Atividades e jogos para idosos em lares e centros de dia

Conheça 11 jogos para idosos em lares e centros de dia que vão animar os seus amigos, o seu corpo e o seu cérebro. Sugira-os ao seu grupo de amigos e ensine-os a perder.

atividades para estimular memoria dos idosos
7 atividades que melhoram a memória dos idosos e promovem o envelhecimento ativo
23 Janeiro, 2017
idosos tem mais frio no inverno
Mitos e verdades sobre o frio
31 Janeiro, 2017
atividade e jogos para idosos em lares

Por vezes, em lares e centros de dia, é difícil distrair os idosos, pois começam a perder algumas capacidades tanto físicas como psicológicas. Acabam por criar rotinas monótonas que os prejudicam e comunicam menos. Por isso, é importante nos lares e nos centros de dia realizar atividades  e jogos para idosos que se adequem à sua saúde física e mental. As atividades recreativas devem proporcionar novos ensinamentos e descobertas, valorizando as capacidades e competências das pessoas em questão tanto a nível físico como psicológico.

Os jogos para idosos e as atividades recreativas em lares e centros de dia são formas muito positivas de manter o idoso ou a pessoa com mobilidade reduzida ativa e animada. No entanto, as atividades não deverão ser impostas, deverá existir um incentivo subtil para a participação e falar abertamente acerca dos jogos para que a pessoa os queira experimentar.

Conheça estas 11 opções de atividades recreativas e jogos para idosos em lares e centros de dia:

  1. Jogos de mesa
Xadrez como exemplo de um jogo de tabuleiro para idosos

Xadrez é uma excelente opção para jogos de mesa, mas provavelmente vai perder com o seu neto. Eles são bons nisto!

Os jogos de mesa são um clássico dos jogos lúdicos para idosos. É uma atividade recreativa que promove a interação social e que permite a criação de novas amizades. Trabalha, para além da parte social, a capacidade de perceção, agilidade e tempo de reação. Alguns exemplos de jogos de mesa: bingo, damas, xadrez e dominó.

  1. Jogos de cartas
jogos para idosos nos lares cartas

Clássicos. Nada como o conhecimento de vários anos a ganhar à sueca para começar bem o dia.

Os jogos de cartas são uma excelente forma de reunir todos os idosos que se encontram em lares e centros de dia. Estes incentivam à competição, espírito de equipa e superação de desafios. Esta atividade exige agilidade mental, rapidez de raciocínio e permite desenvolver a capacidade cognitiva.

  1. Jogo da Mímica / Gestos

O representante do grupo de mímica deverá, por meio de gestos, passar uma determinada mensagem e o objetivo é que o grupo acerte na mensagem. Este jogo promove a interação social e o espírito de equipa e é excelente para trabalhar a motricidade. Encontra vários jogos de tabuleiro baseados nesta ideia. Por ex: Gestos e Pictionary.

Atividades recreativas para lares e centros do dia:

  1. O contador de costumes e tradições

Esta atividade é uma forma de os idosos partilharem uns com os outros as suas experiências de vida. Para a realizar é necessário fazer algumas perguntas como por exemplo “como era namorar no seu tempo?”, “que tradições e costumes é que se perderam?”, etc. O contador de costumes e tradições incentiva à memória e permite à pessoa relembrar-se de situações muitas vezes esquecidas.

  1. Sessões de Leitura
atividade de leitura para idosos em centros de dia e lares

Livros são recomendados para qualquer idade, sejam eles em papel ou digitais

Para alguns idosos uma das coisas que se perde com o avançar da idade é a vontade de ler e escrever. As sessões de leitura permitem incentivar quem tenha perdido o interesse por ler a pegar num livro. Ler reduz o stress, melhora a memória e fortalece o cérebro. Para além disso, sessões de leitura conjuntas em lares ou centros de dia são mais motivadoras para os idosos.

  1. Artesanato
Artesanato como atividade para idosos em lares e centros do dia

Trabalhar o barro envolve tacto, arte e precisão nos detalhes

Esta é das atividades recreativas mais completas em que o idoso pode trabalhar tanto a pintura, como o desenho, escultura ou decoração de molduras, canecas e outros objetos. Acaba por ser uma atividade de autoconhecimento que ajuda a evitar a solidão e a depressão, desenvolve a motricidade manual, promove a criatividade, aumenta a autoestima e melhora também a precisão manual.

  1. Música
musica como atividade para centros do dia e lares

Ponha a sua música preferida e desafie um amigo a formar um par de dança

A música incentiva a interação em grupo, o convívio e o reconhecimento da cultura de cada um. Através da música e do canto é possível estimular a participação de todos. Para além disto, a música e o canto atuam no desenvolvimento da inteligência espacial, aumentam a concentração e o raciocínio lógico, reduzem a fadiga no dia a dia, aumentam as atividades psicomotoras, ajudam no tratamento de hipertensos e previnem doenças cardiovasculares.

  1. Atividades para estimular a mente
atividades para estimular a mente idosa

Palavras cruzadas são um exemplo de jogos que estimulam a memória e interacção de todos.

Estas atividades têm como objetivo fomentar a retenção de conhecimentos, atos e sensações, estimular e desenvolver a atividade mental, melhoram a memória dos idosos e promovem o envelhecimento ativo (clique para saber mais sobre).

Conheça alguns exemplos de jogos para idosos tradicionais que podem ser desenvolvidos em lares e centros de dia:

  • Jogos de memória:
  • Palavras cruzadas;
  • Jogo do stop;
  • Sodoku;
  • Sogo do 24;
  • Sopa de letras;
  • Puzzles de encaixe;
  • Descobrir as diferenças;
  • Jogos de cálculo,
  • Jogo da forca;
  • Jogo do galo;

Este tipo de jogos lúdicos pode retardar ou prevenir doenças, como o Alzheimer, algumas demências e transtornos mentais.

  1. Atividades sensoriais

O intuito deste tipo de atividade é desenvolver os sentidos do tato, audição e olfato. Os sentidos vão-se perdendo à medida que a idade avança, por isso jogos como o jogo dos sabores, o jogo dos cheiros e identificar sons/objetos ajudam a melhorar a qualidade de vida do idoso.

  1. Dança
atividade de dança para idosos em lares

Dança é uma atividade que exercita o corpo e a mente.

Dançar ajuda a exercitar o corpo e a mente e é uma excelente forma de aliar a recreação para idosos com a atividade física. Promove a interação entre pessoas o que garante o benefício das relações afetivas para os idosos.

  1. Exercício Físico

Muitos lares e centros de dia incentivam ao exercício físico entre os idosos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e desenvolver as suas capacidades físicas e intelectuais. Os exercícios possíveis são variados, como por exemplo o Bóccia, Bowling, encestar uma bola num balde, exercícios na bola de Pilates, tiro ao alvo, entre outros. Estes são exercícios divertidos que pretendem desenvolver a destreza física e aumentar a coordenação motora do idoso. Podem ser feitos em grupos grandes ou em grupos de duas pessoas.

As atividades recreativas podem tornar os lares e centros de dia espaços alegres e animados. Tem agora à sua disposição uma lista completa de 11 jogos para idosos em lares e centros de dia. Qual o seu jogo preferido? Lembra-se de mais algum? Partilhe connosco a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

SUBSCREVER NEWSLETTER BLOG STANNAH

Conheça tudo o que se passa no nosso blog e inspire-se a viver melhor e com mais qualidade.
SUBSCREVER