilidade pensadas para o ajudar a permanecer na sua própria casa de forma independente.

Entre em contacto connosco e um dos nossos especialistas de mobilidade terá todo o gosto em ajudá-lo a encontrar a solução que melhor se adapte a si e à sua casa. Não espere mais! Viver de forma segura e confortável na casa que tanto ama nunca foi tão fácil.