Yoga para idosos: recupere a flexibilidade, força e estabilidade

Conheça os benefícios do Yoga e saiba quais as posições mais indicadas para a terceira idade

yoga para idosos

Envelhecer faz parte da vida de todos. Mas essa jornada através dos anos pode ser melhor aproveitada quando “estamos bem de saúde” e o yoga para idosos apresenta-se como uma excelente ideia para promover o envelhecimento saudável. Considerada uma atividade de baixo impacto e pequeno risco de lesão, este desporto conjuga vários exercícios físicos de resistência com outros de equilíbrio, trazendo inúmeros benefícios físicos e mentais.

Benefícios do yoga para idosos

Dos diferentes benefícios do Yoga, destacamos aqueles que ajudam os idosos a alcançarem melhor qualidade de vida e bem-estar:

“Vários estudos comprovam que é no conforto do lar, nomeadamente nas escadas de casa, que acidentes graves acontecem, sendo as pessoas com mais de 65 anos as mais afetadas”

Exercícios /posições de yoga para idosos

O yoga é uma atividade que pode ser praticada por pessoas de todas as idades, aliás, costuma-se dizer que “somos tão jovens quanto nos sentimos”. Além disso, é uma opção muito prática, pois, pode ser realizado em qualquer lugar, sem recursos a equipamentos especializados.

Imagem que ilustra os benefícios yoga para idosos

Dos diferentes exercícios que se pratica no yoga, destacamos aqueles que ajudam a melhorar a saúde de uma pessoa idosa:

*Dica: Não esforce em demasia as posições que sugerimos movimentos. O yoga para idosos não é para sentir dor, mas sim relaxamento

Posição de Bastão ou Vara

Quando chegamos à terceira idade, o corpo começa a perder a força e a flexibilidade que outrora tinha. A postura de Bastão ou vara (Dandasana na língua sânscrita) é um dos melhores exercícios de yoga para idosos, pois, fortalece os músculos da região lombar e dos quadríceps, ao mesmo tempo que ajuda a melhorar o funcionamento das articulações, em particular, as articulações dos joelhos e dos tornozelos.

Como fazer?

Para além dos benefícios de saúde, esta posição irá ajudar a realizar mais facilmente as tarefas do dia-a-dia, pois, promove a estabilidade e a amplitude dos movimentos do corpo.

Posição de libertação

À medida que o corpo envelhece, as dores nas costas e nas articulações tendem a aumentar. Como forma de ajudar a diminuir essas dores, surge a posição de libertação ou sv?ra sav?sana (língua sânscrita). Esta posição permite alongar a zona lombar e os quadris, esticando todos os músculos que se encontram nestas áreas.

Como fazer?

Este exercício físico é, sem dúvida, uma mais-valia para os idosos que sofrem de dores de costas e das articulações. Caso se sinta confortável com esta posição e pretende fazer mais exercícios que permitam alongar a zona lombar, poderá apostar na postura de barco.

Posição de Guerreiro

Esta posição de yoga para idosos ajuda as pessoas a recuperarem a força e o equilíbrio. Ao praticar este exercício irá reforçar a resistência muscular das pernas, dos braços e quadris.

Yoga para idosos: posição guerreiro

Como fazer?

Postura da Cadeira

A posição da Cadeira ou Utkatasana (língua sânscrita) é um ótimo exercício cardiovascular que é muito utilizado no yoga para idosos. Além de melhorar a circulação do sangue, ajuda o coração a funcionar melhor. Esta posição exercita diferentes músculos do corpo de uma vez só, o que obriga a um maior fluxo de sangue e oxigénio nas áreas que são trabalhadas.

Como fazer?

Por vezes, a realização deste exercício não é tão fácil quanto parece ser. Mas existe uma solução, caso tenha dificuldades em realizá-lo. Encoste-se a uma parede para estabilizar o corpo e à medida que vai praticando e sentindo mais força, deixe de utilizar a parede como apoio.

Posição de triângulo invertido

Os exercícios de yoga, em particular a posição de triângulo invertido, aumentam a força da estrutura óssea do corpo humano. No caso das pessoas que sofrem de osteoporose, praticar este tipo de exercício irá ajudar no tratamento desta doença. Esta postura obriga a alguma flexibilidade e deve ter em consideração que se sofrer de problemas lombares não deve fazer este exercício, pois, corre o risco de agravar o seu problema.

Exercícios de yoga para idosos: posição triângulo invertido

Como fazer?

Posição de relaxamento

A posição de relaxamento é o exercício de ioga preferido pela maioria dos seus praticantes. Trata-se de uma posição que ajuda uma pessoa a relaxar, a libertar o stress e a estar em contacto consigo mesmo. Normalmente, este exercício é feito no final de uma aula para que os praticantes recuperem as suas energias e libertem a sua mente dos problemas/dificuldades do quotidiano.

Como fazer?


Costuma praticar este desporto? Ficou curioso e pretende iniciar-se nesta atividade? Partilhe connosco as melhores posições de yoga para idosos.

Escrito por: daniela sepulveda a 21-06-2017