Osteoporose: tratamento e dicas para tratar

Escrito por: Stannah

médico

À medida que envelhecemos, as quedas dentro de casa tornam-se mais comuns e é também nesta fase da vida que acidentes graves, como partir a perna ou um braço, aumentam bastante e talvez seja apenas neste momento que as pessoas descobrem a osteoporose, doença silenciosa caraterizada pela redução da qualidade e da quantidade da massa óssea que torna os nossos ossos mais fracos e suscetíveis a fraturas.

Apesar da recuperação de uma fratura provocada pela osteoporose ser dolorosa e por vezes o paciente não melhora a 100%, a osteoporose pode ser tratada e o principal objetivo deste tratamento incide na redução das fraturas.

“Mundialmente, estima-se que ocorre uma fratura osteoporótica a cada três segundos”

Osteoporose – Tratamento

A osteoporose geralmente afeta pessoas com mais de 65 anos e fraturar um osso nesta fase da vida pode trazer-nos consequências irreparáveis, mas as boas notícias é que esta doença pode ser tratada.

Tomar a medicação para este efeito e de acordo com as indicações do seu médico, manter um estilo de vida saudável (alimentação e exercício físico) e reduzir o risco de queda na sua casa são algumas soluções mais adotadas.

lesao em quedas

Quanto mais idade temos, mais difícil é recuperar lesões nos ossos.

Analisemos agora cada uma em particular para estar informado acerca das melhores formas de tratar a doença mais comum dos ossos.

Medicamento para a Osteoporose

Caso seja uma das milhares de pessoas afetadas por esta doença, o seu médico irá receitar-lhe medicação que pode variar de género e ter finalidades distintas:

  • Aumentar a massa ósseo: estes medicamentos têm como finalidade aumentar a nossa massa óssea e são, sem dúvida, os mais importantes no tratamento da osteoporose porque vão reduzir o risco de vir a sofrer uma fratura.
  • Suplementos de cálcio: o seu médico irá receitar-lhe este tipo de medicação caso verifique que a sua alimentação não contém a quantidade cálcio suficiente.
  • Controlar a dor: as dores nas costas são uma das consequências mais comuns quando sofremos de osteoporose. Por isso, muitas vezes os médicos receitam medicação para diminuir estas dores.

“A osteoporose afeta mais de meio milhão de portugueses e é responsável por mais de 40.000 fraturas anuais”

Exercícios e Alimentação Saudável

Manter um estilo de vida saudável é, sem dúvida, um dos tratamentos mais importantes da osteoporose. Como tal, recomendamos que o adote praticando uma alimentação rica em alimentos que fortalecem os ossos e realize exercício físico com regularidade

  • Alimentação saudável: escolher uma alimentação variada e equilibrada é muito importante para um estilo de vida saudável e ideal para quem sofre de osteoporose. Como tal, deverá ingerir alimentos de todas as variedades ou grupos e em porções recomendadas (propomos que saiba mais sobre a roda dos alimentos). Procurar também alimentos ricos em cálcio como por exemplo vegetais verdes, amêndoa ou soja.
comida saudavel

Uma comida saudável e equilibrada é essencial para um envelhecimento saudável.

  • Exercício físico: ser ativo e praticar exercício físico são muito importantes para a saúde dos nossos ossos. Mesmo que já tenha osteoporose a prática de atividades físicas ajudam a aumentar a força muscular, melhoram o equilíbrio e a postura, aliviam as dores e aumentam a sensação de bem-estar.

Como tal, recomendamos que pratique atividades que ajudam a retardar a perda mineral óssea, como é o caso das caminhadas diárias, danças ou musculação.

Veja também 10 Melhores Exercícios para a Osteoporose

correr saude

Caminhadas e corridas são benéficas para o seu envelhecimento saudável.

Prevenção de quedas

Prevenir o risco de queda é tão importante como tomar a medicação que o médico receitou e adotar um estilo de vida saudável. Para reduzir as hipóteses de cair é muito importante que reconheça os motivos que levam a que isto acontece, sejam relacionados consigo ou com o ambiente externo em que vive. Além disso, deverá também corrigir hábitos e atitudes que possam favorecer as quedas e tornar a sua casa mais segura, já que é no conforto do nosso lar que este tipo de acidentes acontece com mais regularidade. Nesse sentido, sugerimos que esteja algumas medidas preventivas para tornar a sua casa mais segura:

  • Agarre-se sempre ao corrimão da escada quando estiver a subir ou a descer e nunca o faça sem acender a luz;
  • Compre cadeirões e sofás que sejam fáceis de sentar-se ou levantar-se;
  • Verifique se existem objetos espalhados pela casa que aumentem as probabilidades de cair;
  • Tenha o mínimo de tapetes em casa e opte sempre por fixa-los com material antiderrapante no lado do avesso;
  • Use um banco de chuveiro que lhe permita tomar banho/duche sentado e coloque tapetes antiderrapantes à entrada do banho. Caso seja possível, substitua a banheira por uma base de chuveiro ou escolha uma banheira com porta para ajudar a prevenir as quedas;
  • Mantenha os utensílios sempre ao alcance da mão bem como alimentos e produtos de limpeza que utiliza frequentemente.

A Stannah ajuda-o!

Conforme verificamos no decorrer deste artigo é possível tratar a osteoporose, basta para isso adotar as medidas sugeridas. Existem também soluções de mobilidade muito eficazes que diminuem o risco de quedas como é o caso dos elevadores de escadas, das soluções de banho ou das poltronas elevatórias e, caso necessite/pretenda, saber mais sobre estes equipamentos, a Stannah está ao seu dispor para ajuda-lo a melhorar os seus dias.