12 apps móveis para os idosos que melhoram a qualidade de vida, saúde e bem-estar

A cada ano que passa, os idosos estão cada vez mais conectados ao mundo da tecnologia, sendo o grupo demográfico que mais rápido cresce na internet. Por esse motivo, torna-se cada vez mais importante e necessário criar aplicações móveis para idosos (apps) voltadas para a terceira idade. Destacamos 12 apps. Veja quais.

Escrito por: Stannah

capa-app-2
instapaper app para android e ios

#1 “Instapaper”

iOS / Android (Gratuita)

Se gosta de se manter informado, o “Instapaper” foi criado a pensar em si. Esta app permite salvar artigos, vídeos, receitas de cozinha ou qualquer outra informação enquanto navega na internet. Basta clicar no artigo que gosta e a app “Instapaper” salva-o para o seu telemóvel para que possa aceder a qualquer hora, em qualquer lugar. Aproveite os momentos de espera para pôr a leitura em dia.

 

skype app para android e ios

#2 “Skype”

iOS/ Android (Gratuita)

Falar com os seus familiares mais queridos ao telefone é um momento muito agradável para si? Imagine se além de falar conseguisse também os ver. Genial, não é? O Skype é uma app que permite que comunique por voz, por mensagem ou por vídeo chamada com outras pessoas sempre que estiverem afastados. Agora, já pode “matar as saudades” das pessoas que mais gosta, onde quer que estas estejam.

Find my iPhone app para ios

#3 “Find My iPhone”

iOS (Gratuita)

Esta app é ótima para que não perca tempo, mexendo aqui e acolá, à procura do seu iPhone. Ao registar-se na iCloud da Apple, facilmente e rapidamente irá localizar o seu telemóvel ou identificará se o perdeu dentro ou fora de casa. Pode ainda bloquear o telemóvel remotamente, caso o tenha perdido fora da sua residência.

Lumosity app para android e ios

#4 “Lumosity”

iOS/ Android (Gratuita)

Desafie a sua memória com esta app. Com mais de 25 jogos, idealizados para treinar a sua memória e desafiar o seu cérebro, esta app ajuda a melhorar o seu desempenho cognitivo. Divirta-se ao mesmo tempo que cuida da sua saúde.

24Kitchen Receita do Dia app para android e ios

#5 “24Kitchen Receita do Dia”

iOS/ Android (Gratuita)

A reforma é um bom momento da vida para fazer o que mais gosta. Se sempre gostou de cozinhar, mas enquanto trabalhava raramente tinha tempo para se dedicar à culinária, esta app é ideia para si.  A “24 Kitchen Receita do Dia”  disponibiliza receitas saudáveis e gratuitas no seu telemóvel. Todas as semanas são lançados uma variedade de pratos de carne, peixe e vegetarianos e aos domingos pode ainda deliciar-se com as mais prazerosas sobremesas.

Duolingo app para android e ios

#6 “Duolingo”

iOS/ Android (Gratuito)

Com esta app poderá aprender inglês, espanhol, alemão ou francês a partir do seu telemóvel. Nunca é tarde para aprender, por isso, torne-se num verdadeiro poliglota e mostre-o junto dos seus amigos e familiares. Divirta-se.

Caixa remédios app para android e ios

#7 “Caixa de Remédios”

iOS/ Android (Gratuito)

Esta app é pensada para organizar os seus medicamentos ao mesmo tempo que lhe lembra da hora exata de quando deve toma-los. Além disso, e de uma forma simples e rápida, descreve o equipamento que vai tomar para que esteja informado sobre as suas caraterísticas e componentes.

Diário da Osteoporose app para android

#8 “Diário da Osteoporose”

Android (Gratuita)

Com o objetivo de ajudar pacientes com Esclerose Múltipla, esta app lembra os paciente de tirar a medicação do frigorífico e da hora que devem tomar os medicamentos.  Além disso, indica o respetivo local da zona corporal onde devem dar a injeção e notifica quando se aproxima a data do fim do stock de medicamentos.

pressão arterial app para android e ios

#9 “Pressão arterial”

iOS/ Android (Gratuita)

Para que possa controlar as medidas da sua pressão arterial e acompanhar o seu progresso. Esta app permite gravar, analisar e compartilhar informação sobre a sua pressão arterial com o objetivo final de melhora-las.

hydro app para android e ios

#10 “Hydro+ beba água”

iOS/ Android (Gratuita)

A app Hydro motiva-o a beber regularmente a quantidade de água adequada. A sua calculadora avaliará e sugerir-lhe-á quanta água o seu corpo necessita, sendo esse o objetivo dirário. Como tal, e através de lembretes, esta app ajudar-lhe-á a não esquecer da hidratação diária. Poderá ainda observar e comparar gráficos e estatísticas dos seus resultados.

Farmácias Portugal app para android e ios

#11 “Farmácias Portuguesas”

iOS/ Android (Gratuito)

Esta app permite-lhe aceder aos produtos e medicamentos da farmácia. Pode também comprar ou reservar medicamentos e levanta-los na farmácia ou receber o seu pedido em casa. Localiza ainda as farmácias de serviço para que se mantenha informado, caso necessite.

poupe na receita app para android e ios

#12 “Poupe na receita”

iOS/ Android (Gratuita)

App que permite aos seus seus utilizadores, entre outras funcionalidades, aceder aos preços dos medicamentos, de modo a facilitar a identificação das opções mais baratas. Desta forma, garante que está informado sobre todos o preços dos medicamentos e

Aplicações portuguesas em desenvolvimento

Atentos à evolução digital e preocupados com a qualidade de vida dos idosos, atualmente estão a ser testadas algumas aplicações criadas por portugueses. Destacamos três. 

AlzNav

Uma app de navegação para Android que pretende dar suporte às pessoas que se encontram nos estádios iniciais de demência e aos seus cuidadores, servindo como um “amigo” que os ajuda a voltarem para casa sem se perderem.

Fall Detector/ My Fall Risk Meter

Ambas desenvolvidas pela associação de investigação Fraunhofer AICOS e tendo os idosos como principal público-alvo, a app Fall Detector é uma aplicação desenvolvida para smartphones que identifica quedas do utilizador e alerta os contactos de emergência quando aquele não consegue recuperar o equilíbrio, e a app “My Fall Risk Meter” que possibilita aos idosos a autoavaliação do risco de queda através de “jogos sérios” que permitem verificar a ‘performance’ da marcha, a força dos membros inferiores, o equilíbrio e a confiança na realização de atividades do dia-a-dia. Para além disso, é possível validar fatores externos de risco em casa e condições de saúde e de meditação

Costuma utilizar alguma app para ajuda-lo a melhorar a sua qualidade de vida? Qual? Partilhe connosco.

Stannah, connosco a vida é mais fácil.