Osteoporose: tratamento e dicas para tratar

médico

À medida que envelhecemos, as quedas dentro de casa tornam-se mais comuns e é também nesta fase da vida que acidentes graves, como partir a perna ou um braço, aumentam bastante e talvez seja apenas neste momento que as pessoas descobrem a osteoporose, doença silenciosa caraterizada pela redução da qualidade e da quantidade da massa óssea que torna os nossos ossos mais fracos e suscetíveis a fraturas.

Apesar da recuperação de uma fratura provocada pela osteoporose ser dolorosa e por vezes o paciente não melhora a 100%, a osteoporose pode ser tratada e o principal objetivo deste tratamento incide na redução das fraturas.

“Mundialmente, estima-se que ocorre uma fratura osteoporótica a cada três segundos”

Osteoporose – Tratamento

A osteoporose geralmente afeta pessoas com mais de 65 anos e fraturar um osso nesta fase da vida pode trazer-nos consequências irreparáveis, mas as boas notícias é que esta doença pode ser tratada.

Tomar a medicação para este efeito e de acordo com as indicações do seu médico, manter um estilo de vida saudável (alimentação e exercício físico) e reduzir o risco de queda na sua casa são algumas soluções mais adotadas.

lesao em quedas

Quanto mais idade temos, mais difícil é recuperar lesões nos ossos.

Analisemos agora cada uma em particular para estar informado acerca das melhores formas de tratar a doença mais comum dos ossos.

Medicamento para a Osteoporose

Caso seja uma das milhares de pessoas afetadas por esta doença, o seu médico irá receitar-lhe medicação que pode variar de género e ter finalidades distintas:

“A osteoporose afeta mais de meio milhão de portugueses e é responsável por mais de 40.000 fraturas anuais”

Exercícios e Alimentação Saudável

Manter um estilo de vida saudável é, sem dúvida, um dos tratamentos mais importantes da osteoporose. Como tal, recomendamos que o adote praticando uma alimentação rica em alimentos que fortalecem os ossos e realize exercício físico com regularidade

comida saudavel

Uma comida saudável e equilibrada é essencial para um envelhecimento saudável.

Como tal, recomendamos que pratique atividades que ajudam a retardar a perda mineral óssea, como é o caso das caminhadas diárias, danças ou musculação.

Veja também 10 Melhores Exercícios para a Osteoporose

correr saude

Caminhadas e corridas são benéficas para o seu envelhecimento saudável.

Prevenção de quedas

Prevenir o risco de queda é tão importante como tomar a medicação que o médico receitou e adotar um estilo de vida saudável. Para reduzir as hipóteses de cair é muito importante que reconheça os motivos que levam a que isto acontece, sejam relacionados consigo ou com o ambiente externo em que vive. Além disso, deverá também corrigir hábitos e atitudes que possam favorecer as quedas e tornar a sua casa mais segura, já que é no conforto do nosso lar que este tipo de acidentes acontece com mais regularidade. Nesse sentido, sugerimos que esteja algumas medidas preventivas para tornar a sua casa mais segura:

A Stannah ajuda-o!

Conforme verificamos no decorrer deste artigo é possível tratar a osteoporose, basta para isso adotar as medidas sugeridas. Existem também soluções de mobilidade muito eficazes que diminuem o risco de quedas como é o caso dos elevadores de escadas, das soluções de banho ou das poltronas elevatórias e, caso necessite/pretenda, saber mais sobre estes equipamentos, a Stannah está ao seu dispor para ajuda-lo a melhorar os seus dias.

Escrito por: Stannah a 23-08-2016