O segredo da longevidade: 7 hábitos que podem transformar a sua vida
Escrito por: Stannah
“Os hábitos de um estilo de vida saudável podem aumentar a esperança de vida em uma década ou mais.”
Escola de Saúde Pública de Harvard
No seu último single, Mick Jagger dos Rolling Stones canta “Don’t get angry with me” (Não te zangues comigo). Isto está tudo muito certo, exceto o facto notável de que Mick Jagger fez recentemente 80 anos, a banda celebrou seis décadas na indústria da música no ano passado, tendo produzido mais de 80 álbuns e inúmeros singles, e quando testemunhamos a energia infinita de Jagger no concerto dos Stones, deixa-nos a pensar “onde é que vai buscar toda aquela energia?”
É verdade que Mick Jagger já foi conhecido pelos seus hábitos pouco saudáveis. Mas, na segunda metade da sua vida, afastou-se de tudo o que pudesse afetar o seu bem-estar. Continuou a perseguir a sua paixão pela música, tornou-se um filantropo ativo, mantém uma dieta saudável e faz exercícios regularmente.
Para além das escolhas pessoais deste extraordinário bisavô, existem hábitos que podem prolongar a nossa vida e deixar-nos desfrutar desta viagem o mais tempo possível?
A resposta é sim!
7 hábitos que aumentam a sua qualidade de vida
Diferentes investigações científicas desconstroem os mitos sobre o envelhecimento e mostram que as pessoas que praticam hábitos saudáveis a partir dos 50 anos vivem mais de uma década do que aquelas que não os praticam.
Conheça estes 7 hábitos que pode adotar já hoje para viver uma vida mais longa e saudável.
1. Mexa-se o máximo possível
As pessoas que vivem mais tempo no mundo têm estilos de vida ativos, mesmo que não façam exercício no sentido tradicional. Participam em trabalhos ao ar livre, cuidam do jardim ou da horta, e fazem caminhadas por lazer. Além disso, as viagens de avião para idosos podem proporcionar novas experiências e oportunidades de manter-se ativo. Estas atividades de intensidade moderada são uma forma excecional de se manter em forma e saudável.
2. Dieta mediterrânica: integrá-la plenamente
Uma dieta saudável, como a mediterrânica, inclui muita fruta, legumes, cereais integrais e proteínas magras. Os suplementos também podem ser benéficos, mas fale com o seu médico antes de tomar qualquer medicamento.
3. Mantenha um peso saudável
A obesidade é um fator de risco para muitas doenças, como AVC, diabetes, cancro, entre outras. Em vez de fazer restrições drásticas, experimente o hara hachi bu, a regra das pessoas de Okinawa no Japão: coma até se sentir 80% satisfeito.
4. Evite fumar
Fumar é uma das principais causas de morte. Aumenta o risco de doenças cardíacas, AVC, cancro e outras doenças. Se fuma, pare já hoje. Irá perceber que até a comida lhe sabe melhor.
5. Limite o consumo de álcool
A crença popular diz que o vinho tinto é bom para o coração, mas é um mito. Os estudos científicos demonstraram que o álcool pode aumentar o risco de doenças cardíacas. É melhor obter antioxidantes a partir de frutas e vegetais.
6. Durma o suficiente
Dormir bem melhora a concentração, a memória e fortalece as conexões neurológicas associadas aos processos de aprendizagem.
Além disso, durante a fase REM, o nosso cérebro processa as experiências emocionais do dia, ajudando a estabilizar o nosso humor.
7. Nutrir os seus relacionamentos
Ser gentil, especialmente para consigo e aqueles que o rodeiam, também traz benefícios. Estudos com idosos em “zonas azuis” revelam que os laços familiares fortes ajudam a viver mais tempo, prevenindo complicações de saúde como a depressão crónica e o isolamento social.
Entre o dizer e o fazer…
O autocuidado significa amar-se a si próprio e fazer check-ups regulares com o seu médico. Pequenas alterações na sua rotina diária também podem ter um grande impacto no seu bem-estar físico e emocional. Algumas dicas a considerar:
- Comece com pequenas doses e vá devagar. Não tente mudar tudo de uma só vez. Escolha um hábito de cada vez e junte mais à medida que se sinta confortável.
- Partilhe com um amigo. Ter alguém com quem partilhar os seus sucessos torna a viagem mais agradável.
- Seja gentil para consigo. Muitas vezes, somos os nossos piores críticos. Lembre-se de celebrar o seu progresso, por mais pequeno que possa parecer.
Caro leitor, a mudança exige esforço, assim como em tudo na vida que realmente vale a pena. A boa notícia é que pode começar já hoje, quer seja a fazer uma caminhada ou a ver o próximo concerto dos Stones! Comece devagar, mas comece já.
Fontes:
- Harvard School of Public Health, Healthy lifestyle habits
- Harvard School of Public Health, Diet Review: Mediterranean Diet
- Dan Buettner, Hara Hachi Bu: Enjoy Food and Lose Weight With This Simple Japanese Phrase
- Wynne Armand, MD, Harvard Medical School, What’s the best way to quit smoking?
- Harvard School of Public Health, Alcohol: Balancing Risks and Benefits
- Ruairi Robertson, PhD. Medically reviewed by Debra Sullivan, Ph.D., MSN, R.N., CNE, COI., Why People in “Blue Zones” Live Longer Than the Rest of the World
- Matthew Solan. Reviewed by Howard E. LeWine, MD. Harvard Medical School. How much sleep do you actually need?