Mitos e verdades sobre o frio
Descubra quais são os mitos e as verdades sobre o frio para que possa tomar decisões certas.
Escrito por: Stannah
Já todos sabemos que existem mitos e verdades sobre qualquer assunto. E o frio não é excepção. Com a chegada do inverno, começamos a ouvir as primeiras teorias e temos tendência em acreditar em tudo o que nos dizem. Seja pelo conforto de mantermo-nos quentes ou para evitar uma gripe. Esta última pode ser uma preocupação para os idosos, crianças ou pessoas com o sistema imunitário mais débil.
Por isso, preparamos um guião com os mitos e verdades sobre o frio para que possa estar informado sempre que o tema for o frio.
Beber álcool ajuda a proteger do frio? Mito ou verdade?
Mito. Se quer proteger-se do frio não deve beber álcool. Está comprovado cientificamente que o consumo deste tipo de bebidas pode provocar uma leve sensação de calor. No entanto, o que realmente acontece é que diminui a temperatura corporal e pode aumentar o risco de hipotermia.
A razão pela qual as pessoas sentem calor quando bebem álcool é que os vasos sanguíneos dilatam e enviam o sangue para a superfície da pele. Isto provoca uma sensação de calor. Contudo, este efeito é temporário, porque estaríamos a reduzir a capacidade do corpo em conservar o calor corporal.
É comum sentirmos mais apetite quando está frio?
Verdade. Já reparou que com a chegada do frio temos mais vontade de comer? E, apetece-nos alimentos mais calóricos e gordurosos? Não se preocupe, é normal. E quem o diz é a Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN).
No Inverno, o nosso corpo gasta mais energia para manter a temperatura corporal estável. Com a necessidade de produzir mais energia e calor, tendemos a ingerir mais alimentos calóricos, ricos em gordura e açúcar. Mas aconselhamos a não usar isto como desculpa para comer sem regrado. Sugerimos que consulte a roda de alimentos para obter um guia para a escolha alimentar diária.
O risco de desidratação é menor no Inverno?
Mito. Quando está calor, ninguém se esquece de beber água. Mas assim que o frio chega, a sede diminui, por isso o risco de desidratação aumenta.
Isto acontece porque no inverno o nosso corpo não nos envia tantos sinais de que é preciso ingerir água e a tendência é beber bebidas diuréticas, como o café e o chá que causam desidratação adicional. Por isso, recomendamos que se obrigue a beber água.
Quando o frio chega, ficamos mais sonolentos?
Verdade. O nosso cérebro tem uma glândula que produz melatonina (molécula que regula o nosso sono e nos “obriga” a ir dormir). A melatonina aumenta quando o nosso corpo começa a sentir que está a escurecer. Como no inverno as noites são mais longas e há diminuição de luz, produzimos mais melatonina. Logo, sentimos mais vontade de dormir.
Agora, já tem a desculpa ideal para ficar mais tempo na cama sem ser apelidado de preguiçoso. Afinal, está provado cientificamente que a vontade de dormir mais quando o frio aumenta deriva do nosso corpo e não da nossa vontade.
A Vitamina C ajuda-o a curar uma gripe?
Mito. Se acredita que um copo de sumo de laranja o ajuda a superar uma gripe, ficará surpreendido se lhe dissermos que as pesquisas feitas não comprovam uma relação direta entre a vitamina C e a prevenção da gripe.
O que é certo é que ter uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes e vitaminas, acompanhada de exercício regular e um bom descanso, é uma boa forma de reforçar o seu sistema imunitário e ajudá-lo, assim, a combater gripes e constipações.
Os idosos sentem mais frio?
Verdade. Quando envelhecemos, as artérias que ficam no limite do nosso corpo tendem a contrair com o frio. Por isso, a circulação do sangue é menor o que aumenta a sensação de frio. Além disso, à medida que envelhecemos a nossa pele perde caraterísticas de proteção e sentimos mais o frio a entrar pelo corpo.
Recomendamos que leia o nosso artigo “10 dicas para se proteger do frio” para que possa proteger-se do frio de forma saudável.
Não devemos fazer exercício no Inverno?
Mito. É comum usarmos como desculpa o frio como forma de não fazer exercício físico. Abraçamos a ideia de que ao fazer exercício físico na rua estamos mais expostos a apanhar constipações e gripes. Engana-se. Fazer exercício físico no Inverno é saudável e ajuda a perder peso porque com o clima mais frio o corpo vai queimar mais calorias para se sentir aquecido.
Aposte nas caminhadas ou corridas, andar de bicicleta ou nos desportos em equipa. Caso o tempo não esteja mesmo animador, pratique exercício físico em casa com a ajuda do Youtube (site de partilha de vídeos). Sugerimos que veja o canal Dicas do Salgueiro ou o BeFIT.
Cinco exercícios para fazer em casa:
A sopa combate o frio?
Verdade. O frio não se combate apenas com roupas quentes e aquecimentos. A sopa é uma das refeições mais importantes no inverno. Esta refeição é rica em água e ajuda na hidratação. Também é um vitamínico porque transporta muitas vitaminas no seu caldo e pode ser um fornecedor de energia quando feitas com leguminosas (feijão ou grão).
Está interessado em incluir com mais regularidade a sopa na sua alimentação? A Stannah irá disponibilizar uma variedade de receitas, consoante o tempo de preparação, custo ou nível de dificuldade. Se preferir comprar um livro de receitas de sopas, sugerimos Sopas & Descanso.
Conhece mais verdades ou mitos associados ao frio? Partilhe connosco.