A idade é mesmo só um número? Vamos desmistificar alguns mitos sobre o envelhecimento

Escrito por: Stannah

desmistificar-mitos-envelhecimento

Envelhecer… É uma palavra que provoca arrepios em algumas pessoas, mas não tem de ser assim. Envelhecer é uma experiência única. Cada pessoa envelhece de forma diferente, e não há motivo para acreditar que as pessoas com mais de 65 anos são menos enérgicas, capazes ou interessantes do que os outros. Bem pelo contrário!

Atualmente, há muitas pessoas pelo mundo que estão a redefinir o que significa envelhecer com positividade e a provar que a idade é apenas um número. Um número que frequentemente representa uma maior experiência de vida, sabedoria e, até nos atrevemos a dizer, um sentido de humor mais inteligente. Afinal, quem é que não quer ser conhecido pela sua perspicácia, respostas atrevidas e confiança para arrasar com qualquer fatiota que escolha?

Neste artigo, vamos desmistificar alguns mitos comuns sobre o envelhecimento e revelar a verdade: o envelhecimento é uma aventura fascinante, diversificada e, muitas vezes, extraordinária. Vamos começar!

Os maiores mitos sobre o envelhecimento

Mito 1: “O envelhecimento é um bilhete só de ida para o declínio mental”

Não é mesmo! Embora seja verdade que as nossas capacidades cognitivas podem mudar à medida que envelhecemos, isso não significa que estamos destinados a perder as nossas capacidades cognitivas.

Ao estarmos mentalmente ativos, aprendermos coisas novas e desafiarmos as nossas mentes, conseguimos preservar a nossa agilidade mental por muitos anos. Por isso, não deixe as palavras cruzadas e os jogos de Sudoku a apanhar pó – ponha o seu cérebro a trabalhar!

Mito 2: “O exercício é para os jovens e irrequietos”

A atividade física não é apenas para os jovens vivaços. O exercício é fundamental para manter a saúde e o bem-estar em geral e em qualquer idade. Fortalece os nossos músculos, melhora a nossa saúde cardiovascular e potencia o nosso humor.

Quanto à densidade óssea e força muscular, ao contrário do que se diz, é importante em todas as idades, especialmente à medida que envelhecemos. Desenvolver e manter ossos e músculos resistentes ajuda-nos a estarmos ativos, independentes e menos propensos a lesões. Por isso, calce as sapatilhas e vá dar um passeio lá fora.

Mito 3: “O envelhecimento significa perder a independência”

elevador-escadas-transporte-seguro

Hm… não, não tem de ser assim. Só porque podemos ter de lidar com algumas limitações físicas à medida que envelhecemos, isso não significa que temos de desistir da nossa independência. Existem muitos meios e tecnologias disponíveis para ajudar-nos a manter a nossa capacidade de viver de forma confortável e segura, especialmente nas nossas próprias casas.

Por exemplo, os elevadores para escadas podem proporcionar um transporte seguro e prático entre pisos, garantindo que continuamos a desfrutar de todas as áreas da nossa casa sem depender de terceiros. Pode usá-lo para aceder às suas escadas exteriores e dar um passeio pelo parque, ou encontrar-se com amigos para uma boa conversa.

Mito 4: “A tecnologia é para os jovens”

Quem diz? O envelhecimento não significa que estamos condenados a viver num mundo de telefones de rede fixa (a menos que o queiramos).

A tecnologia evoluiu bastante e há muitas formas para as pessoas com 65 ou mais anos se envolverem na era digital. Desde as redes sociais e as compras online, aos smartphones e tablets, há algo para cada um de nós. Por isso, não tenha receio de entrar no mundo digital.

Mito 5: “Os adultos mais velhos são aborrecidos e não têm nada para oferecer ao mundo”

Envelhecer-aventura-fascinante

Este é provavelmente o mito mais destrutivo de todos. As pessoas com 65 ou mais anos têm uma riqueza de conhecimentos e experiências para partilhar.

Já passamos por muitas experiências e vimos muitas coisas. Temos muitas histórias interessantes para contar, sabedoria para partilhar e ideias que só podem ser o resultado de uma vida cheia de experiências.

Envelhecer é um privilégio

O envelhecimento não é uma maldição, é um privilégio. Na verdade, muitas pessoas com mais de 65 anos estão a viver os seus melhores dias. Estão a descobrir novos passatempos, a aprender coisas novas e a fazer a diferença nas suas comunidades. Por isso, vamos todos desmistificar alguns destes mitos sobre o envelhecimento e celebrar o envelhecimento como uma etapa natural e fascinante.

Fontes: