Dor nos joelhos: saiba como identificar e prevenir

Escrito por: Stannah

Dor nos joelhos: saiba como identificar e prevenir

A dor nos joelhos está muitas vezes presente nas atividades simples do dia a dia, tal como ao caminhar, subir e descer escadas ou entrar e sair da banheira.

De forma a conseguir ultrapassar e lidar com este tipo de dor, é importante conhecer os seus sintomas, causas e tratamentos disponíveis para prevenir problemas de saúde futuros.

Dor no joelho: O que é?

Se sofre ou conhece alguém que sofre de dor nos joelhos, certamente, saberá o quanto estas dores afetam a rotina diária e a independência de cada um.

Na maior parte das vezes, estas dores alteram a nossa rotina e restringem a nossa independência e liberdade.

A dor no joelho é uma queixa comum que afeta pessoas de todas as idades. Essas dores podem resultar de uma lesão, como um ligamento rompido ou cartilagem rompida, ou de outros problemas de saúde, como a artrite, doença de caráter inflamatório e degenerativo das articulações.

Consciente do impacto que as dores de joelhos provocam na rotina diária e a independência de cada um, é importante ter presente que as nossas articulações, especialmente nos joelhos, sofrem de desgaste à medida que envelhecemos. 

Por isso, devemos estar preparados para enfrentar esta realidade, conhecendo os sintomas, causas e tratamentos associados às dores nos joelhos.

Qual é a função dos nossos joelhos?

anatomia do joelho infografico

A maioria dos movimentos do nosso corpo necessitam do joelho como fonte de suporte, estabilidade e flexibilidade. 

Assim, torna-se fácil perceber que os nossos joelhos são importantes e essenciais para realizarmos as nossas atividades diárias, como, por exemplo, caminhar, subir e descer escadas, entre outras.

Quais são as lesões mais comuns nos joelhos?

As dores de joelhos afetam pessoas de todas as idades. Mas, ainda que possa acontecer a qualquer um, é verdade que a dor no joelho torna-se mais comum à medida que envelhecemos. 

Estas dores podem surgir devido a lesões contraídas das mais variadas formas. Por exemplo:

  • Rutura de ligamentos e tendões que ligam e suportam a estrutura do joelho;
  • Rasgo do menisco (a parte esponjosa do joelho, com a forma de um C)
  • Fratura da rótula (osso circular que se articula com o fémur)
  • Lesões de sobrecarga ou inflamação, após pressão prolongada e repetida sobre o joelho (subir e descer escadas, andar, correr, saltar, passar muitas horas em pé, entrar e sair da banheira).

Além destas lesões, que ocorrem devido ao esforço repetido sobre os joelhos, importante ainda salientar a osteoartrite e a artrite reumatoide no joelho: as pessoas mais idosas são as mais propensas a sofrer destas doenças, fruto do desgaste das articulações do joelho. Mas afinal do que se trata quando falamos desta condição?

Dores de joelhos associadas ao envelhecimento

À medida que envelhecemos, é comum sentirmos que as nossas articulações não são tão flexíveis como antes. É normalmente na terceira idade que surgem mais problemas relacionados com os ossos e articulações, fruto do desgaste sofrido pelo nosso corpo ao longo do tempo.

Um dos problemas mais recorrentes relacionados com os ossos e as articulações são as dores de joelhos – artrite no joelho – que limitam a mobilidade da pessoa idosa, causando desconforto, dor aguda e privações.

As manifestações mais comuns da artrite no joelho são a artrite reumatoide e osteoartrite, também chamada artrose ou osteoartrose.  Apesar de terem sintomas muito idênticos, estas duas doenças manifestam-se no nosso corpo de forma distinta, sendo a osteoartrite mais comum na terceira idade. Quais as principais diferenças?

artrite no joelho

O que é a artrite reumatoide e a osteoartrite?

  • Artrite reumatoide: A artrite reumatoide é uma doença reumática sistémica e é a forma mais comum de artrite. É uma doença inflamatória que causa dor, edema (inchaço), rigidez e perda de função nas articulações. Tem características próprias que a torna diferente de outros tipos de artrite. Por exemplo, a artrite reumatoide ocorre geralmente num padrão simétrico, isto quer dizer que se uma mão ou um joelho estão envolvidos a articulação do outro lado também se encontra atingida.
  • Osteoartrite: A osteoartrite consiste na deterioração da cartilagem – o tecido flexível que protege a extremidade do osso e diminui o atrito com a outra extremidade do outro osso. Também se caracteriza pela criação de esporões ósseos – ou tumefações – devidas ao desgaste. Além de causar dor e rigidez, também limita os movimentos, pois as articulações deixam de dobrar tão facilmente como antes. A idade é um grande fator de risco, por isso, esta doença é conhecida como uma das doenças mais comuns nos idosos. Em Portugal, calcula-se que existem 2 milhões de portugueses que sofrem de osteoartrite.

Como superar as dores nos joelhos?

Na maior parte dos casos, a dor e a perda de mobilidade afeta a qualidade de vida dos idosos que sofrem de osteoartrite ou artrite reumatoide.

Aprender a viver com estas doenças significa mudar o seu estilo de vida e hábitos para lidar com a dor nos joelhos, bem como tomar medidas preventivas para evitar danos adicionais às já afetadas articulações. 

Destacamos algumas:

  • Mantenha-se ativo: O exercício físico (hidroginástica, natação, caminhada) ajuda a aliviar a rigidez causada pela doença. Pelo menos 20 minutos de exercício diário vai ajudar a melhorar o seu equilíbrio, coordenação e estabilidade, bem como aumentar a sua flexibilidade e fortalecer os músculos, tendões e ligamentos;
  • Reorganize os móveis da casa: Isto pode proporcionar maior facilidade de movimentação e maior segurança em ambiente doméstico. Certifique-se que a disposição dos seus móveis permite-lhe andar confortável dentro da sua casa. Aproveite ainda e coloque os utensílios diários em sítios estratégicos e fáceis de serem alcançados;
  • Utilize calçado apropriado: A utilização de calçado apropriado e confortável vão ajudar a proteger as suas articulações quando estas são alvo de esforço;
  • Massagens: há estudos que comprovam que a pressão moderada aplicada durante a massagem pode aliviar a dor e melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem de Osteoartrite.
  • Acupuntura: A acupuntura tem demonstrado ser eficaz no tratamento da dor, melhorando a qualidade de vida de pessoas com osteoporose de joelho.

acupuntura dor nos joelhos

Dores nos joelhos? A Stannah ajuda-o!

Na Stannah ouvimos, diariamente, histórias que nos lembram as dificuldades de mobilidade vividas por muitos dos nossos idosos, especialmente se estas dificuldades afetam os joelhos e, consequentemente, a capacidade de realizar tarefas diárias.

Por isso, procuram soluções que os ajudem a reduzir o impacto nas articulações do joelho e, consequentemente, previnem o aparecimento de lesões tanto traumáticas (acidentes e quedas) quanto degenerativas (desgaste, envelhecimento).

Na Stannah dispomos de um modelo específico de elevador de escadas para pessoas que sofrem de dores de joelhos e problemas de anca, o Sadler

Este modelo de elevador de escadas é ideal para quem tem dificuldades em sentar-se. O passageiro pode viajar quase a pé, evitando, assim, ter de se sentar e colocar pressão adicional sobre os joelhos e ancas. 

Além destas excelentes características, o elevador de escadas Sadler é ideal para escadas estreitas dado que, ao viajar numa posição quase vertical, fica com mais espaço entre os seus joelhos e o corrimão ou a parede oposta.

Quer saber mais? Preencha o nosso formulário para ser contactado por um especialista em mobilidade que o vai ajudar a perceber qual a melhor opção para a sua dor no joelhos!